CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil



Notícias
Opinião

Disciplinas

Bate-papo
com o NEPET
Muita leitura. Sempre!

Artigos

Vídeos e Imagens

Livros publicados

Revistas
Abenge

Vídeos e Imagens


Muitos vídeos e imagens são disponibilizados na internet sobre os mais variados assuntos. O NEPET, sempre "antenado" em questões que possam provocar reflexões sobre os conteúdos de CTS e correlatos procurará disponibilizar alguns deles que são de domínio público. A disponibilidade da internet é fantástica. Mas a seleção, pela enormidade de sites existentes, é quase impossível. Aqui na página do NEPET procuramos depurar (pelo menos pela quantidade) temas que por certo despertarão a atenção de nossos alunos, ex-alunos e futuros-alunos e de todos que se interessam pelas discussões que sempre trazemos. E os filmes e imagens são instrumentos muito fortes para isso.


01.07.2019 | La producción científica y tecnológica
CTS Paraguai | Material preparado para la entrega de diplomas de la 1. edición de la Cátedra CTS | Entrevista em três partes com o professor Walter Antonio Bazzo | Nepet | EMC | UFSC

Parte 1
Parte 2
Parte 3


É tempo de viver sem medo

20.09.2016 - Nestes tempos duros, cheios do ter e vazios do ser, nada mais revigorante para a alma do que ver e ouvir Galeano. Este jornalista/escritor que nos deixou faz pouco (em 2015) era, talvez, quem mais visualizava as variáveis contemporâneas com crítica, discernimento e, muitas vezes, com poesia. Estar sempre com seus dizeres nos permite refletir mais sobre a vida.


Entrevista com Paul Karl Feyerabend em Roma (1993)

02.09.2016 - Polêmico, instigante, revolucionário e, acima de tudo, um epistemólogo que balançou a estrutura bem comportada dessa área do conhecimento. Apesar da época (1993) Feyerabend nos brinda com reflexões atuais e que sintetizam bem o momento delicado e confuso pelo qual passa a sociedade humana. Nos fala de vida. Nos fala de prioridades. Enfim, nos fala.


Vídeos: EMC5004 Introdução à Engenharia Mecânica

16.10.2015 - De um desafio lançado aos alunos de Introdução à Engenharia Mecânica da UFSC, semestre 2015-2, resultaram ao menos 3 vídeos interessantes. O desafio consistia em produzir um pequeno vídeo mostrando um pouco do curso e da profissão Engenharia Mecânica, sob o ponto de vista de recém-ingressos na universidade. Vale a pena conferir os trabalhos produzidos.

Link dos Videos:

Video 1
Video 2
Video 3


Eduardo Galeano em Barcelona

25.02.2015 - Desnecessário falar qualquer coisa. Veja e reflita um pouco sobre nossa atuação como pessoa, professor, intelectual, trabalhador. Essa reflexão nos leva a repensar no processo civilizatório contemporâneo.


Seres Humanos não serão desejados

04.12.2014 - O que fazer no futuro quando o trabalho humano não for mais desejável? Vídeo instigante que precisa ser visto para nossas reflexões neste final de ano.


Muito além do peso

20.09.2014 - Realmente impactante. Material obrigatório para ser trabalhado em todas as salas de aula (e fora delas) de qualquer área do conhecimento. Para ser visto por mães, pais, irmãos, jovens, adultos, professores, estudantes... na busca de uma reflexão profunda sobre o processo civilizatório que vivemos. Sem procurar vitimas ou algozes precisamos repensar nossas atitudes perante este 'engolidor processo de progresso'. Por que aqui na página do NEPET? Porque essa seção tem a finalidade de selecionar imagens e vídeos que nos auxiliem neste constante processo de reavaliar nossa educação tecnológica linear, positivista e, na maioria das vezes, acrítica e passiva em relação aos resultados de toda a produção de tecnologia e costumes. Segundo os próprios responsáveis pelo vídeo, 'O documentário Muito além do Peso foi lançado em novembro de 2012, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigidas a elas. O filme é fruto de uma longa trajetória da Maria Farinha e do Instituto Alana na sensibilização e mobilização da sociedade sobre os problemas decorrentes do consumismo na infância.' Tais temas são constantes preocupações do NEPET por isso nossa veemência no convite para que todos nossos visitantes dediquem um tempo para ver esse filme.


Mobilidade Humana

25.03.2014 - Quando falamos em mobilidade humana poucas vezes temos ideia do caos que se abateu sobre o Planeta Terra. Pouco importa o local porque todos eles fazem parte do 'Volume de Controle' chamado Terra e portanto um problema que afeta a todos. Ao falarmos em Educação Tecnológica esta variável sempre deve estar presente.


Próxima página >


 

Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas e comentários sobre o site.
Copyright©2009-2019 Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica