CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil



Notícias
Opinião

Disciplinas

Bate-papo
com o NEPET
Muita leitura. Sempre!

Artigos

Vídeos e Imagens

Livros publicados

Revistas
Abenge

Opinião


Nesta seção estão registradas informações acerca da educação tecnológica. Elas têm o objetivo de disponibilizar discussões atuais e pertinentes para professores, pesquisadores, profissionais e estudantes que trabalham com a relação ciência, tecnologia e sociedade.


Precisamos falar sobre a vaidade na vida acadêmica

24-02-2016 - Há muito tempo não trazemos opiniões aqui na nossa seção. Talvez por elas estarem diluídas em outras matérias. Reiniciamos este costume com uma opinião trazida da Carta Capital. Nossa função na página do NEPET é, além de produzir materiais para reflexão, selecionar conteúdos que sirvam para nossa autocrítica e reavaliações de nossas tarefas como educadores. Uma amostrinha desse excelente conteúdo, transparece neste trecho: 'Quais os valores que imperam na academia? Precisamos menos de enrolação, frases de efeitos, jogo de palavras, textos longos e desconexos, frases imensas, “donos de Foucault”. Se quisermos que o conhecimento seja um caminho à autonomia, precisamos de mais liberdade, criatividade, objetividade, simplicidade, solidariedade e humildade'. Parece que vale a pena ler tudo. Aliás, o NEPET tem sido muito contundente em relação a este 'descomportamento' da Educação em todas as esferas (ler outras publicações na página sobre isso). Este aspecto crítico é mais sentido no mar de egos em que se transformou a academia.


LAUDATO SI’: Sobre o Cuidado da Casa Comum

12-07-2015 - A Encíclica Papal tem chamado a atenção de muitos estudiosos, educadores, políticos e da população como um todo. Ela foi o mote de nossa mensagem do coordenador do mês de julho. Na continuidade destas reflexões e buscando disponibilizar bons materiais sobre o assunto trazemos uma reflexão sobre 'LAUDATO SI’: Sobre o Cuidado da Casa Comum' elaborada pelo professor Attico Chassot. Aliás, recomendamos o acompanhamento do blog deste professor, um incansável educador brasileiro, que sempre nos brinda com excelentes reflexões


Somos todos delinquentes acadêmicos?

25-03-2014 - Há muito tempo não trazíamos alguma opinião tão polêmica nesta nossa seção. Independentemente da concordância ou não com o que vem aqui escrito, tal artigo de Antonio Ozaí da Silva é imperdível para aqueles que querem fazer uma auto crítica sobre sua atuação na vida acadêmica.


Redes Sociais como Ferramenta de Mobilização Social

08-08-2013 - Na nossa última mensagem do coordenador (mês de julho) chamamos a atenção para o grito das ruas em relação à Educação Tecnológica. Falamos da gravidade da situação pelo abandono que nós educadores, em muitas situações, tratamos estas questões sociais em sala de aula. O movimento passou, pelo menos em sua intensidade inicial, e parece que todos voltam às suas posições de conforto, como se nada houvesse acontecido. Não é bem assim. Agora, mais que nunca, precisamos transformar estas reinvidicações em reflexões dentro dos mais diferentes cursos universitário. É isso que duas alunas da disciplina T&D fizeram no seu artigo final da disciplina. Está aqui colocado em opinião, mas é muito mais que isso. É uma análise profunda feita por aqueles que usam as redes sociais dentro da sociedade contemporânea. Vale a pena a sua leitura, sem dúvida.


Fragmentos do Dia a Dia: Acelerando Por Quê?

21-02-2013 - Sexta-feira de uma primavera, estranha. Já começou com frio, seguido de chuva e vento, o que nessa estação descaracteriza a tônica da nossa ilha da magia. Talvez este aspecto tenha me deixado assim meio compelido a falar sobre alguns fragmentos do dia a dia os quais vêm sendo, de certa maneira, motes da nossa coluna. Esses fragmentos são uma mescla de filmes, conferências, debates, sobretudo, livros e acontecimentos... Eles me levam para o lugar onde a palavra se faz verbo.


Ao trabalhar CTS nos falta contundência?

18-02-2013 - Ao resgatar algumas das opiniões da página da OEI, observei que a partir do ano de 2010 até 2012 muitas discussões, dúvidas, possibilidades e, acima de tudo, reflexões se voltaram para as questões relativas ao campo teórico-metodológico de como tornar CTS mais efetivo – principalmente no processo educacional. O professor Cerezo, em um de seus escritos, provocou uma profunda inquietação sobre o ativismo CTS que prontamente reforcei, em outra coluna, pela pertinência de seus argumentos.


O Mundo ensaia a Humanidade

21-12-2012 - Desta vez os livros serão apresentados de forma enviesada. Ao invés deles em primeiro plano, um grande escritor brasileiro será o mote principal para refletirmos acerca da relação ciência, tecnologia, sociedade e de suas implicações no processo de desenvolvimento humano e social. O título desta edição “O mundo ensaia a humanidade” busca evidenciar de imediato a força de seu pensamento. Trata-se na verdade de uma apropriação de uma de suas falas extraída do documentário “Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá” , do cineasta brasileiro Sílvio Tendler.


Tricentenário de Rousseau: qual a sua importância para a educação tecnológica?

05/12/2012 - Em 28 de junho de 2012, comemorou-se o trigésimo centenário de nascimento de Jean-Jacques Rousseau, nascido em Genebra e considerado um dos mais polêmicos filósofos do século das luzes. O NEPET, grupo de pesquisa voltado para compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade, neste ano festivo, não poderia deixar de participar dos debates acerca de um dos autores mais referenciados na área tecnológica, quer seja para contrapor que seja para ratificar suas ideias.


Professor da área tecnológica, um trabalhador que lê?

06/10/2012 - "Fala-se muito das escolas e dos professores. Falam os jornalistas, os colunistas, os universitários, os especialistas. Não falam os professores. Há uma ausência dos professores, uma espécie de silêncio de uma profissão que perdeu visibilidade no espaço público. (NÓVOA, 2011, p. 24)." Leio este fragmento de António Nóvoa através de duas vias. Primeiro, como provocação para uma reflexão em torno da formação dos professores, em especial aqui da área tecnológica. Segundo, como um convite para que o próprio professor quebre o silêncio em relação à sua profissão e formação docente. Muito se produz sobre a educação e sobre o ensino. Mas, quem é mesmo a autoridade e quem a autoriza a falar em nome dos professores ou para os professores?”


A leitura, o livro e a internet

13/09/2012 - “Quando eu tinha uns 15 anos, ainda lá nas terras inesquecíveis de Capinzal onde nasci, lembro que meu pai – figura belíssima a quem tanto agradeço pelos valores humanos que a mim transmitiu – dizia ao ouvir músicas da banda sensação da época – The Beatles – que tanto nos encantava: “Este mundo está virado de pernas para o ar. Imaginem que isso é também tratado por música”. Eu, na qualidade de adolescente, ficava transtornado pela falta de atualidade daqueles “velhos saudosistas” que desejavam a volta de um mundo das priscas eras do tacape. Será que estou pior que meu pai quando fico constantemente refletindo sobre a relação entre a leitura, a internet, a informação vazia, o conhecimento linear e a passividade comportamental diante das telas digitais? São sobre estas coisas que discorro em mais esta opinião publicada na seção Anota Aí da Revista Clínica.”



Próxima página >


 

Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas e comentários sobre o site.
Copyright©2009-2019 Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica