Nesta seção estão registradas informações acerca da educação tecnológica. Elas têm o objetivo de disponibilizar discussões atuais e pertinentes para professores, pesquisadores, profissionais e estudantes que trabalham com a relação ciência, tecnologia e sociedade.

O vai e vem do aprendizado humano

19/06/2012 - “Se tivesse que responder, com uma única palavra, à seguinte pergunta: o que é a escravatura? – responderia: é um assassinato – e meu pensamento seria imediatamente compreendido. Não teria necessidade de um longo discurso para mostrar que o poder de privar um homem de seu pensamento, de sua vontade, de sua personalidade, é poder de vida e de morte, e que tornar um homem escravo é assassiná-lo. Por que então a essa outra pergunta – o que é propriedade? – não posso responder da mesma forma – é um roubo – sem ter a certeza de ser entendido, ainda que essa segunda proposição não seja senão a primeira transformada?”

Conversas de aeroporto

14/03/2012 - O tempo passa. Não há nada a fazer quanto a isso. Simplesmente, flui e se esvai de forma cíclica e contundente. Nesse movimento, já se vão quase dois anos que estou escrevendo esta coluna. Recordo-me muito bem como ela foi concebida. Certamente os leitores mais assíduos possam se lembrar. A sua primeira edição foi no número 1, volume 6, janeiro/março de 2010 com o título “A educação técnica precisa ser tecida com questões humanas”. Teve uma boa repercussão. Creio que, em parte, pelo ineditismo do tema em uma revista técnica de Odontologia.

AAA OU AA+ O QUE TUDO ISSO TEM A VER CONOSCO?

07/12/2011 - Parece estranho o aparecimento dessa salada de letrinha na nossa coluna, que sempre pretendeu refletir sobre a relação da tecnologia com a sociedade. Não hoje, porém – escrevo esta coluna no dia 09 de agosto, mas certamente não perderá sua atualidade quando de sua publicação – em que o mundo estarrecido, pela primeira vez, ouve e lê nos mais diversos noticiários a “embrulhada” econômica em que os Estados Unidos se meteram. E são exatamente essas letrinhas que demonstram o “perigo”, que nossos repórteres pronunciam com vozes graves, deixando os espectadores assustados sem mesmo entender do que se trata, porque o “economês” da televisão e dos jornais busca apenas retransmitir aquilo que preenche seus infindáveis noticiários sensacionalistas. Faz parte de um processo que é muito mais profundo: informar, mas não esclarecer. As raízes de tudo isso, entretanto, espalham-se pelas mais diferentes variáveis de uma equação complexa que reúne desde a política, a cultura, a ciência até o desenvolvimento tecnológico global que separa de forma tão acintosa os países do Norte e do Sul.

Uma "guerra" todos os dias

10/08/2011 - Muitos devem estranhar o título de nossa coluna. No entanto, parece-me muito propício para falar sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. E, novamente, para isso me remeto à leitura das páginas horrendas dos jornais a nos mostrar a carnificina que se traduz nos incontáveis acidentes automobilísticos – infelizmente – em nosso país.

Gente, poder, educação, livros!

11/05/2011 - Adquiri um costume que preenche boa parte de minhas atividades, de meus estudos e do meu lazer. Comprar livros. De preferência sempre buscando as infindáveis promoções que acontecem quase todos os anos nas mais diferentes livrarias. Muitos deles, de excelente qualidade, por não constarem nas listas dos mais vendidos em revistas e em jornais, às vezes, jazem nas prateleiras produzindo prejuízos aos seus editores. Então eles vão à liquidação. Não pela ausência de qualidade, mas pela pouca procura. Compro aos quilos – no sentido metafórico –, obviamente dando uma raspada de olho nas “orelhas” e nos sumários para ver de que se trata. Confesso que não seleciono muito a área do conteúdo. Em todas elas sempre colhemos subsídios para aprimorar nossa missão de profissionais conscientes, cidadãos e, acima de tudo, educadores.

Essa tal Filosofia (arquivo em .PDF)

15/04/2011 - Filosofar só dói quando não sabemos que refletir é um dos principais elementos que nos fazem seres humanos modernos. Este pequeno texto é um convite para que façamos de nossas aulas não apenas um repositório de informações técnicas caducáveis, "biodegradáveis", mas um momento de construção de conhecimentos.

O Macaco Nu (arquivo em .PDF)

07/04/2011 - Não é pra ser uma resenha. Li este livro há muitos anos. Talvez uns 25. Mas volta e meia me pego comentado alguma passagem dele, recomendando sua leitura. Pelo visto, mesmo que não conscientemente, ficou dele algo mais que uma simples lembrança. Livros são assim mesmo. Uns nos encantam vivamente, não esquecemos deles jamais, nossos olhos brilham ao lembrá-los. Outros...

Ponte da Independência (arquivo em .PDF)

06/04/2011 - A ponte Hercílio Luz, em Florianópolis-SC, agoniza em meio a promessas de recuperação. A sua reabertura é páreo para os problemas atuais de trânsito? Não estaríamos subtraindo espaço dos seres humanos para dar passagem aos nossos produtos tecnológicos. Problema CTS.

Das cavernas aos condomínios fechados (arquivo em .PDF)

01/04/2011 - Saímos das cavernas, construímos casas sólidas e agora estamos retornando às cavernas, modernas e cheias de segurança aparente, mas ainda assim cavernas, nas quais imaginamos poder apreciar as projeções da vida real. Uma provocação para refletir.

Fogo-fátuo (arquivo em .PDF)

31/03/2011 - Parece que o que mais tem feito a tecnologia é exatamente pulverizar o conceito de tecnologia. Tecnologia, hoje, é uma novidade fugaz, fogo-fátuo; um eterno sopro de esperança, mas com pouco fôlego. É uma promessa sempre em vias de se fazer.