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Nesta seção estão registradas informações acerca da educação tecnológica. Elas têm o objetivo de disponibilizar discussões atuais e pertinentes para professores, pesquisadores, profissionais e estudantes que trabalham com a relação ciência, tecnologia e sociedade.


Boi de tainha (arquivo em .PDF)

23/03/2011 - Algum tempo atrás duas chamadas na primeira página de um jornal de grande circulação em Santa Catarina me tomaram a atenção. Em tom de denúncia, uma das manchetes alardeava mais uma ocorrência de uma polêmica tradição do litoral catarinense....


CTS e Carnaval (arquivo em .PDF)

10/03/2011 -  Uma reflexão rápida e consistente sobre isso é o teor da opinião do Professor Luiz Teixeira do Vale Pereira. Ela também nos provoca a ler o livro - Consumido - que relatamos na seção Muita leitura! Sempre. Por que? Faça você mesmo esta relação.


A autonomia do indivíduo e do coletivo passa pelos valores na educação

27/01/11 - São geralmente habituais e contundentes os discursos mediante os quais se argumentam que os progressos sociais dependem sobremaneira das ações positivas da ciência e da tecnologia. Afirma-se que elas criariam condições materiais para a subsistência humana e que, na prática, ao se observar os produtos técnicos disponíveis, vem-se obtendo resultados exitosos. No entanto, algumas reflexões sobre esses entendimentos precisam ser aqui empreendidas.


Algumas possibilidades de ativar CTS nas escolas de engenharia

27/12/10 - Durante o ano de 2010 muitas discussões, dúvidas, possibilidades e acima de tudo reflexões de como tornar CTS mais efetivo foram trazidas nas páginas da OEI. O professor Cerezo, em um de seus pertinentes escritos nesta seção, nos trouxe uma profunda inquietação sobre o ativismo CTS. Sua razão sempre foi compartilhada pelo nosso grupo que, mesmo sem a estrutura e colaboração prestada pela enormidade de estudiosos que a OEI congrega, busca humildemente ativar de alguma maneira este aspecto em termos de Brasil. Por isso, ao findar este ano - sem dúvida muito produtivo, na nossa avaliação - gostaríamos de descrever nossa experiência nesta área para, talvez, contribuir com aqueles que comungam conosco tais dilemas em trabalhar estes assuntos nas salas de aulas. Principalmente para aqueles que estudam tecnologia e vão levá-la para o "consumo" da sociedade. Sair um pouco das infindáveis discussões acadêmicas para tornar, ou pelo menos iniciar, estas discussões efetivas nos parece um bom começo.


Para agir é preciso entender!

17/11/10 - A humanidade vive, mais do que nunca, sob os auspícios e domínios da ciência e da tecnologia (C&T). Isso ocorre de modo tão intenso e marcante que é comum a maioria das pessoas confiar no seu poder para resolver os problemas de qualquer natureza e ordem, tal qual aqueles que acreditam vigorosamente numa divindade. Este comportamento está tão arraigado na vida contemporânea que elas são levadas a pensar dessa maneira durante a sua permanência nos bancos escolares e, posteriormente, seguem fazendo no trato de suas profissões.


A Relação Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS – Interessa ao campo da Odontologia?

30/08/10 - Ciência e tecnologia interferem de forma marcante nos rumos das sociedades. Tal constatação tem provocado diferentes manifestações sociais e acadêmicas nas mais diversas áreas de atuação. Reações a muitas das realizações atribuídas à ciência-tecnologia nos últimos 40 anos em países da Europa e nos EUA e, mais recentemente, também na América Latina resultaram na proposição de um novo contrato social para a ciência e a tecnologia – Declaração de Budapeste, 1999 –, que altera a imagem tradicional das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, ressaltando a dimensão social – e prática – da C&T, opondo-se a uma visão anacrônica sobre a natureza especial da ciência como forma autônoma de conhecimento e a tecnologia como ciência aplicada.


Ainda sobre o ativismo CTS

09/07/2010 - Depois da ênfase em defender um novo enfoque no ensino de engenharia – que aqui me parece destacar o ativismo CTS –, se faz justo o reconhecimento de uma crescente preocupação e consciência dos meios acadêmicos, governamentais e profissionais – ainda não suficientemente refletidos nos bancos escolares – acerca das questões científicas e tecnológicas na América do Sul e por consequência no Brasil. Esse assunto vem despertando os mais altos interesses de grande parte da população, que busca as mais diferentes informações em revistas semi-especializadas e nos diversos programas de televisão, postos à disposição, sobretudo com o advento da TV a cabo, sobre os desafios científicos e tecnológicos, mostrando um renascimento das preocupações públicas referentes a temas que lhes dizem respeito.


Porém, como passar à ação? Não estamos fazendo isso?

21/05/2010 - Uma frase muito conhecida de Karl Marx pode ser encontrada em sua Tese XI sobre Feuerbach: “Os filósofos tem se limitado a interpretar o mundo de distintos modos, mas o que se trata é de transformá-lo”. Durante os últimos 40 anos se acumulou uma grande quantidade de literatura CTS, que poderia também se entender como uma variedade da teoria da ação: contribuições e mais contribuições sobre como mudar as relações entre ciência-tecnologia-sociedade, mais ainda muitas interpretações capazes de propiciar a concretização de projetos em prol do bem-comum da sociedade, da natureza e da humanidade como um todo.


Anota Aí - Tecnologia! Boa ou má? Precisamos discutir sobre isso?

09/05/2010 - É possível que a tecnologia não tenha sido alvo, ao longo de sua história, de críticas tão veementes e de questionamentos tão ricos como os que vem experimentando atualmente. Ao invés de manifestar estranheza por estes fatos, podemos considerar bastante salutar que isso aconteça. E, em qualquer campo de atuação, porque ela é fator determinante da sociedade contemporânea. Basta ver o que aconteceu em Copenhague no ano de 2009, onde as questões políticas sempre vieram a reboque das questões tecnológicas.


O NEPET comunga com os objetivos da OEI

09/03/2010 - Uma das metas sempre foi, e continua sendo, promover uma aproximação formal da engenharia, no plano acadêmico, com a abordagem CTS, visando incluir os especialistas técnicos nas discussões sobre o caráter de suas produções para uma maior compreensão das interações da engenharia com a ciência, a tecnologia, a sociedade e a natureza, posto que a engenharia está proximamente relacionada às transformações que se processam nesses campos, tanto como protagonista quanto coadjuvante.



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