CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil



Notícias
Opinião

Disciplinas

Bate-papo
com o NEPET
Muita leitura. Sempre!

Artigos

Vídeos e Imagens

Livros publicados

Revistas
Abenge

Vídeos e Imagens


Muitos vídeos e imagens são disponibilizados na internet sobre os mais variados assuntos. O NEPET, sempre "antenado" em questões que possam provocar reflexões sobre os conteúdos de CTS e correlatos procurará disponibilizar alguns deles que são de domínio público. A disponibilidade da internet é fantástica. Mas a seleção, pela enormidade de sites existentes, é quase impossível. Aqui na página do NEPET procuramos depurar (pelo menos pela quantidade) temas que por certo despertarão a atenção de nossos alunos, ex-alunos e futuros-alunos e de todos que se interessam pelas discussões que sempre trazemos. E os filmes e imagens são instrumentos muito fortes para isso.


Ponto de Mutação

08-11-2013 - Existem clássico em todas as áreas. Ponto de Mutação talvez seja o grande clássico para aqueles que pretendem discutir ciência, filosofia, tecnologia e outros aspectos correlacionados com a vida. É um filme que já está em circulação há mais de 40 anos. Jamais vai perder a atualidade. Indispensável para quem quer buscar entender o processo civilizatório.


Escravidão Moderna

29-10-2023 - Falar em Tecnologia e Desenvolvimento, enquanto as questões humanas são tratadas desta forma, parece desproposital. Este vídeo retrata muitas das reflexões que trazemos à tona quando estamos falando da relação ciência, tecnologia e sociedade. Esta relação é muito mais que questões econômicas como, infelizmente, é vista pela parte hegemônica da população mundial. Ela retrata o próprio processo civilizatório que vivemos atualmente.


Os donos do mundo!

04-10-2013 - Eu não sei se em outras civlizações, em outras etapas da história humana as pessoas estavam tão presas ao medo como nós estamos agora. Temos medo de tudo, o tempo todo. Não podemos fazer nada. É um gás paralisante o medo... São estas as primeiras palavras de Eduardo Galeano ao conceder esta entrevista de quase 10 minutos e que indicamos aqui nesta seção. É indispensável falar de Galeano. Apenas reforçamos a importância de suas reflexões para podermos compreender um pouco mais do processos civilizatório contemporâneo.


O Caçador de Histórias!

22-08-2013 - Quem está sendo entrevistado é Eduardo Galeano. Não precisaria dizer mais nada. Mas, reforçamos o caráter da entrevista ao falar em valores, em ditaduras do medo, relações internacionais e outra série de questões que trazem nossa reflexão novamente para a relação ciência, tecnologia e sociedade. E, lógico, para quem quer entender as variáveis que permeiam a equação do processo civilizatório contemporâneo esta entrevista é um forte elixir.


O que é ciência afinal?

19-08-2013 - Que oportunidade Ático Chassot nos proporciona com esta palestra. No video anterior, que disponibilizamos nesta página, questões sobre valores foram trazidas e com elas a importância de que, em paralelo, estes valores caminhassem com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Agora, brilhantemente, tal qual Chalmers, Chassot nos coloca a pensar sobre o que é ciência afinal. Excelente conteúdo para todos, mas em especial para aqueles que estão começando a cursar a disciplina Tecnologia & Desenvolvimento aqui na UFSC.


O que poderiamos dizer sobre valores

14-08-2013 - Por que não passam estes filmes na TV aberta com mais frequência? Esta é uma das perguntas feitas nos comentários sobre este trecho monumental interpretado por Charles Chaplin. A resposta é tão óbvia que nem precisa ser dita aqui. No entanto, ainda neste quase início de semestre, uma reflexão sobre o discurso aqui posto pode servir de matéria prima para discussões sobre valores com nossos estudantes. Nunca é muito repetir que nós, do NEPET, buscamos este material para facilitar a procura de conteúdos para suprirem nossas aulas com materiais que nos fazem pensar sempre no processos civilizatório.


Qual a postura ideal do professor?

05-08-2013 - Nada melhor que uma discussão sobre a Educação e o Professor para reiniciar o semestre letivo. Este vídeo disponibilizado aqui parece feito para isso. Um filósofo nos trazendo análises profundas e, por isso, também polêmicas. Se concordamos ou não não é a pergunta a ser feita agora. Precisamos sim, e muito, contextualizar estas discussões com as questões contemporâneas que nos são postas para saber como agir junto aos nossos estudantes aturdidos com o comportamento civilizatório atual.


Food Inc.

18-07-2013 - Todos falam sobre segurança alimentar. Todos se preocupam com as novas tecnologias para produzir alimentos. O século XXI tem como um dos seus maiores desafios continuar contrariando a teoria de Malthus. Este filme nos ajuda a entender porque em CTS devemos sempre estar atentos à questão alimentar.


Arte, tecnologia, homem, máquina?

09-07-2013 -Apenas veja e tire suas conclusões. É um belo vídeo, sem dúvida.


Guerra pela água

01-07-2013 - Hoje, mais uma vez dentro de nossas exaustivas discussões sobre desenvolvimento sustentável, a água voltou a ser assunto. Este video nos mostra que em todos os recantos do mundo, poluímos, desviamos, extraímos e esgotamos exponencialmente, com o crescimento populacional e tecnológico, as nossas limitadas reservas de água potável. O desenvolvimento excessivo e desenfreado da agricultura, construção e indústria, aumenta a procura por água potável para além do fornecimento finito, resultando na desertificação...


< Página anterior Próxima página >


 

Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas e comentários sobre o site.
Copyright©2009-2019 Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica