NEPET | Tecnologia e Desenvolvimento

NEPET - CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil

Programa
As Aulas

Leituras sugeridas

Seminários
Artigos finais da disciplina

Conversas com
os estudantes

As aulas são dinâmicas, com conteúdos baseados no programa da disciplina. No entanto, elas são planejadas todo semestre de acordo com o contexto do momento. E como este contexto está atrelado ao movimento da Tecnologia e do Desenvolvimento, ele muda a cada dia. Por isso nossa ideia de colocar aqui as aulas trabalhadas a cada semestre. Foi o que começamos a fazer neste espaço a partir do semestre 2011.1. Em tempo: as aulas acontecem uma vez por semana, cada sessão com 3 horas de duração.



Aulas EMC5003 2020-1


Encontro 03 | 3 horas-aula | 18/03/2020
Depois das três pequenas entrevistas discorrendo sobre "Educação Tecnológica na UFSC", "Desemprego e Tecnologia" e "Variáveis Contemporâneas da Civilização 4.0", no nosso segundo encontro começamos a ter uma visão mais abrangente da importância dos temas que serão abordados ao longo do semestre nas aulas de Tecnologia & Desenvolvimento.
Também reforçamos sobre a importância de visitas constantes à página do NEPET para aproveitar a disponibilidade de conteúdos ali postados, além de muitas informações que serão significantes para a complementação dos aprendizados dessa nossa disciplina. As pequenas resenhas que foram feitas (no primeiro encontro do semestre) sobre o que significa a tecnologia nesse processo civilizatório nos serviu de pontapé inicial para entrarmos nessa seara, muitas vezes pouco trabalhada nos cursos de engenharia por todo o Brasil. Com o nosso não é diferente.
Por isso, depois desse aquecimento inicial, parece que algumas perguntas, entre dezenas de outras, ficaram no ar para posteriores análises: o que é ciência? e, por consequência, o que é tecnologia? Em que elas contribuem com o processo civilizatório? Muitas são as interpretações. Para alcançarmos alguma compreensão madura sobre o tema – ou pelo menos buscarmos luz para isso – e para discutirmos uma ideia de desenvolvimento, essa compreensão é fundamental. Por isso, nessa aula discutiremos um pouco sobre algumas das bases que formam a ciência, privilegiando uma visão que ultrapasse a puramente técnica (clássica no meio onde trafegamos). Serão abordados temas como ciência normal e ciência revolucionária, paradigmas, anomalias, construção da ciência. A ideia é apresentar e discutir alguns elementos que possam conferir mais substância às nossas concepções acerca do ato científico.
Vamos falar um pouco sobre as ideias de Thomas Kuhn. Vamos também centrar o foco na ciência como ação social, como dependente de aspectos históricos e culturais. Através da história do embate entre o Geocentrismo e o Heliocentrismo, vamos apresentar uma visão diferente para engenheiros acerca da ciência. Na medida do possível, vamos também realizar alguns estudos preliminares acerca de epistemologia da tecnologia.
Essa aula também servirá para novas conversas sobre os primeiros seminários (conferir na seção seminários desta disciplina os objetivos dessa tarefa) e sobre os artigos. Por uma questão de melhor estratégia de abordagem, esses seminários ainda serão repensados em relação ao semestre que passou. É interessante ir dando uma olhada nos seminários realizados em outros semestres, disponíveis na página do Nepet (www.nepet.ufsc.br).
Uma coisa já é definitiva: os seminários serão avaliados considerando apresentação, qualidade do material, tempo cumprido para a tarefa, conteúdo, qualidade das reflexões geradas.
Ao entrarem na página, aproveitem também para fazer uma visita às seções de Notícias, Opiniões, Artigos e Leituras sugeridas. E que isso se torne costume ao longo do semestre nesta nossa página de interação.


Encontro 02 | 3 horas-aula | 11/03/2020
Comentários gerais sobre a primeira aula: Como já aconteceu em outros semestres, na primeira aula os assuntos derivaram para todos os horizontes. Tratamos das definições de procedimentos e de conteúdo a serem trabalhados na disciplina, além de algumas (poucas ainda, é verdade) opiniões dos estudantes presentes. Isso é saudável em uma aula que procura despertar os alunos para assuntos que não são comuns em suas lidas diárias. Infelizmente alguns dos matriculados não estiveram presentes e, seguramente, terão mais dificuldade para entender o contexto e as regras da disciplina. Esperamos que, em função dessa lacuna inicial, os faltantes procurem com urgência seus colegas para se inteirarem de tudo isso.
Na primeira aula quase tudo foi cumprido: apresentação da disciplina, regras, procedimentos, conteúdos, leituras. Isso já cria um ambiente de conhecimento das obrigações e deveres entre todos. As expectativas, as ideias sobre os conteúdos, as mudanças, a dinamicidade dos temas, todos estiveram presentes.
Na segunda aula, ainda dentro do pré-aquecimento do assunto, teremos uma breve noção sobre a educação tecnológica dentro da UFSC, globalização, tecnologia, empregabilidade, revolução 4.0, e, mais abrangentemente, a sociedade e suas intrincadas relações no processo civilizatório humano. Isso será feito através da projeção de pequenos vídeos que trazem estas discussões de forma mais senso comum e que serão aprofundadas pelos professores durante a aula. É interessante que os alunos anotem suas dúvidas e questionamentos para aprofundar as questões que ficarem obscuras. No conjunto das questões levantadas, nos vídeos e reflexões conjuntas da turma, os estudantes farão um resumo sobre suas principais conclusões sobre os temas abordados.
Em tempo: seguimos aguardando o envio do e-mail para a elaboração da nossa lista da disciplina. Poucos enviaram até agora.


Encontro 01 | 3 horas-aula | 04/03/2020
Esta primeira aula é importante para o contato inicial da turma com os professores. Neste primeiro encontro (três horas-aula) muitas questões são acordadas, algumas tarefas são definidas e muitas referências bibliográficas são sugeridas. Isso é fundamental para os procedimentos, tanto dos professores quanto dos estudantes, desde as primeiras discussões que serão levadas a cabo durante todo o semestre. Sem contar que a falta na primeira aula – por isso este alerta aqui – já implica um débito em relação à avaliação final. Até agora temos 30 matriculados (contando as duas turmas). Dependendo das atividades programadas, teremos algumas aulas das duas turmas em conjunto, e em outras, em turmas separadas.
É importante salientar que a atuação conjunta dos dois professores com todos os alunos que fazem a disciplina acontecerá em inúmeras situações, mesmo que algumas aulas aconteçam em salas diferentes. Este aspecto já configura o caráter de construção dialógica do conhecimento, permitindo uma participação efetiva de professores e alunos nas inúmeras discussões e reflexões que serão processadas nos momentos das aulas. Posto isso, o trabalho começa com dois filmes previamente selecionados que abordam a tecnologia e a globalização.
Neste semestre de 2020.1 programamos dois pequenos vídeos, que no somatório não passará o tempo de 10 minutos, e que, sem dúvida, devem gerar boas reflexões e polêmicas. Depois, em função das discussões geradas pelo conteúdo dos vídeos, teremos algumas tarefas reflexivas para o estudante colocar seu posicionamento perante a visão de tecnologia e desenvolvimento, e também exercitar o costume da escrita, muitas vezes irrelevada num curso de engenharia, mas que se constitui numa ferramenta imprescindível para um aprendizado crítico e analítico. Assim teremos oportunidade de que os alunos trabalhem o desafio e o caráter de curiosidade em relação a reflexões raramente trazidas dentro de seu currículo.
Esta aula inaugural tem esta função primeira, além de demarcar claramente as responsabilidades de todos os envolvidos no processo. A exigência da participação nas discussões em sala de aula – por se configurar no momento principal da geração dos diálogos em relação a este assunto – será fato corrente ao longo do semestre.
Bom começo!
Os assuntos discutidos e seus resultados serão comentados na próxima aula e então, através das resenhas, entenderemos a razão do porquê da escolha dos filmes.
Importante: o site www.nepet.ufsc.br será nosso ponto de encontro para questões complementares e para nossos aportes em termos de conteúdos de artigos, leituras etc. Sua visita constante é importante.
E mais: este relato do conteúdo e do comportamento das aulas pode, obviamente, sofrer algumas alterações conforme o contexto do dia de sua aplicação. Mas é sempre interessante saber da programação para os nossos encontros. Uma conversa com os colegas que já fizeram esta disciplina pode ser ilustrativa para o seu comportamento durante o semestre!
Aviso importante: o nosso primeiro encontro será na sala CTC 201. Portanto, todos, tanto da turma A quanto da B, deverão estar presentes a partir de 9h10 da próxima quarta-feira, 04 de março de 2020, na sala CTC201.


Aulas EMC5003 2019-2


Encontro 17 | 3 horas-aula | 27/11/2019
Este será o nosso último encontro em sala de aula. Nesse dia, às 09h10, nos reuniremos para a entrega dos artigos, que deverão estar de acordo com o modelo que disponibilizamos em aulas anteriores e sem qualquer outro "penduricalho" que não sejam as páginas impressas e juntadas apenas através de grampos. O que realmente interessa é o conteúdo, a linha argumentativa, a lógica da apresentação, a coerência das informações e reflexões; e, obviamente, a apresentação estética condizente com o modelo disponibilizado.
Depois dos artigos entregues, procederemos um sorteio para que ao menos oito artigos sejam apresentados pelas respectivas equipes a todos os presentes. Portanto, todos devem levar um material resumido para ser apresentado (se sorteado) em no máximo 10 minutos. Após esse "minicongresso" faremos uma tarefa final para encerrar a disciplina.


Encontro 16 | 3 horas-aula | 20/11/2019
O nosso décimo sexto encontro está reservado para discussões com os grupos, separadamente, acerca dos artigos.
Cada dupla deve, obrigatoriamente, durante o horário de aula, comparecer ou à sala do prof. Teixeira ou do prof. W. Bazzo para discutir sobre o conteúdo do artigo, sobre a sua estrutura, ou para tirar dúvidas acerca dos trabalhos até aquele momento desenvolvidos.
Lembrar de, se necessário, consultar o modelo de artigo disponibilizado na programação da aula 15.


Encontro 15 | 3 horas-aula | 13/11/2019
No nosso décimo quinto encontro, vamos ter mais uma rodada de seminários. Desta feita, os temas giram em torno de dois livros analisados pelos grupos, que nos trarão discussões acerca de seus conteúdos.
Eis os dois temas a serem abordados:
1) DEZ ARGUMENTOS PARA VOCÊ DELETAR AGORA SUAS REDES SOCIAIS;
2) DE ARQUIMEDES A EINSTEIN.

Anexo segue arquivo contendo um artigo que pode servir de modelo orientativo para a preparação dos trabalhos da disciplina.
Clique aqui.


Encontro 14 | 3 horas-aula | 06/11/2019
Este encontro será diferente. Nada de sala de aula. Faremos uma espécie de bate-papo sobre os artigos que estão sendo elaborados pelas duplas. O local será na sala do NEPET (em frente à sala do prof. Walter Bazzo), no último andar do Bloco A do EMC, no final do corredor, à direita. Teremos 20 minutos com 3 duplas de cada vez. Teremos tempo para lapidar aquilo que já vem sendo elaborado (esperamos) de acordo com as ideias dos estudantes. Para tal discussão, as duplas deverão entregar para os professores, durante as discussões, um pequeno roteiro do artigo, contendo:
1. Título tentativo;
2. Um pequeno resumo sobre o conteúdo proposto;
3. Uma pequena ideia da estrutura da concepção.
Lembrem-se que esta atividade já é parte da avaliação do todo da tarefa.
A tabela dos horários, já enviada para todos pelo Fórum-UFSC, deve ser seguida com rigidez para não atrapalhar o andamento das conversas com as diversas equipes.

Lista de atendimento.

Clique aqui.


Encontro 13 | 3 horas-aula | 30/10/2019
No nosso décimo terceiro encontro, vamos ter mais uma rodada de seminários, que ótimos dividendos nos trouxeram até aqui, com excelentes apresentações, com conteúdos de bom nível e discussões proveitosas em termos de formação e em termos de aprendizado de debates intelectuais.
Neste dia 30/10 temos programados os seguintes temas, com duas equipes para cada tema:
7. AQUECIMENTO GLOBAL: MITOS E VERDADES;
8. PANORAMA ENERGÉTICO GLOBAL.


Encontro 12 | 3 horas-aula | 23/10/2019
Sempre estamos falando sobre a importância da leitura em todas nossas aulas. Livros são indicados e comentados como fortes ferramentas para o nosso processo reflexivo. Nosso encontro desse dia 23 vem reforçar este aspecto. As duas equipes que terão sob suas responsabilidades os próximos seminários, nos brindam com a análise de dois livros. É importante que todos tenham bastante atenção em transformar estes seminários em fonte de discussão sobre os conteúdos dos livros para, quem sabe, depois aprofundar seus conhecimentos com a leitura completa das obras.
Os seminários serão sobre estes dois livros:
5. O JEITO HARVARD DE SER FELIZ
6. DEZ CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMPO
Lembrete: Aqueles que ainda não definiram o tema de seu seminário, por favor, entrar em contato urgente com o prof. Walter. E, ainda, enviar os nomes das duplas para os artigos para walter.bazzo@ufsc.br com a máxima urgência.


Encontro 11 | 3 horas-aula | 16/10/2019
Na aula do dia 09/10, assistimos uma parte (1h14min) do documentário The Corporation. Algumas apresentações prévias foram realizadas, no sentido de contextualizar a linha argumentativa e o assunto do documentário, tendo sido explicados os motivos da tarefa. Após concluída a parte programada do vídeo, foram abertas discussões, onde alguns alunos emitiram suas interpretações acerca do conteúdo do material visto. Para finalizar as atividades daquela aula, os presentes foram convidados a preparar análises acerca do material visto e das discussões realizadas em sala de aula. Cada análise deveria, preferencialmente, conter uma defesa ou uma desconstrução da linha argumentativa do documentário.
Na próxima aula, encontro 11, daremos continuidade ao vídeo, assistindo a sua parte final, e desenvolvendo novas discussões, com novos referenciais, além de uma tarefa complementar, programada para concluir o assunto.
Lembretes: 1. Enviar por email o material referente aos seminários já realizados, para publicação na página do Nepet; 2. Conferir na página se o material (referente aos seminários) já enviado e publicado está correto; 3. Definir as duplas para os seminários (para aqueles que ainda não o realizaram ou que ainda não estão com datas programadas); 4. Artigos finais – definir duplas, temas e (importante!) trabalhar no material, pois deixar isso para a última hora pode prejudicar imensamente o seu conteúdo, e principalmente o aprendizado que advém de uma tarefa desse tipo.


Encontro 10 | 3 horas-aula | 09/10/2019
Em função da situação atual da UFSC, a aula prevista para o dia 09/10/2019 foi transferida para a próxima semana, 16/10/2019. Portanto, o nosso encontro 11 terá como programação o que havia sido planejado para esta aula. Assim, na próxima semana teremos oportunidade de assistir e discutir uma parte do conteúdo do documentário The Corporation, para analisarmos uma interpretação do papel das grandes corporações no mundo moderno.


Encontro 09 | 3 horas-aula | 02/10/2019
Nossos encontros e discussões, até aqui, têm sido muito profícuos. Sem dúvida, os temas tratados têm proporcionado reflexões de toda ordem. Repetimos que não temos intenção de cobrir todos os conteúdos, mas sim promover uma catálise dos assuntos que são fulcrais para entendermos o que chamamos hoje de Equação Civilizatória - ver livro "De técnico e de humano", do prof. Bazzo, editado pela Editora da UFSC - e suas variáveis contemporâneas. No aprofundamento deste objetivo, nesta aula trabalharemos a primeira parte de um filme polêmico, produzido em 2006 por um diretor canadense e que vai nos proporcionar o entendimento de algumas questões que raramente são trabalhadas nos nossos herméticos currículos. O filme (instrumento de forte viés didático) destaca a evolução das corporações (empresas), saindo de um patamar inicial de fornecimento de serviços, produtos e materiais, para ditar comportamentos, criar necessidades, incentivar o consumo e mirar a lucratividade de várias formas, tudo isso sem medir corretamente as consequências para a sociedade como um todo. Será o posicionamento do diretor o correto? Há controvérsias! É sobre isso que refletiremos nesta primeira parte do filme neste encontro 9. Sobre o encontro 10 - sequência destes debates – trataremos no próximo resumo da aula.
Em tempo: não esqueçam de vir com as duplas formadas - aqueles que ainda não o fizeram - para definirmos novos seminários para o dia 16 de outubro. Os tópicos serão apresentados neste encontro 08.
Já é hora das equipes apresentarem proposições para os artigos. Logo será uma obrigatoriedade e portanto é bom já tê-las.


Encontro 08 | 3 horas-aula | 25/09/2019
Neste encontro 8 seguimos com nosso roteiro de seminários. As equipes geralmente são formadas por 2 componentes. Neste encontro, em função de alguns desencontros, um dos seminários será apresentado apenas por um aluno. Isso, no entanto, não quebra a estratégia que vem sendo adotada na disciplina.
Lembrar que o encontro de todos deve ser na sala de sempre para então proporcionarmos as divisões das turmas. Lembrem-se também (as equipes envolvidas neste dia) que a apresentação deverá ser efetuada em no máximo 50 minutos, para proporcionar uma boa exposição do tema e, acima de tudo, para que tenhamos boas reflexões e discussões entre todos. Essa atitude (de produzir discussões e reflexões) é por conta dos seminaristas e também é item de avaliação.
Para relembrar os temas:
3. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
4. A REVOLUÇÃO 4.0
Não esqueçam que as apresentações desses seminários (e dos já realizados também em aulas anteriores) deverão ser enviadas aos professores (teixeiravp@gmail.com / walter.bazzo@ufsc.br), para que possam ser divulgadas nesta página.
A avaliação dos seminários será feita considerando: apresentação, qualidade do material, tempo cumprido para a tarefa, conteúdo, qualidade das discussões e reflexões sobre o tema do seminário.


Encontro 07 | 3 horas-aula | 18/09/2019
Como o engenheiro soluciona os seus problemas? Projetando! É através do projeto que ele aplica de forma mais significativa os seus conhecimentos técnicos e científicos. Na verdade, ao projetar, um engenheiro aplica mais que apenas conhecimentos formais específicos de sua área de atuação. Usa também conhecimentos econômicos, éticos e sociais, além de experiência e bom senso. Mais que isso! Dá vazão à sua imaginação criadora na busca de algo novo que possa atender às necessidades da sociedade. Por isso, podemos considerar que o projeto é a essência da engenharia. (pág. 197 do livro "Introdução à Engenharia: Conceitos, ferramentas e comportamentos", 4ª edição revista, 2017, lembram?).
Além desses aspectos, as questões da necessidade de consumo trazem embutidas em muitos equipamentos e processos, projetados pelos engenheiros, "artimanhas" que nos parecem podem ferir a ética e o cuidado que devemos ter com a sociedade como um todo. Esse é o mote da discussão dessa aula. Vídeos e outros materiais auxiliarão nas reflexões que são indispensáveis para os engenheiros contemporâneos. Aliás, este tem sido o comportamento e o objetivo maior de nossa disciplina Tecnologia & Desenvolvimento.
Além de todas essas reflexões, poderemos conversar (para aqueles que têm dúvidas) um pouco mais sobre o artigo que as duplas terão que produzir até o final do semestre. Nada melhor que começar a tratar sobre ele agora. Datas, objetivos, normas, exemplos, etc. já foram definidos e podem ajudar na maturação desta tarefa.


Encontro 06 | 3 horas-aula | 11/09/2019
Neste encontro 6 começamos nosso roteiro de seminários. As equipes serão formadas por 2 componentes. Isso agiliza o processo e proporciona uma maior qualidade do conteúdo e, provavelmente, das reflexões levadas a efeito na aula.
Lembrem-se (as equipes envolvidas neste dia) que a apresentação deverá ser efetuada em no máximo 50 minutos, para proporcionar uma boa exposição do tema e, acima de tudo, para que tenhamos boas reflexões e discussões entre todos. Essa atitude (de produzir discussões e reflexões) é por conta dos seminaristas e também é item de avaliação.
Para relembrar os temas:
1. PROGRESSO TÉCNICO E MARGINALIZAÇÃO SOCIAL
2. O PAPEL DO ENGENHEIRO NA POLÍTICA E NA VIDA PÚBLICA
Não esqueçam que as apresentações desses seminários deverão ser enviadas para aos professores (teixeiravp@gmail.com / walter.bazzo@ufsc.br), de preferência do PowerPoint, para que possam ser divulgadas nesta página.
A avaliação dos seminários será feita considerando: apresentação, qualidade do material, tempo cumprido para a tarefa, conteúdo, qualidade das discussões e reflexões sobre o tema do seminário.
Temos certeza que, como em semestres anteriores, os seminários nos trarão muitas reflexões.


Encontro 05 | 3 horas-aula | 04/09/2019
Domenico De Masi é um sociólogo italiano, escritor de vários livros que deveriam ser lidos por todos nós. Dentre eles destacamos «O Ócio Criativo», «O Futuro do Trabalho», «A Emoção e a Regra», «Criatividade e Grupos Criativos» e o «O Futuro Chegou». Além destes, muitos outros causaram, e ainda vêm causando, enormes polêmicas pelos seus aspectos provocativos e desafiadores em relação ao processo civilizatório. Por essa razão, para quem quer discutir isso, neste semestre de T&D, nada melhor que conhecer algumas ideias deste pensador, expostas num dos muitos programas que ele tem participado na televisão brasileira.
Apesar de algum tempo já passado, suas ideias e reflexões não perdem a atualidade. Aliás, parecem cada vez mais presentes nesta sociedade que está confundindo a ordem de prioridade entre o trabalhar para viver e o viver para trabalhar. Por certo teremos muita matéria-prima para nossos debates semanais.
As propostas de tarefas nestas atividades serão efetivadas em função das reflexões proporcionadas pela entrevista. Além disso vamos recuperar, mais uma vez, algumas questões relacionadas aos seminários e artigos que deverão ser desenvolvidos por todos.
Em tempo: existem várias outras entrevistas, talvez mais atuais, com este sociólogo. Escolhemos esta porque nos parece a mais próxima dos problemas que pretendemos discutir na nossa disciplina. Mas aconselhamos que todas as outras sejam assistidas no YouTube.


Encontro 04 | 3 horas-aula | 28/08/2019
Em continuidade à nossa aula do dia 21/08/2019, em 28/08/2019 vamos seguir falando sobre a fantástica aventura da ciência. Retomando as ideias de Thomas Kuhn, sobre as bases da ciência normal e a estrutura das revoluções científicas, vamos abordar mais alguns elementos que nos ajudem a compreender a ciência (ou as ciências) com base mais refletida. Vamos também discutir um pouco sobre senso comum e suas diferenças com o universo científico. Falando sobre epistemologia da tecnologia, vamos abordar algumas implicações de vertentes epistemológicas nas nossas ações como engenheiros. Falando de empirismo, idealismo e construtivismo, vamos buscar compreender como podem mudar as nossas concepções de ciência, tecnologia e sociedade por conta das nossas bases epistemológicas.
Esses são os planos mas, em função da dinamicidade do assunto e das mais diferentes visões dos professores e alunos, pode ser que a aula tome diferentes rumos. Que bom, isso significa construção de novos conhecimentos.
É importante, como já alertamos em sala de aula, a leitura do livro: BAZZO, W.A.; PEREIRA, L.T.V.; LINSINGEN, I.V. Educação Tecnológica: enfoques para o Ensino de Engenharia. 3ª edição revista. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016. Ler especialmente os capítulos 3, 4 e 11. Lógico que todos os outros ajudam no entendimento e encadeamento dos assuntos como um todo.
Visitem também a seção "Resenhas de leituras contemporâneas" nesta página do NEPET. Sobre outras leituras vamos conversando nas próximas aulas. Uma visita à Feira do Livro da Editora da UFSC|2019.2 sempre é interessante. A Feira ficará aberta até meados de setembro. Neste encontro também vamos marcar os primeiros seminários. Atentem para a formação das duplas.


Encontro 03 | 3 horas-aula | 21/08/2019
Depois das três pequenas entrevistas discorrendo sobre "Educação Tecnológica na UFSC", "Desemprego e Tecnologia" e "Variáveis Contemporâneas da Civilização 4.0", no nosso segundo encontro começamos a ter uma visão mais abrangente da importância dos temas que serão abordados ao longo do semestre nas aulas de Tecnologia & Desenvolvimento.
Também reforçamos sobre a importância de visitas constantes à página do NEPET para aproveitar a disponibilidade de conteúdos ali postados, além de muitas informações que serão significantes para a complementação dos aprendizados dessa nossa disciplina. As pequenas resenhas que foram feitas (no primeiro encontro do semestre) sobre o que significa a tecnologia nesse processo civilizatório nos serviu de pontapé inicial para entrarmos nessa seara, muitas vezes pouco trabalhada nos cursos de engenharia por todo o Brasil. Com o nosso não é diferente.
Por isso, depois desse aquecimento inicial, parece que algumas perguntas, entre dezenas de outras, ficaram no ar para posteriores análises: o que é ciência? e, por consequência, o que é tecnologia? Em que elas contribuem com o processo civilizatório? Muitas são as interpretações. Para alcançarmos alguma compreensão madura sobre o tema – ou pelo menos buscarmos luz para isso – e para discutirmos uma ideia de desenvolvimento, essa compreensão é fundamental. Por isso, nessa aula discutiremos um pouco sobre algumas das bases que formam a ciência, privilegiando uma visão que ultrapasse a puramente técnica (clássica no meio onde trafegamos). Serão abordados temas como ciência normal e ciência revolucionária, paradigmas, anomalias, construção da ciência. A ideia é apresentar e discutir alguns elementos que possam conferir mais substância às nossas concepções acerca do ato científico.
Vamos falar um pouco sobre as ideias de Thomas Kuhn. Vamos também centrar o foco na ciência como ação social, como dependente de aspectos históricos e culturais. Através da história do embate entre o Geocentrismo e o Heliocentrismo, vamos apresentar uma visão diferente para engenheiros acerca da ciência. Na medida do possível, vamos também realizar alguns estudos preliminares acerca de epistemologia da tecnologia.
Essa aula também servirá para novas conversas sobre os primeiros seminários (conferir na seção seminários desta disciplina os objetivos dessa tarefa) e sobre os artigos. Por uma questão de melhor estratégia de abordagem, esses seminários ainda serão repensados em relação ao semestre que passou. É interessante ir dando uma olhada nos seminários realizados em outros semestres, disponíveis na página do nepet (www.nepet.ufsc.br).
Uma coisa já é definitiva: os seminários serão avaliados considerando apresentação, qualidade do material, tempo cumprido para a tarefa, conteúdo, qualidade das reflexões geradas.
Ao entrarem na página, aproveitem também para fazer uma visita às seções de Notícias, Opiniões, Artigos e Leituras sugeridas. E que isso se torne costume ao longo do semestre nesta nossa página de interação.


Encontro 02 | 3 horas-aula | 14/08/2019
Comentários gerais sobre a primeira aula: Como já aconteceu em outros semestres, na primeira aula os assuntos derivaram para todos os horizontes. Tratamos das definições de procedimentos e de conteúdo a serem trabalhados na disciplina, além de algumas (poucas ainda, é verdade) opiniões dos estudantes presentes. Isso é saudável em uma aula que procura despertar os alunos para assuntos que não são comuns em suas lidas diárias. Infelizmente alguns dos matriculados não estiveram presentes e, seguramente, terão mais dificuldade para entender o contexto e as regras da disciplina. Esperamos que, em função dessa lacuna inicial, os faltantes procurem com urgência seus colegas para se inteirarem de tudo isso. Na primeira aula quase tudo foi cumprido: apresentação da disciplina, regras, procedimentos, conteúdos, leituras. Isso já cria um ambiente de conhecimento das obrigações e deveres entre todos. As expectativas, as ideias sobre os conteúdos, as mudanças, a dinamicidade dos temas, todos estiveram presentes.
Na segunda aula, ainda dentro do pré-aquecimento do assunto, teremos uma breve noção sobre a educação tecnológica dentro da UFSC, globalização, tecnologia, empregabilidade, revolução 4.0, e, mais abrangentemente, a sociedade e suas intrincadas relações no processo civilizatório humano. Isso será feito através da projeção de pequenos vídeos que trazem estas discussões de forma mais senso comum e que serão aprofundadas pelos professores durante a aula. É interessante que os alunos anotem suas dúvidas e questionamentos para aprofundar as questões que ficarem obscuras. No conjunto das questões levantadas, nos vídeos e reflexões conjuntas da turma, os estudantes farão um resumo sobre suas principais conclusões sobre os temas abordados..


Encontro 01 | 3 horas-aula | 07/08/2019
Da mesma forma como tem acontecido nos últimos semestres, esta primeira aula é importante para o contato inicial da turma com os professores. Neste primeiro encontro (três horas-aula) as questões são acordadas, algumas tarefas são definidas e muitas referências bibliográficas são sugeridas. Isso é fundamental para os procedimentos, tanto dos professores quanto dos estudantes, desde as primeiras discussões que serão levadas a cabo durante todo o semestre. Sem contar que a falta nesta primeira aula – por isso este alerta aqui – já implica um débito em relação à avaliação final. Até agora temos 32 matriculados (contando as duas turmas). Dependendo das atividades programadas, teremos algumas aulas das duas turmas em conjunto, e em outras, em turmas separadas.
É importante salientar que a atuação conjunta dos dois professores com todos os alunos que fazem a disciplina acontecerá em inúmeras situações, mesmo que algumas aulas aconteçam em salas diferentes. Este aspecto já configura o caráter de construção dialógica do conhecimento, permitindo uma participação efetiva de professores e alunos nas inúmeras discussões e reflexões que serão processadas nos momentos das aulas. Posto isso, o trabalho começa com dois filmes previamente selecionados que abordam a tecnologia e a globalização.
Neste semestre de 2019-2, programamos dois pequenos vídeos, que no somatório não passará o tempo de 10 minutos, e que sem dúvida devem gerar boas reflexões e polêmicas. Depois, em função das discussões geradas pelo conteúdo dos vídeos, teremos algumas tarefas reflexivas para o estudante colocar seu posicionamento perante a visão de tecnologia e desenvolvimento, e também exercitar o costume da escrita, muitas vezes irrelevada num curso de engenharia, mas que se constitui numa ferramenta imprescindível para um aprendizado crítico e analítico. Estão postos o desafio e o caráter de curiosidade dos alunos em relação a reflexões raramente trazidas dentro de seu currículo.
Esta aula inaugural tem esta função primeira, além de demarcar claramente as responsabilidades de todos os envolvidos no processo. A exigência da participação nas discussões em sala de aula – por se configurar no momento principal da geração dos diálogos em relação a este assunto – será fato corrente ao longo do semestre.
Bom começo! Os assuntos discutidos e seus resultados serão comentados na próxima aula e então, através das resenhas, entenderemos a razão do porquê da escolha dos filmes.
Importante: o site www.nepet.ufsc.br será nosso ponto de encontro para questões complementares e para nossos aportes em termos de conteúdos de artigos, leituras etc. Sua visita constante é importante.
E mais: este relato do conteúdo e do comportamento das aulas pode, obviamente, sofrer algumas alterações conforme o contexto do dia de sua aplicação. Mas é sempre interessante saber da programação para os nossos encontros. Uma conversa com os colegas que já fizeram esta disciplina pode ser ilustrativa para o seu comportamento durante o semestre!
Aviso importante: esse nosso primeiro encontro será na sala CTC 201. Portanto, todos, tanto da turma A quanto da B, deverão estar presentes a partir de 9:10 h da próxima quarta-feira, 07 de agosto de 2019, na sala CTC201.

 

Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas e comentários sobre o site.
Copyright©2009-2019 NEPET | Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica