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A proposta desta seção é propiciar um espaço para que os interessados possam acessar artigos, produzidos pelos membros e colaboradores do NEPET, que tratam de questões relativas à educação tecnológica e a temas de interesse da relação ciência, tecnologia e sociedade (CTS). São expostos aqui os resumos, os nomes dos autores e seus endereços. Alguns artigos completos são disponibilizados para 'download' e para leitura 'on-line'. A ordem dos textos nessa seção está relacionada com a data de publicação do artigo. No entanto, muitos com datas anteriores continuam sendo disponibilizados porque mantém a pertinência de seu conteúdo com estudos desenvolvidos nas discussões permanentes dos participantes do NEPET. Por isso, nem sempre o primeiro da lista é o último carregado na página. Uma visada geral pode apresentar assuntos importantes publicados há algum tempo.


O Papel do Engenheiro no Gerenciamento do Desenvolvimento Tecnológico e Social

de Oliveira, Bernardo Cassimiro Fonseca de; Paraski, Henrique von; Pereira, Luiz Teixeira do Vale; Bazzo, Walter Antonio. Publicado no XXXVIII COBENGE (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia) (2010).

Resumo: As alterações ambientais e comportamentais resultantes da introdução contínua de inovações tecnológicas são de tal magnitude e, às vezes, tão inesperadas, que as instituições sociais em geral, entre as quais os governos nacionais, não têm conseguido acompanhá-las e adaptar-se, enfrentando, então, sérias crises de gerenciamento. Assim, estabelece-se um descompasso entre a nova realidade social resultante do avanço científico e tecnológico e a capacidade de adaptação dos cidadãos e de reação e reorganização dos grupos ou entidades sociais para o trato dessa nova realidade. É o que se tem chamado de hiato gerencial. Este, quando instalado, pode levar os indivíduos à obsolescência profissional e ao desajuste social, as empresas à perda de mercados e, eventualmente, à falência, e os governos ao descrédito. Sendo assim, vê-se que o engenheiro tem papel entre os protagonistas na criação deste hiato e também na sua possível recuperação. É fundamental para o engenheiro desenvolver uma visão sistêmica do mundo, ou seja, reconhecer que, como agente de transformação social, ele faz parte do todo. Desse modo, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento da discussão de assuntos no contexto do curso de engenharia para que se possam formar profissionais que considerem em seus trabalhos seus aspectos sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Palavras-chave: Alterações Sociais, Evolução Tecnológica, Hiato Gerencial, Engenharia, Interdisciplinaridade.

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A Responsabilidade da Engenharia: Uma Visão Sobre Educação e Trabalho

de Mayr, Ana Carolina ; Lopes, Guilherme Fanhani; Pereira, Luiz Teixeira do Vale; Bazzo, Walter Antonio. Publicado no XXXVIII COBENGE (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia) (2010).

Resumo: A engenharia pode ser definida de várias maneiras, e a ela são atribuídas diversas responsabilidades relacionadas a aspectos técnicos e sociais. Neste contexto, discutem-se algumas outras atribuições do engenheiro e de que modo sua educação profissional interfere em sua formação técnica e humana. O papel dos educadores na construção do conhecimento necessita ser modificado para suprir a demanda de conteúdo dos profissionais no futuro. Da mesma forma, os estudantes deverão estar cientes do que será deles esperado durante o exercício de sua profissão.

Palavras-chave: Engenharia, Ensino de Engenharia, Responsabilidade profissional.

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Sustentabilidade:O Que as Engenharias Têm a Ver Com Isso?

de Machado, Fábio Murilo Costa; Pereira, Davi Mendonça do Vale; Pereira, Luiz Teixeira do Vale; Bazzo, Walter Antonio. Publicado no XXXVIII COBENGE (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia) (2010).

Resumo: As faculdades de Engenharia são tradicionalmente vistas como ilhas de conhecimento tecnológico, onde discussões sobre política, economia, meio-ambiente e sociedade raramente ocorrem. Nada mais natural, diriam alguns estudantes e professores da área, que conhecem a pesada carga de disciplinas técnicas que devem ser ministradas ao longo de apenas cinco anos. Tanto que a palavra Sustentabilidade, tão em voga nos dias atuais, raramente é pronunciada em uma sala de Engenharia. Contudo, não é à toa que essa palavra está na moda. Ela traz à tona uma variedade de conceitos pertinentes à sociedade contemporânea, como o fornecimento de alimentos e bens de consumo a uma população em crescimento vertiginoso, sem, no entanto, esquecer-se do impacto sócio-ambiental resultante dessas atividades. Ora, não seria a Engenharia parte integrante e determinante dos rumos da sociedade? Por que então não trazer uma discussão tão importante como a da Sustentabilidade para dentro das salas de aula de Engenharia?

Palavras-chave: Educação em Engenharia; Sustentabilidade; CTS

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A Tecnologia e o Homo Simbolicus

de Bazzo, Walter Antonio; Pereira, Luiz Teixeira do Vale. Publicado no XXXVIII COBENGE (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia) (2010).

Resumo: Neste artigo é apresentada uma interpretação da tecnologia como uma construção humana que ultrapassa o simples utilitarismo, alcançando também o campo simbólico. Esta interpretação é vista como determinante para a definição de uma identidade para a sociedade moderna. São apresentados exemplos que corroboram a tese, que inclui o engenheiro como construtor de símbolos.

Palavras-chave: Tecnologia, Utilitarismo, Simbologia.

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Potencial do Promove na Articulação do Ensino Médio e Tecnológico

de Schwertl, Simone Leal; Bazzo, Walter Antonio; Furtado, Clara Maria. Publicado no XXXVIII COBENGE (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia) (2010).

Resumo: Desde 2004 apresentamos trabalhos no COBENGE refletindo sobre o ensino nos cursos de engenharia, a influência direta da qualidade do ensino médio e a participação dos professores nas discussões que norteiam a formação dos profissionais da área tecnológica. Preocupações com a fuga dos estudantes do ensino médio da carreira de engenharia extrapolaram os domínios das IES, uma vez que o mercado esta cada vez mais carente deste profissional. Neste trabalho procuraremos relatar as contribuições do programa PROMOVE a partir da experiência na participação do projeto CONECTE: Conexão de saberes: das ciências básicas à tecnologia, e principalmente vislumbrar o potencial que este programa tem para a transformação da educação tecnológica no ensino médio e no ensino de engenharia, a partir de um amadurecimento dos estudos CTS.

Palavras-chave: PROMOVE, Ensino Médio, Educação Tecnológica e CTS.

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La Tecnología como Materia de Enseñanza: una lectura epistemológica

de Niezwida, Nancy Rosa Alba; Bazzo, Walter Antonio; Delizoicov, Demetrio. Publicado em VIII Jornadas Estudios Sociales de la Ciência y la Tecnologia - ESOCITE 2010, 20 a 23 de julho, Universidad Tecnológica Nacional, Facultad Regional Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.

Resumo: Teniendo en cuenta que el estudio de la tecnología es bastante reciente en los diversos sistemas educacionales, el artículo contextualiza los primeros indicios de incorporación de tecnología como cuerpo de conocimiento escolar en diferentes contextos. De forma particular, aborda un caso de Argentina donde, desde 1993, se busca una educación tecnológica a partir de una disciplina curricular. Esta, a pesar de ser una propuesta promisoria para la formación de los niños y adolescentes, encuéntrase afectada negativamente por algunos factores.

Palavras-chave: enseñanza de tecnología, estilo de pensamiento, circulación de ideas.

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Condiciones de producción de sentidos en Educación tecnológica

de Niezwida, Nancy Rosa Alba; Bazzo, Walter Antonio. Publicado em 6. Congreso de Educación Tecnológica Replanteos curriculares y nuevas propuestas A quince años de su incorporación al sistema educativo argentino. 11 y 12 de Junio de (2010).

Resumo: La incorporación de la Tecnología como área de estudio es relativamente reciente en sistemas educacionales de varios países, adoptando abordajes y objetivos diversos. El presente trabajo consiste en "otra lectura" de formas de pensar y actuar de profesores en educación tecnológica, activos en la provincia de Misiones, acerca de la Tecnología como cuerpo de conocimiento, así como las implicaciones de tales comprensiones para la educación tecnológica en ese contexto educacional. Utilizando como referencial teórico-metodológico el Análisis de Discurso, de vertiente francesa, así como contribuciones teóricas de Paulo Freire y de los Estudios Sociales de la Ciencia y la Tecnología, se entiende al profesor como sujeto histórico cuyo pensamiento corresponde a sentidos producidos en determinadas condiciones. Así, se objetiva analizar las condiciones de producción de los sentidos, y luego su significación, que emerge del colectivo de profesores. Se identifica que la atribución de sentidos transcurre en formas variadas de lectura del mundo tecnológico, según el lugar social; los discursos vehiculados en el decorrer de la historia y la memoria discursiva o inter-discurso. Entre los resultados y conclusiones se identifica procesos de silenciamiento, de aspectos sociológicos del conocimiento tecnológico, y de desplazamiento de sentidos, más críticos sobre la sociedad asimétrica y desigual.

Palavras-chave: produccion de sentido, tecnología, educación tecnológica.

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Estudo de mecanismos para popularização do conhecimento acerca da Segurança Alimentar e Nutricional.

de Monica de Caldas Rosa dos Anjos e Walter Antonio Bazzo, publicado no Colóquio Educação, Alimentação e Cultura, UFRJ (2010).

Resumo: A participação efetiva da sociedade, na tomada de decisões de impacto social e na projeção de políticas públicas, está vinculada à necessidade de informação e de inclusão social, por meio da popularização da ciência. É imprescindível disseminar um pensamento crítico, capaz de desenvolver, no indivíduo, a compreensão dos fatores que interferem no cotidiano da comunidade, a fim de que possa exercer o controle social e exercitar a cidadania. Uma comunidade melhor instruída é capaz de criar oportunidades, trazendo como conseqüências, trabalho, educação, saúde, dignidade e qualidade de vida a seus moradores. Organizar a população, para que participe do processo de planejamento, execução e controle de ações, é uma forma de garantir o crescimento e desenvolvimento da comunidade e a SAN. O objetivo da pesquisa é criar mecanismos para a construção de uma rede de informação, permanente, atuante e acessível à comunidade, visando trabalhar questões sobre SAN. A pesquisa será realizada em uma comunidade participante de movimentos sociais, cujo tema da SAN, seja ponto de pauta de discussões entre os participantes. Os debates ocorrerão em espaços abertos e serão conduzidos por meio de Rodas de conversa. A situação de insegurança alimentar e nutricional será diagnosticada e estratégias para a reversão do quadro serão elaboradas em conjunto com a comunidade. Mecanismos de difusão do conhecimento serão estudados quanto à viabilidade e adequação ao contexto da comunidade, sendo implementados e avaliados quanto à eficácia. Espera-se, com esta iniciativa, difundir o conhecimento sobre SAN, transformando a realidade social da comunidade.

Palavras-chave: redes de informação, problematização, dialogicidade.

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O Contexto Científico-tecnológico e Social Acerca de uma Abordagem Crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque

de Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto e Walter Antonio Bazzo - publicado em Revista Iberoamericana de Educación (online), v.1; p. 49/1 (2009).

Resumo: Esse artigo tem como propósito apresentar algumas reflexões sobre ciência-tecnologia-sociedade e suas relações, procurando mostrar como a educação pode contribuir para esse debate. Inicialmente expomos que na visão positivista a ciência e a tecnologia são consideradas como alavancas para o progresso e desenvolvimento humano sem que se considerem suas implicações sociais. Evidenciamos que o uso de novas tecnologias são impulsionadas por interesses políticos, econômicos e militares, o que implica riscos para a sociedade contemporânea. Existe a necessidade de a população alcançar, além do acesso às informações sobre o desenvolvimento cientifico-tecnológico, também as condições de avaliar e participar de decisões que venham a atingir o meio onde vive. Todavia, para que a sociedade possa se tornar efetiva nessas discussões é necessário que tenhamos uma formação que compreenda o funcionamento da tecnociência. Nesse contexto, ressaltamos que algumas atitudes já começaram a ser tomadas. Uma delas vem se evidenciando em vários setores da sociedade, especialmente na área educacional, por meio da abordagem CTS, a qual se apresenta como uma forma de postura que pode ser assumida pelos educadores, indo muito além do academicismo e cientificismo, ao se preocupar com os problemas sociais relacionados com o contexto cientifico-tecnológico.

Palavras-chave: CTS, contexto científico-tecnológico-social, educação.

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Empreendedores de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) X Educação Tecnológica

de Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto e Walter Antonio Bazzo - Publicado no XXXVII COBENGE (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia) (2009).

Resumo: Este artigo tem por objetivo expor o que pensam os empreendedores incubados ou graduados sobre o papel da sua empresa na sociedade? Salientamos que esses dados fazem parte da pesquisa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, realizada com gestores, empreendedores incubados e graduados de Incubadoras de empresas de Base Tecnológica do Paraná (IEBT-PR). A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista individual semi-estruturada. A amostra constou de vinte e nove (29) participantes. Os principais resultados mostraram que os serviços oferecidos pelas IEBTs poderiam ser melhorados, especialmente no que se refere aos cursos, consultorias e treinamentos. Evidenciou não haver preocupação em relação às implicações sociais do desenvolvimento científico e tecnológico e também a necessidade de se investir numa educação tecnológica que promova o debate sobre as relações existentes ente ciência, tecnologia e sociedade.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Incubadora de empresa de base tecnológica, CTS, Educação tecnológica.

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