NEPET - CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil
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Artigos finais da disciplina
Ao longo do semestre, em Tecnologia & Desenvolvimento, os alunos, em duplas, desenvolvem um artigo com tema escolhido por eles e dentro dos assuntos do programa. Eles são avaliados pelos professores e alguns se tornam artigos publicados em eventos e revistas. Outros não e, nem por isso, deixam de possuir excelente matéria prima para reflexão. No segundo semestre de 2013 inauguramos esta nova seção (e isso acontecerá em todos os semestres) publicando todos os artigos disponibilizados pelos alunos da forma como eles foram entregues para a avaliação. Temos certeza que estamos disponibilizando um excelente material que traz, com propriedade, as mais diferentes formas reflexivas dos estudantes sobre o processo civilizatório. Esses textos podem servir de mote para outros professores, instituições e estudantes redirecionarem sua forma de pensar a educação tecnológica.
2016.1 | 2016.2 |
2017.1 | 2017.2 |
2018.1 | 2018.2 |
2019.1
2019.2
Resumo:
O contexto sociopolítico brasileiro atual fomentou grande
reflexão e debate sobre a falta de ética na política, mas
questionamentos quanto à moralidade e à eticidade devem também ser
feitos em autocrítica. Estudantes de engenharia mecânica, propomos
uma análise moral da função do engenheiro.
Palavras chave: Ética, moral, caráter, engenharia, desenvolvimento sustentável, bem-estar social, qualidade de vida, tecnologia
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Resumo:
O presente artigo apresenta conceitos acerca da democracia deliberativa,
baseando-se principalmente na teoria de Jürgen Habermas e James S. Fishkin, e trata
das vantagens e dificuldades de implementação de um sistema mais participativo de
tomada de decisão na sociedade contemporânea. As propostas serão discutidas no
âmbito do trilema deliberação-participação-igualdade (ou democracia-liberdadeigualdade),
conceito também introduzido no decorrer do trabalho. Exemplos de regimes
democráticos participativos no mundo moderno e contemporâneo são citados e seus
pontos-chave discutidos com o objetivo final de propor possíveis adaptações ao
cenário político brasileiro atual.
Resumo:
Nas últimas décadas, o desenvolvimento exponencial da economia trouxe novos
conceitos de trabalho, processos produtivos e competitividade, o que gerou grandes
revoluções nos meios de comunicação, nas relações dentro de uma empresa e nas
ferramentas utilizadas. Em meio a essa mudança, houve uma grande transformação na
profissão do engenheiro e nas competências necessárias para um bom desempenho dessa
função.
Neste contexto, porém, o ensino de engenharia nas universidades parece não ter
completamente acompanhado esse cenário, criando grande dissonância entre a formação
acadêmica dos alunos e os desafios encontrados no mercado de trabalho. Entre as principais
disparidades, podem-se destacar a ausência de interdisciplinaridade, baixo enfoque dado ao
desenvolvimento de relações interpessoais e senso crítico de Engenharia.
Assim, este artigo aborda as falhas existentes no presente modelo de ensino de
engenharia nas universidades e os projetos de extensão como forma de complementação da
formação acadêmica, desenvolvendo várias competências essenciais para a formação
profissional exigida pelo mercado de trabalho.
Palavras chave: ensino, extensão, equipes de competição, interdisciplinaridade, competências de um engenheiro
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Resumo:
São nítidas as grandes mudanças ocorridas nos últimos anos em
todas as áreas da atividade humana. O crescimento exponencial da população
mundial, aliado aos grandes avanços tecnológicos e desenvolvimento nas
áreas das ciências humanas vêm mudando drasticamente a forma de viver de
todos os seres humanos e afetando todo o ecossistema ao nosso redor. Uma
das áreas particularmente afetadas por todas estas mudanças é, sem dúvidas,
a engenharia, porém, a metodologia de ensino de engenharia permanece
praticamente a mesma da década de cinqüenta. Enquanto isso, a demanda de
mercado por engenheiros com competências que vão além da especialização
técnica é cada vez maior, exigindo profissionais flexíveis, com boas habilidades
de comunicação e gestão. Com esse artigo, busca-se discutir a efetividade da
metodologia de ensino de engenharia atual e apresentar a Aprendizagem
Baseada em Projetos (ABL), ou Project-Based Learning (PBL), uma
metodologia de ensino diferente, que tem o objetivo de colocar o aluno no
centro do processo de apredizagem por meio da abordagem direta de
investigação e solução de problemas autênticos de engenharia, possibilitando
o aprendizado eficiente e eficaz dos estudantes. Serão abordados também os
papéis que alunos, professores e gestores das instituições de ensino têm na
busca pela melhoria contínua do ensino de engenharia, evidenciando a
necessidade de um esforço em conjunto de todos os stakeholders envolvidos.
Palavras chave: Apredizagem baseada em projetos; Ensino de engenharia; Metodologia de Ensino.
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Resumo:
A ciência e a engenharia sempre foram vistas pela sociedade como meios para
o desenvolvimento humano e melhoria da qualidade de vida. Apesar disso, a história
nos mostra que em inúmeros casos essa crença popular não se mostrou realista. O
presente texto aborda as recentes mudanças sociais causadas pelo desenvolvimento
tecnológico no período pós-revolução industrial e, de maneira crítica, propõe uma
reflexão dos profissionais de engenharia quanto ao impacto socioambiental causado
por seus projetos. A pressão por resultados, inerente ao modelo econômico vigente tem
forçado engenheiros(as) a dedicar sua capacidade técnica ao interesse econômico de
seus patrões em detrimento ao desenvolvimento humano e social. Tal comportamento,
impulsiona um sistema que tende ao colapso devido a fatores como a falta de emprego,
produção excessiva de lixo, escassez de recursos naturais e índices alarmantes de
poluição. Dessa forma, a reflexão proposta pelo presente trabalho é de suma
importância para os futuros engenheiros, uma vez que propõe uma autocrítica isenta à
estudantes de engenharia sobre a quem nossa capacidade técnica tem servido e sobre
como podemos retornar, de maneira justa, o investimento feito pela sociedade brasileira
em nossa educação.
Palavras chave: Engenharia, Tecnologia, Sociedade, Ética
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Resumo:
Na engenharia, a grande maioria dos projetos requerem o uso de softwares CAD
para fins de simulação e prototipagem. No entanto, com o desenvolvimento destes
softwares, a necessidade de atualizações levanta uma séria questão do contexto
atual da sociedade: seriam todas estas atualizações realmente necessárias e
aprimoram a funcionalidade destes softwares ou algumas destas atualizações na
verdade prejudicam a interoperabilidade dos programas?
Resumo:
Estamos expostos a uma quantidade muito grande de informações hoje em dia,
desde jornais até mesmo redes sociais, porém muitas dessas informações e notícias não
são verdadeira, além de muitas serem tendenciosas e incompletas. Logo a importância em
saber analisar as informações de maneira objetiva e clara, para que possamos filtrar o que
é verdadeiro do que pode ser falso. O estudo de engenharia não fica livre de informações
e dados incorretos e incoerentes, além de, em muitos casos, ser muito mais difícil
distinguir o verdadeiro do falso, o correto do incorreto, por isso a importância de o
estudante manter uma posição de desconfiança e ceticismo frente a informações
relevantes do seu cotidiano.
Palavras chave: Ceticismo, Engenharia, Informação, Confiabilidade de informação. trabalho.
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Resumo:
O objetivo deste trabalho é estimular a discussão sobre o
desenvolvimento sustentável, mostrar os “dois lados” da questão, ou seja,
quem está contra e quem está a favor e o porquê. Queremos dar uma base
sobre o que há por de trás do desenvolvimento sustentável. Queremos atingir
toda a população, com este trabalho, e criar um estímulo para a discussão e
reflexão sobre o assunto. O desenvolvimento sustentável traz uma perspectiva
mais vinculada com as necessidades do meio ambiente e do ser humano.
Acreditando que a tecnologia e o desenvolvimento podem ser pensados de
forma a não prejudicar o planeta em que vivemos e que esta nova forma de
pensamento não altera o desenvolvimento em termos de qualidade. A grande
questão a ser tratada é se é possível alcançar uma sociedade totalmente
sustentável e, se não for, se é o planeta Terra ou o ser humano que sai
perdendo e, mais importante, se nos importamos de fato com isso ou não
Palavras chave: Desenvolvimento Sustentável; Utopia; Sustentabilidade; Variáveis Contemporâneas.
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Resumo:
A sociedade moderna vive um ritmo desenfreado, voraz por mais avanços
tecnológicos, e cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Durante muito
tempo, as reflexões dos grandes pensadores e escritores permearam nosso
conhecimento sobre os avanços tecnológicos e os impactos destes em seu meio,
porém isto veio a se perder. Faz-se necessário aos estudantes e projetistas de
inventos tecnológicos, bem como seus entusiastas uma reflexão profunda sobre
esse assunto. O objetivo desse artigo é trazer uma breve reflexão sobre a ética nas
questões contemporâneas e sobre a importância de se discutir e embasar o
conhecimento sobre a ética na tecnologia.
Resumo:
As corporações, grandes ou pequenas, movimentam no mundo um montante de capital maior que
o PIB de diversos países. Elas determinam o padrão de consumo e o padrão de vida da população.
Em vista disso, é importante que a população conheça os impactos que as corporações têm em suas
vidas, e é essa informação que o presente artigo se propõe a explicitar.
Para alcançar os objetivos do trabalho, apresentam-se os conceitos básicos necessários para um
melhor entendimento do artigo como um todo, abordando temas como o Estado, as corporações e
a corporatocracia. Posteriormente, é desenvolvido um estudo histórico a respeito das corporações,
enfatizando sua origem e como elas atuaram e influenciaram o desenvolvimento mundial, conduzindo
assim o leitor até os dias atuais.
Em seguida, são apresentados dados a respeito das corporações com o intuito de instigar um
pensamento crítico acerca do assunto abordado, trazendo informações a respeito da mídia, da
alimentação e da influência sobre as crianças e as condições de trabalho apresentadas por essas
companhias. Os principais impactos positivos e negativos das corporações, sob o ponto de vista da
sociedade, também são destacados.
Por fim, buscando provocar ainda mais o espírito crítico do leitor, alguns questionamentos são
levantados, com o propósito de instigar o debate e uma busca por mais informações.
Palavras chave: CPoder das Corporações — Corporações e Estado.
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Resumo:
É importante entender os meios de comunicação de massa para
entender a sociedade do século XX e início do XXI e as tendências para o futuro.
A tecnologia sempre foi importante para a humanidade, mas tem sido
particularmente importante desde a Revolução Industrial. A mídia tanto
depende fundamentalmente de tecnologia quanto fomenta seu
desenvolvimento. Neste artigo, expomos uma análise dessa relação entre mídia
e tecnologia. Identificamos elementos causadores comuns a ambas. Notamos
que esses elementos fazem parte de um ciclo de retroalimentação envolvendo
mídia e tecnologia. Identificamos um padrão de mudanças emergente desse
ciclo e uma tendência futura sugerida por esse padrão. Essa tendência é uma
maior adoção de valores transumanistas entre a população.
Colocamos nosso pensamento em contexto dentro de temas da pesquisa sobre
mídia e de exemplos recentes de produtos tecnológicos.
Palavras chave: Mídia, tecnologia, sociedade, transumanismo.
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Resumo:
Durante as últimas décadas, tem-se investido muito em desenvolvimento
tecnológico, sem muitos vezes uma ponderação se esses não são prejudiciais
à saúde. Este artigo visa a geração de conhecimento e estimula o
debate acerca do assunto, para tanto serão mostrados os malefícios advindos
dos avanços recentes com a motivação de instigar certas reflexões, principalmente
o tema da internet e redes sociais com foco em doenças comportamentais.
O público alvo deste artigo é a comunidade de psicólogos, psiquiatras e
outros profissionais da saúde, visto que eles que podem ter ações mais sólidas
no que tange o assunto do trabalho. Além disso incluem-se como público
alvo as pessoas preocupadas com uma educação mais saudável de crianças e
adolescentes
Palavras chave: Redes sociais, transtornos mentais, doenças mentais, desenvolvimento tecnológico, ensino.
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Resumo:
A tecnologia não é apenas algo que automatize o trabalho e extinga
empregos. O mercado de trabalho varia ao longo do tempo. Conforme novas tecnologias
surgem, antigas funções são extintas e novas são geradas. O desenvolvimento tecnológico
promove a extinção de funções pesadas e repetitivas, através da automação, enquanto dá
espaço para funções que exigem maior conhecimento e/ou criatividade, ao mesmo tempo em
que reduz o custo de vida para todos. Não foram imagináveis ou previsíveis as novas funções
criadas.
Palavras chave: Mercado de Trabalho; Emprego; Desenvolvimento tecnológico; Inovação; Novas funções
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Resumo:
Corporate Social Responsibility é um tema abordado constantemente nas áreas de administração e economia.
Seu conceito, ainda que usado há mais de meio século, não tem fronteiras totalmente definidas na literatura.
Esse artigo tem como objetivo mostrar dois dos principais grupos de conceitos encontrados e apresentar
uma motivação à adoção ou rejeição pelas corporações, a sua aplicação teórica no contexto estratégico das
corporações e possíveis resultados oriundos da adoção dessas práticas. Também serão mostrados exemplos
de iniciativas reais em grandes empresas
Resumo:
O nosso mundo é o planeta água. Precisamos dela pra muito além
do simples beber, que era o que nossos antepassados apenas faziam. Hoje a
água está presente em tudo o que fazemos, comemos e produzimos. A pegada
hídrica do ser humano apenas cresce com o seu desenvolvimento e estamos
prestes a atingir o limite, pois o dia em que a água vai faltar está muito perto
(alguns especialistas apontam 15 anos, outros;30). Em contraponto a tal
consumismo dependente da água, temos uma conscientização cada vez mais
presente, a sustentabilidade sendo cada vez mais vendida como uma
necessidade e, o enfoque do engenheiro, a tecnologia se tornando cada vez
mais verde. Assim consumimos mais água quanto mais nos desenvolvemos e
para desenvolver gastamos mais água, uma bola de neve com consequências
catastróficas. Portanto se faz necessário discutir se a água sempre será um
limitador ou se somos capazes de nos desenvolvermos sem um consumo
destrutivo dos recursos hídricos.
Palavras chave: Desenvolvimento, recursos hídricos, crise hídrica, poluição, consumismo.
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Resumo:
A questão educacional é de total importância para qualquer nação que deseja se
desenvolver, este é um fato. Um outro fato é que a educação brasileira, sobretudo a educação
básica e de nível médio, não é tratada da maneira que deveria ser em um país que deseja ser
desenvolvido no futuro. Este artigo tem por objetivo tratar sobre as variáveis que estão
envolvidas no desenvolvimento de um sistema educacional de qualidade. Para tanto, é
relevante fazer comparações com os sistemas que vem dando certo no mundo, bem como
procurar responder algumas questões fundamentais pertinentes ao assunto.
Palavras chave: Educação, Desenvolvimento, Professores, Ensino.
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Resumo:
Este trabalho tem por objetivo discutir uma questão bastante pertinente ao ensino de
engenharia: a carreira do engenheiro. Através de um estudo de caso no Centro Tecnológico da
Universidade Federal de Santa Catarina, buscou-se investigar que carreiras os engenheiros
formados estão seguindo e os quase formados pretendem seguir. Com isso fez-se uma análise
das percepções do engenheiro do mercado de trabalho, assim como quais seus valores e suas
âncoras de carreira e como elas influenciam. Procurou-se também encontrar uma relação entre
os gêneros e as carreiras seguidas.
Palavras chave: Carreira; Engenharia; Valores de carreira; Âncoras de carreira; Mercado de trabalho.
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Resumo:
O presente artigo tem como principal objetivo demonstrar como a crise atual brasileira está
afetando a oportunidade de engenheiros ingressarem no mercado de trabalho. Expondo
informações e possíveis alternativas para alcançar um bom emprego em tempos de crise.
Palavras chave: Crise, Emprego, Engenharia, Mercado de Trabalho.
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Resumo:
Nesse trabalho será discutido marcos históricos que deram origem a engenharia
moderna, fatores contemporâneos que influenciam na aptidão profissional, características
gerais valorizadas por empregadores ao contratar recém-formados e sua relevância com
relação às outras, empregabilidade em engenharia no Brasil, levando em consideração o atual
cenário econômico e político, possibilidade de o engenheiro atuar em diversas áreas fora da
engenharia, além de, satisfação profissional.
Palavras chave: empregabilidade, engenheiro, concorrência, economia, política, globalização, informação, crise, multidisciplinaridade.
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Resumo:
No presente cenário de efervecência política no qual o Brasil se encontra
atualmente, ficam claros os diferentes posicionamentos tomados por
determinados grupos. Na universidade, isso não só se reflete, como é agravado
pelos relacionamentos internos de cada área de estudo. Fortalecida pelas redes
sociais e pelos diferentes ramos da mídia tradicional, essa polarização tende a
empobrecer as discussões de cunho político, enfraquecer as relações humanas
dentro da universidade e prejudicar a própria formação acadêmica dos estudantes.
Isso leva à formação de profissionais, de certa forma, padronizados,
que não agregam tanto quanto poderiam a sua área de atuação.
Palavras chave: Política. Universidade. Sociedade. Equação civilizatória.
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Resumo:
Rankings universit´arios; padr˜oes de qualidade; avalia¸c˜oes completas dos padr˜oes de
ensino de um determinado curso; entre outros s˜ao constantemente publicados por jornais
e/ou revistas no pa´ıs, visando qualificar o panorama da educa¸c˜ao no Brasil. Por´em,
muitas vezes os coment´arios nos corredores das universidades e os profissionais que s˜ao
simplesmente ”vomitados”no mercado de trabalho nos fazem refletir sobre quest˜oes importantes,
como a postura que deve ser adotada pelos professores, vistos como detentores
do saber, para transmitir seu conhecimento e guiar os estudantes para que estes sejam
futuros agentes ativos do processo civilizat´orio.
Palavras chave: Educa¸c˜ao tecnol´ogica; Ciˆencia, tecnologia e sociedade - CTS; did´atica no ensino superior.
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Resumo:
“O presente artigo apresenta - sob óticas informativa e reflexiva - o trajeto da tecnologia na
sociedade, desde os primórdios até o presente momento. Nesse direcionamento, as análises acerca do
desenvolvimento tecnológico serão confrontadas aos efeitos causados no desenvolvimento da sociedade.
A primazia observada com a abordagem do tema “Desenvolvimento Humano e Tecnológico - As
assíntotas entre Caos e Utopia” está intimamente ligada com o reflexo do engenheiro na sociedade e
como as perspectivas e conquistas deste profissional afeta, positiva ou negativamente, o futuro da
humanidade.”
Palavras chave: sociedade, tecnologia, engenharia, caos e utopia.
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Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas e comentários sobre o site.
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