Bate-Papo com o NEPET

Esta seção tem o objetivo de manter um contato mais estreito com nossos visitantes, sobre temas que ficam mais claros através de uma exposição oral. É a utilização do recurso tecnológico para aumentar a empatia nas discussões das questões educacionais, tecnológicas e que dizem respeito aos objetivos do NEPET.

Boas vindas aos calouros

02.08.2016 | Os professores Luiz Teixeira do Vale Pereira e Walter Antonio Bazzo batem o primeiro papo com os futuros alunos de engenharia mecânica do semestre 2016.2.

Tecnologia & Desenvolvimento

09.03.2016 | Algumas dicas importantes sobre a disciplina T&D oferecida pelo Departamento de Engenharia Mecânica neste primeiro semestre de 2016.

RECEPÇÃO AOS CALOUROS DA ENGENHARIA MECÂNICA

05.03.2016 | Estamos disponibilizando este bate-papo com os calouros de Introdução à Engenharia Mecânica da UFSC do semestre de 2016-1. Ele é pertinente para aqueles que queiram aprofundar alguns detalhes. E, por que não, para outros cursos que têm semelhantes disciplinas nos mais variados cursos do país. Nossa experiência de vários anos na labuta da sala de aula e da autoria de um livro texto neste assunto pode ser interessante.

Iniciando 2016.1 com novidades

05.03.2016 | Mais um semestre iniciando. Um rápido bate papo para darmos boas vindas aos nossos leitores e também para trocar algumas ideias daquilo que pretendemos fazer em 2016. Também falamos sobre os livros que o NEPET vem produzindo e a dificuldade que muitos encontram para adquiri-los.

A Civilização do Espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura

17.12.2015 | A civilização contemporânea passa por diversas turbulências que podem ser significativas no seu comportamento social e cultural. Este livro de Mario Vargas Llosa é uma leitura indispensável para quem quer e precisa entender um pouco mais desses complexos problemas que nos afligem no nosso dia a dia.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE e o contexto da educação tecnológica

14.12.2015 | Uma rápida conversa sobre o "feito" da edição número 5 do livro acima mencionado. Outra grande façanha da Editora da UFSC.

ANOTA AÍ! CRÔNICAS SOBRE A VIDA ESCOLAR

04.11.2015 | Já conversamos por várias vezes sobre este livro. Mas nunca é demais repetir. Ele fala sobre leitura. Sobre reprovações. Sobre cola. É, sobre cola, como colar, por que colar? Sobre a estranheza de entrar numa universidade, este monstro sagrado que nos assusta e nos fascina pela imensidade de oportunidades que nos oferece. Sobre a importância de estudar. E por aí vai. E sabemos que a leitura é o alimento da alma. então, estamos agora de volta com mais um "papinho" sobre o ANOTA AÍ! Em papo sobre livro sempre é fantástico!!

A IMPORTÂNCIA DE UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA PARA OS "CALOUROS" NA UNIVERSIDADE

09.10.2015 | Pela experiência de quase 30 anos atuando na disciplina Introdução à Engenharia Mecânica, da UFSC, os professores Luiz Teixeira do Vale Pereira e Walter Antonio Bazzo discorrem, em poucos minutos, sobre as questões fundamentais para que os cursos por todo o Brasil - e no resto do mundo também - tenham esta preocupação para a formação de seus alunos.

TAREFAS PARA A COMPLEMENTAÇÃO DO APRENDIZADO

29.09.2015 | Lá se vão mais de 27 anos do lançamento do livro "Introdução à Engenharia" de Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira. Neste caminho longo ele é constantemente revisto, analisado e, inclusive, repensando em relação à sua utilização junto aos alunos. É sobre isso que comentamos, nesta pequena conversa, ao trazer a importância das tarefas para a complementação do aprendizado, presentes ao final de cada capítulo.

FALANDO SOBRE LIVROS

24.08.2015 | Dentro da página do NEPET temos uma seção que fala sobre leitura. Quando um novo livro nos parecia importante para as reflexões correlacionadas à Educação Tecnológica, e similares, fazíamos uma pequena resenha que, talvez, poderíamos chamar de "dica de leitura". Agora, pela dinamicidade desse processo e pelo possibilidade de travar um diálogo sobre eles através de uma conversa mais informal, eles estarão aqui na seção bate papo. Esperamos sempre a visita de todos. Boa leitura!

DE TÉCNICO E DE HUMANO

14.08.2015 | Este livro já tem quase 8 meses de seu lançamento, porém alguns ainda não o conhecem. Uma conversa rápida e descontraída procura mostrar a ideia de tal texto. Produzido em capítulos decorrentes de crônicas escritas para uma revista de odontologia, abrange, na medida do possível, uma vasta quantidade de reflexões sobre a civilização contemporânea, colocando em xeque questões tecnológicas intrigantes.

RECEPÇÃO AOS CALOUROS DA ENGENHARIA MECÂNICA

13.08.2015 | Apesar do atraso desta postagem na página, por problemas técnicos que comentamos em outras oportunidades, estamos disponibilizando este bate papo com os calouros de Introdução à Engenharia Mecânica da UFSC do segundo semestre de 2015. Ele ainda é pertinente para aqueles que perderam a primeira aula e, também, para aqueles que queiram aprofundar alguns detalhes. E, por que não, para outros cursos que têm semelhantes disciplinas nas mais variadas faculdades do país. Nossa experiência de vários anos na labuta da sala de aula e da autoria de um livro texto neste assunto, pode ser interessante.

O QUE É O NEPET

18.07.2015 | Uma breve narrativa do que é o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) feita por seu atual coordenador, Prof. Walter Antonio Bazzo