NEPET - CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil

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Artigos finais da disciplina

Ao longo do semestre, em Tecnologia & Desenvolvimento, os alunos, em duplas, desenvolvem um artigo com tema escolhido por eles e dentro dos assuntos do programa. Eles são avaliados pelos professores e alguns se tornam artigos publicados em eventos e revistas. Outros não e, nem por isso, deixam de possuir excelente matéria prima para reflexão. No segundo semestre de 2013 inauguramos esta nova seção (e isso acontecerá em todos os semestres) publicando todos os artigos disponibilizados pelos alunos da forma como eles foram entregues para a avaliação. Temos certeza que estamos disponibilizando um excelente material que traz, com propriedade, as mais diferentes formas reflexivas dos estudantes sobre o processo civilizatório. Esses textos podem servir de mote para outros professores, instituições e estudantes redirecionarem sua forma de pensar a educação tecnológica.


2016.1 | 2016.2 | 2017.1 | 2017.2 | 2018.1 | 2018.2 | 2019.1

2019.2



2016.2

 

APRENDENDO A PRATICAR ÉTICA: a antieticidade da relativização moral

Rodrigo Simon - rodrigo.simon@grad.ufsc.br
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Wesley Dias Oliveira – - wesleyoliveira@icloud.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: O contexto sociopolítico brasileiro atual fomentou grande reflexão e debate sobre a falta de ética na política, mas questionamentos quanto à moralidade e à eticidade devem também ser feitos em autocrítica. Estudantes de engenharia mecânica, propomos uma análise moral da função do engenheiro.

Palavras chave: Ética, moral, caráter, engenharia, desenvolvimento sustentável, bem-estar social, qualidade de vida, tecnologia

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O Trilema da democracia: Reconciliando as variáveis da tomada de decisão política

Guilherme B Schmitd - guischmitd@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Henrique G B de Souza - biavaschidesouza@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: O presente artigo apresenta conceitos acerca da democracia deliberativa, baseando-se principalmente na teoria de Jürgen Habermas e James S. Fishkin, e trata das vantagens e dificuldades de implementação de um sistema mais participativo de tomada de decisão na sociedade contemporânea. As propostas serão discutidas no âmbito do trilema deliberação-participação-igualdade (ou democracia-liberdadeigualdade), conceito também introduzido no decorrer do trabalho. Exemplos de regimes democráticos participativos no mundo moderno e contemporâneo são citados e seus pontos-chave discutidos com o objetivo final de propor possíveis adaptações ao cenário político brasileiro atual.

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TEORIA E PRÁTICA: O PANORAMA DO ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL E OS PROJETOS DE EXTENSÃO

Fábio de Almeida Vilela Mendes - ​fabio.avmendes@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Stéphanie Laís Yabe Saga​ - saga.stephanie@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: Nas últimas décadas, o desenvolvimento exponencial da economia trouxe novos conceitos de trabalho, processos produtivos e competitividade, o que gerou grandes revoluções nos meios de comunicação, nas relações dentro de uma empresa e nas ferramentas utilizadas. Em meio a essa mudança, houve uma grande transformação na profissão do engenheiro e nas competências necessárias para um bom desempenho dessa função. Neste contexto, porém, o ensino de engenharia nas universidades parece não ter completamente acompanhado esse cenário, criando grande dissonância entre a formação acadêmica dos alunos e os desafios encontrados no mercado de trabalho. Entre as principais disparidades, podem-se destacar a ausência de interdisciplinaridade, baixo enfoque dado ao desenvolvimento de relações interpessoais e senso crítico de Engenharia. Assim, este artigo aborda as falhas existentes no presente modelo de ensino de engenharia nas universidades e os projetos de extensão como forma de complementação da formação acadêmica, desenvolvendo várias competências essenciais para a formação profissional exigida pelo mercado de trabalho.

Palavras chave: ensino, extensão, equipes de competição, interdisciplinaridade, competências de um engenheiro

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INOVAÇÃO NO ENSINO DE ENGENHARIA: A formação de engenheiros por meio da aprendizagem baseada em projetos (ABL)

Natan Herbst Dequech – - natan.dequech@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: São nítidas as grandes mudanças ocorridas nos últimos anos em todas as áreas da atividade humana. O crescimento exponencial da população mundial, aliado aos grandes avanços tecnológicos e desenvolvimento nas áreas das ciências humanas vêm mudando drasticamente a forma de viver de todos os seres humanos e afetando todo o ecossistema ao nosso redor. Uma das áreas particularmente afetadas por todas estas mudanças é, sem dúvidas, a engenharia, porém, a metodologia de ensino de engenharia permanece praticamente a mesma da década de cinqüenta. Enquanto isso, a demanda de mercado por engenheiros com competências que vão além da especialização técnica é cada vez maior, exigindo profissionais flexíveis, com boas habilidades de comunicação e gestão. Com esse artigo, busca-se discutir a efetividade da metodologia de ensino de engenharia atual e apresentar a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABL), ou Project-Based Learning (PBL), uma metodologia de ensino diferente, que tem o objetivo de colocar o aluno no centro do processo de apredizagem por meio da abordagem direta de investigação e solução de problemas autênticos de engenharia, possibilitando o aprendizado eficiente e eficaz dos estudantes. Serão abordados também os papéis que alunos, professores e gestores das instituições de ensino têm na busca pela melhoria contínua do ensino de engenharia, evidenciando a necessidade de um esforço em conjunto de todos os stakeholders envolvidos.

Palavras chave: Apredizagem baseada em projetos; Ensino de engenharia; Metodologia de Ensino.

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A QUEM SERVE A ENGENHARIA? UMA REFLEXÃO SOBRE O CONTEXTO SOCIAL E O PAPEL DO ENGENHEIRO NO SÉCULO XX

Mateus Bertolin - <matbertolin@hotmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Yago Braun - yagobraun@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: A ciência e a engenharia sempre foram vistas pela sociedade como meios para o desenvolvimento humano e melhoria da qualidade de vida. Apesar disso, a história nos mostra que em inúmeros casos essa crença popular não se mostrou realista. O presente texto aborda as recentes mudanças sociais causadas pelo desenvolvimento tecnológico no período pós-revolução industrial e, de maneira crítica, propõe uma reflexão dos profissionais de engenharia quanto ao impacto socioambiental causado por seus projetos. A pressão por resultados, inerente ao modelo econômico vigente tem forçado engenheiros(as) a dedicar sua capacidade técnica ao interesse econômico de seus patrões em detrimento ao desenvolvimento humano e social. Tal comportamento, impulsiona um sistema que tende ao colapso devido a fatores como a falta de emprego, produção excessiva de lixo, escassez de recursos naturais e índices alarmantes de poluição. Dessa forma, a reflexão proposta pelo presente trabalho é de suma importância para os futuros engenheiros, uma vez que propõe uma autocrítica isenta à estudantes de engenharia sobre a quem nossa capacidade técnica tem servido e sobre como podemos retornar, de maneira justa, o investimento feito pela sociedade brasileira em nossa educação.

Palavras chave: Engenharia, Tecnologia, Sociedade, Ética

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O Desenvolvimento da Tecnologia; A Obsolescência dos Softwares CAD

Leandro Neves - leandro.nve@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Victor Hass Severo - victorhass@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: Na engenharia, a grande maioria dos projetos requerem o uso de softwares CAD para fins de simulação e prototipagem. No entanto, com o desenvolvimento destes softwares, a necessidade de atualizações levanta uma séria questão do contexto atual da sociedade: seriam todas estas atualizações realmente necessárias e aprimoram a funcionalidade destes softwares ou algumas destas atualizações na verdade prejudicam a interoperabilidade dos programas?

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A IMPORTÂNCIA DO CETICISMO NA BUSCA DE INFORMAÇÕES

Guilherme Afonso de Bortoli - gad93@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Renan Marschall - renanmarschall@hotmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: Estamos expostos a uma quantidade muito grande de informações hoje em dia, desde jornais até mesmo redes sociais, porém muitas dessas informações e notícias não são verdadeira, além de muitas serem tendenciosas e incompletas. Logo a importância em saber analisar as informações de maneira objetiva e clara, para que possamos filtrar o que é verdadeiro do que pode ser falso. O estudo de engenharia não fica livre de informações e dados incorretos e incoerentes, além de, em muitos casos, ser muito mais difícil distinguir o verdadeiro do falso, o correto do incorreto, por isso a importância de o estudante manter uma posição de desconfiança e ceticismo frente a informações relevantes do seu cotidiano.

Palavras chave: Ceticismo, Engenharia, Informação, Confiabilidade de informação. trabalho.

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DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: o planeta não corre perigo

Eduardo Augusto da Costa - duduac94@hotmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Renato Amaral Siqueira - renatoamaralsiqueira@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: O objetivo deste trabalho é estimular a discussão sobre o desenvolvimento sustentável, mostrar os “dois lados” da questão, ou seja, quem está contra e quem está a favor e o porquê. Queremos dar uma base sobre o que há por de trás do desenvolvimento sustentável. Queremos atingir toda a população, com este trabalho, e criar um estímulo para a discussão e reflexão sobre o assunto. O desenvolvimento sustentável traz uma perspectiva mais vinculada com as necessidades do meio ambiente e do ser humano. Acreditando que a tecnologia e o desenvolvimento podem ser pensados de forma a não prejudicar o planeta em que vivemos e que esta nova forma de pensamento não altera o desenvolvimento em termos de qualidade. A grande questão a ser tratada é se é possível alcançar uma sociedade totalmente sustentável e, se não for, se é o planeta Terra ou o ser humano que sai perdendo e, mais importante, se nos importamos de fato com isso ou não

Palavras chave: Desenvolvimento Sustentável; Utopia; Sustentabilidade; Variáveis Contemporâneas.

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ÉTICA TECNOLÓGICA: O LIMITE DAS FERRAMENTAS

Gabriel Jonas Lohn
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Jônatas Fraga Rocha
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: A sociedade moderna vive um ritmo desenfreado, voraz por mais avanços tecnológicos, e cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Durante muito tempo, as reflexões dos grandes pensadores e escritores permearam nosso conhecimento sobre os avanços tecnológicos e os impactos destes em seu meio, porém isto veio a se perder. Faz-se necessário aos estudantes e projetistas de inventos tecnológicos, bem como seus entusiastas uma reflexão profunda sobre esse assunto. O objetivo desse artigo é trazer uma breve reflexão sobre a ética nas questões contemporâneas e sobre a importância de se discutir e embasar o conhecimento sobre a ética na tecnologia.

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O Poder das Corporações

Nicolas Bianchi Schmitz1 - nicolas.b.schmitz@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Nicolas Bianchi Schmitz1 - ruancomelli@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: As corporações, grandes ou pequenas, movimentam no mundo um montante de capital maior que o PIB de diversos países. Elas determinam o padrão de consumo e o padrão de vida da população. Em vista disso, é importante que a população conheça os impactos que as corporações têm em suas vidas, e é essa informação que o presente artigo se propõe a explicitar. Para alcançar os objetivos do trabalho, apresentam-se os conceitos básicos necessários para um melhor entendimento do artigo como um todo, abordando temas como o Estado, as corporações e a corporatocracia. Posteriormente, é desenvolvido um estudo histórico a respeito das corporações, enfatizando sua origem e como elas atuaram e influenciaram o desenvolvimento mundial, conduzindo assim o leitor até os dias atuais. Em seguida, são apresentados dados a respeito das corporações com o intuito de instigar um pensamento crítico acerca do assunto abordado, trazendo informações a respeito da mídia, da alimentação e da influência sobre as crianças e as condições de trabalho apresentadas por essas companhias. Os principais impactos positivos e negativos das corporações, sob o ponto de vista da sociedade, também são destacados. Por fim, buscando provocar ainda mais o espírito crítico do leitor, alguns questionamentos são levantados, com o propósito de instigar o debate e uma busca por mais informações.

Palavras chave: CPoder das Corporações — Corporações e Estado.

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Mídia, Tecnologia e Tendências Sociais

Elvis Sikora - e.sikora@grad.ufsc.br
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Luis Fernando de Oliveira Dresch - luisfernandodresch@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: É importante entender os meios de comunicação de massa para entender a sociedade do século XX e início do XXI e as tendências para o futuro. A tecnologia sempre foi importante para a humanidade, mas tem sido particularmente importante desde a Revolução Industrial. A mídia tanto depende fundamentalmente de tecnologia quanto fomenta seu desenvolvimento. Neste artigo, expomos uma análise dessa relação entre mídia e tecnologia. Identificamos elementos causadores comuns a ambas. Notamos que esses elementos fazem parte de um ciclo de retroalimentação envolvendo mídia e tecnologia. Identificamos um padrão de mudanças emergente desse ciclo e uma tendência futura sugerida por esse padrão. Essa tendência é uma maior adoção de valores transumanistas entre a população. Colocamos nosso pensamento em contexto dentro de temas da pesquisa sobre mídia e de exemplos recentes de produtos tecnológicos.

Palavras chave: Mídia, tecnologia, sociedade, transumanismo.

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Redes sociais e comportamento humano

Lucas Cercal Lazzaris*
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Giovanni Simões Delsoto
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: Durante as últimas décadas, tem-se investido muito em desenvolvimento tecnológico, sem muitos vezes uma ponderação se esses não são prejudiciais à saúde. Este artigo visa a geração de conhecimento e estimula o debate acerca do assunto, para tanto serão mostrados os malefícios advindos dos avanços recentes com a motivação de instigar certas reflexões, principalmente o tema da internet e redes sociais com foco em doenças comportamentais. O público alvo deste artigo é a comunidade de psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da saúde, visto que eles que podem ter ações mais sólidas no que tange o assunto do trabalho. Além disso incluem-se como público alvo as pessoas preocupadas com uma educação mais saudável de crianças e adolescentes

Palavras chave: Redes sociais, transtornos mentais, doenças mentais, desenvolvimento tecnológico, ensino.

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A GERAÇÃO DE NOVOS POSTOS DE TRABALHO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: uma visão otimista sobre a revolução tecnológica desenfreada

Caio Fraga da Luz - caiofragaluz@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Rafael Araujo Lehmkuhl - rafael.lehmkuhl93
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: A tecnologia não é apenas algo que automatize o trabalho e extinga empregos. O mercado de trabalho varia ao longo do tempo. Conforme novas tecnologias surgem, antigas funções são extintas e novas são geradas. O desenvolvimento tecnológico promove a extinção de funções pesadas e repetitivas, através da automação, enquanto dá espaço para funções que exigem maior conhecimento e/ou criatividade, ao mesmo tempo em que reduz o custo de vida para todos. Não foram imagináveis ou previsíveis as novas funções criadas.

Palavras chave: Mercado de Trabalho; Emprego; Desenvolvimento tecnológico; Inovação; Novas funções

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Corporate Social Responsibility: Um Resumo

Lucas Froner Back - lucas.back@polo.ufsc.br
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Murillo Colla Serrate - murillo.serrate@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: Corporate Social Responsibility é um tema abordado constantemente nas áreas de administração e economia. Seu conceito, ainda que usado há mais de meio século, não tem fronteiras totalmente definidas na literatura. Esse artigo tem como objetivo mostrar dois dos principais grupos de conceitos encontrados e apresentar uma motivação à adoção ou rejeição pelas corporações, a sua aplicação teórica no contexto estratégico das corporações e possíveis resultados oriundos da adoção dessas práticas. Também serão mostrados exemplos de iniciativas reais em grandes empresas

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Água, o vetor do desenvolvimento

Matheus de Oliveira Fedrigo - matheusfedrigo@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Rafael da Cruz Pedro
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: O nosso mundo é o planeta água. Precisamos dela pra muito além do simples beber, que era o que nossos antepassados apenas faziam. Hoje a água está presente em tudo o que fazemos, comemos e produzimos. A pegada hídrica do ser humano apenas cresce com o seu desenvolvimento e estamos prestes a atingir o limite, pois o dia em que a água vai faltar está muito perto (alguns especialistas apontam 15 anos, outros;30). Em contraponto a tal consumismo dependente da água, temos uma conscientização cada vez mais presente, a sustentabilidade sendo cada vez mais vendida como uma necessidade e, o enfoque do engenheiro, a tecnologia se tornando cada vez mais verde. Assim consumimos mais água quanto mais nos desenvolvemos e para desenvolver gastamos mais água, uma bola de neve com consequências catastróficas. Portanto se faz necessário discutir se a água sempre será um limitador ou se somos capazes de nos desenvolvermos sem um consumo destrutivo dos recursos hídricos.

Palavras chave: Desenvolvimento, recursos hídricos, crise hídrica, poluição, consumismo.

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Considerações sobre a carreira docente de nível básico: A formação atual dos professores é suficiente?

Cristhian Clasen Back - back.cristhian@outlook.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Jair José dos Passos Junior - jair-passos@hotmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: A questão educacional é de total importância para qualquer nação que deseja se desenvolver, este é um fato. Um outro fato é que a educação brasileira, sobretudo a educação básica e de nível médio, não é tratada da maneira que deveria ser em um país que deseja ser desenvolvido no futuro. Este artigo tem por objetivo tratar sobre as variáveis que estão envolvidas no desenvolvimento de um sistema educacional de qualidade. Para tanto, é relevante fazer comparações com os sistemas que vem dando certo no mundo, bem como procurar responder algumas questões fundamentais pertinentes ao assunto.

Palavras chave: Educação, Desenvolvimento, Professores, Ensino.

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OS RUMOS DA CARREIRA DO ENGENHEIRO: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Jéssica Vesenick Guimarães Costa - jessica.vgcosta@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Luisa Pereira Remor - luisapremor@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir uma questão bastante pertinente ao ensino de engenharia: a carreira do engenheiro. Através de um estudo de caso no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina, buscou-se investigar que carreiras os engenheiros formados estão seguindo e os quase formados pretendem seguir. Com isso fez-se uma análise das percepções do engenheiro do mercado de trabalho, assim como quais seus valores e suas âncoras de carreira e como elas influenciam. Procurou-se também encontrar uma relação entre os gêneros e as carreiras seguidas.

Palavras chave: Carreira; Engenharia; Valores de carreira; Âncoras de carreira; Mercado de trabalho.

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FORMADOS EM TEMPOS DE CRISE, E AGORA?

Tiago Calegari - tiagocalegari08@hotmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Bruno Scheidt - bruno.scheidt@hotmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo demonstrar como a crise atual brasileira está afetando a oportunidade de engenheiros ingressarem no mercado de trabalho. Expondo informações e possíveis alternativas para alcançar um bom emprego em tempos de crise.

Palavras chave: Crise, Emprego, Engenharia, Mercado de Trabalho.

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Desenvolvimento da engenharia e empregabilidade no cenário moderno

Yuri Arthur da Silva Fernandes
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Everton Galvão
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: Nesse trabalho será discutido marcos históricos que deram origem a engenharia moderna, fatores contemporâneos que influenciam na aptidão profissional, características gerais valorizadas por empregadores ao contratar recém-formados e sua relevância com relação às outras, empregabilidade em engenharia no Brasil, levando em consideração o atual cenário econômico e político, possibilidade de o engenheiro atuar em diversas áreas fora da engenharia, além de, satisfação profissional.

Palavras chave: empregabilidade, engenheiro, concorrência, economia, política, globalização, informação, crise, multidisciplinaridade.

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A polarização política no ambiente universitário, suas causas e consequências

Murilo Ferreira Nicoluzzi
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Otávio Manoel Gonçalves
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: No presente cenário de efervecência política no qual o Brasil se encontra atualmente, ficam claros os diferentes posicionamentos tomados por determinados grupos. Na universidade, isso não só se reflete, como é agravado pelos relacionamentos internos de cada área de estudo. Fortalecida pelas redes sociais e pelos diferentes ramos da mídia tradicional, essa polarização tende a empobrecer as discussões de cunho político, enfraquecer as relações humanas dentro da universidade e prejudicar a própria formação acadêmica dos estudantes. Isso leva à formação de profissionais, de certa forma, padronizados, que não agregam tanto quanto poderiam a sua área de atuação.

Palavras chave: Política. Universidade. Sociedade. Equação civilizatória.

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As cegueiras no ensino de engenharia

Eduardo Leismann Fronza - edulfronza@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Lucas Araujo Bonomo - abonomo.lucas@gmail.com
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: Rankings universit´arios; padr˜oes de qualidade; avalia¸c˜oes completas dos padr˜oes de ensino de um determinado curso; entre outros s˜ao constantemente publicados por jornais e/ou revistas no pa´ıs, visando qualificar o panorama da educa¸c˜ao no Brasil. Por´em, muitas vezes os coment´arios nos corredores das universidades e os profissionais que s˜ao simplesmente ”vomitados”no mercado de trabalho nos fazem refletir sobre quest˜oes importantes, como a postura que deve ser adotada pelos professores, vistos como detentores do saber, para transmitir seu conhecimento e guiar os estudantes para que estes sejam futuros agentes ativos do processo civilizat´orio.

Palavras chave: Educa¸c˜ao tecnol´ogica; Ciˆencia, tecnologia e sociedade - CTS; did´atica no ensino superior.

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Desenvolvimento Humano e Tecnológico - As assíntotas entre Caos e Utopia

Gustavo Teodoro Döhler BECK
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC

Tiago Benincá VISCARDI
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Engenharia Mecânica (EMC)
Florianópolis – SC


Resumo: “O presente artigo apresenta - sob óticas informativa e reflexiva - o trajeto da tecnologia na sociedade, desde os primórdios até o presente momento. Nesse direcionamento, as análises acerca do desenvolvimento tecnológico serão confrontadas aos efeitos causados no desenvolvimento da sociedade. A primazia observada com a abordagem do tema “Desenvolvimento Humano e Tecnológico - As assíntotas entre Caos e Utopia” está intimamente ligada com o reflexo do engenheiro na sociedade e como as perspectivas e conquistas deste profissional afeta, positiva ou negativamente, o futuro da humanidade.”

Palavras chave: sociedade, tecnologia, engenharia, caos e utopia.

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