NEPET - CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil

Programa
As Aulas

Leituras sugeridas

Seminários
Artigos finais da disciplina

Conversas com
os estudantes

Leituras Sugeridas

Na página geral do NEPET - Em Muita leitura! Sempre - disponibilizamos uma quantidade de pequenas resenhas sobre livros que interessam a todos que procuram entender com profundidade as questões voltadas à Educação Tecnológica. Por isso recomendamos sempre uma "olhadinha" por lá. Sabemos, no entanto, as dificuldades com o "tempo" que os alunos da graduação lidam durante o semestre. São muitas disciplinas a cumprir. E em todas elas, supomos, muitas leituras são indicadas. Por isso, aqui, sugerimos apenas as mais indicadas para a disciplina em questão. É bom salientar que não existe um livro texto, e sim uma "mescla" de indicações que podem auxiliar muito no aprofundamento das questões tratadas em sala de aula.



  LIVRO 1:

ANOTA AÍ! Pequenas crônicas sobre grandes questões da vida escolar. Autores: Luiz Teixeira do Vale Pereira & Walter Antonio Bazzo - Editora: EdUFSC - ano 2013.

Um livro feito para quem está frequentando a Universidade e para quem quer entrar num curso superior. Leitura fácil em 123 páginas de crônicas curtas e bem humoradas sobre questões que sempre deixam nossos alunos um tanto "perdidos" no "monstro sagrado" chamado Universidade. Ele tenta alertar que um curso superior é muito mais do que obter um diploma. É preciso vestir a camisa da Instituição e saber que sua vida intelectual depende muito da forma como esta passagem vai ser construida e aproveitada. Enfim, senta que o leão é manso e que de grão em grão... Mas deixemos o restante para a leitura do livro.

LIVRO 2:

Ciência, Tecnologia e Sociedade, e o contexto da educação tecnológica. Quarta edição revista e atualizada. Autor Walter Antonio Bazzo - Editora: EdUFSC - ano 2014.

Depois de 15 anos de sua primeira publicação, Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica volta agora em sua quarta edição totalmente remodelada e atualizada. A proposta do trabalho continua sendo a mesma. Nem poderia mudar porque os problemas nela tratados continuam presentes e, certas situações, inalterados. Qual seria? Realizar uma análise crítica do ensino tecnológico, com ênfase nas escolas de engenharia no Brasil, e, por decorrência, contribuir para a consolidação de uma política mais eficiente de formação do corpo docente. Identificando as lacunas e distorções da cultura científica e humanística na formação de parcela significativa dos professores, procura analisar as conseqüências desta situação e propor atividades, leituras e inserções centrado na premissa básica de que o ensino de engenharia só sofrerá alguma modificação consistente se a comunidade dos professores que atuam na educação tecnológica se voltar para este intento. Para promover a superação das deficiências detectadas, este livro se fundamenta em três eixos direcionadores: a) estudos sobre os pontos básicos que norteiam a relação professor-aluno; b) um levantamento das implicações decorrentes da falta de análise da relação entre ciência, tecnologia e sociedade na filosofia dos cursos tecnológicos; c) reflexões sobre questões didáticas, pedagógicas e epistemológicas. As contribuições da história, da filosofia, da sociologia, da epistemologia, bem como da necessária conexão entre engenharia, tecnologia, cultura e sociedade, são de fundamental importância para tais colocações.

LIVRO 3:

Introdução à Engenharia. Conceitos, ferramentas e comportamentos! 4ª edição. Autores: Walter Antonio Bazzo & Luiz Teixeira do Vale Pereira - Editora: EdUFSC - ano 2013.

É um texto que busca facilitar o embarque na carreira de engenharia, abreviar o tempo de adaptação no curso, mostrar as possibilidades e os encantos da profissão. Além de ser uma contribuição para o ensino de engenharia no Brasil, visando aos recém-ingressos nas suas mais diversas habilitações, é um texto técnica e pedagogicamente pertinente e adequado ao cenário educacional brasileiro. Em linhas gerais, este livro aborda a estrutura, alguns limites, a trajetória, os compromissos técnicos e sociais e algumas ferramentas de trabalho da engenharia. Ou seja, busca ajudar a esclarecer quem é esta entidade desconcertante – a engenharia, carruagem movida pelo fogo do deus mitológico Prometeu –, tornando menos árduo e mais prazeroso o embarque na profissão.

LIVRO 4:

Educação Tecnológica. Enfoques para o ensino de engenharia! 2ª edição Autores: Walter Antonio Bazzo, Luiz Teixeira do Vale Pereira e Irlan von Linsingen - Editora: EdUFSC - ano 2009.

Este livro é fruto de interpretações acerca do ensino de engenharia no Brasil. Nele são sintetizadas reflexões realizadas no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica - NEPET. Os textos que compõem cada capítulo foram reestruturados e organizados em forma de livro, procurando abordar com coerência várias questões pertinentes à educação tecnológica. São enfocadas ideias que nem sempre fazem parte das preocupações diárias de um professor e alunos de tecnologia, muito embora sejam parte de seu dia-a-dia. O objetivo geral deste livro é mostrar, para quem leciona, faz e/ou pensa a tecnologia, que os embasamentos das nossas ações ultrapassam em muito a simples vontade de acertar ou de fazer.


 

Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas e comentários sobre o site.
Copyright©2009-2019 NEPET | Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica