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Artigos A proposta desta seção é propiciar um espaço para que os interessados possam acessar artigos, produzidos pelos membros e colaboradores do NEPET, que tratam de questões relativas à educação tecnológica e a temas de interesse da relação ciência, tecnologia e sociedade (CTS). São expostos aqui os resumos, os nomes dos autores e seus endereços. Alguns artigos completos são disponibilizados para 'download' e para leitura 'on-line'. A ordem dos textos nessa seção está relacionada com a data de publicação do artigo. No entanto, muitos com datas anteriores continuam sendo disponibilizados porque mantém a pertinência de seu conteúdo com estudos desenvolvidos nas discussões permanentes dos participantes do NEPET. Por isso, nem sempre o primeiro da lista é o último carregado na página. Uma visada geral pode apresentar assuntos importantes publicados há algum tempo. Educación tecnológica en el currículo obligatorio: ¿hacia dónde vamos?de Nancy Rosa Alba Niezwida e Walter Antonio Bazzo – publicado em Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia Vol. 2, n. 2 (2009)Resumo: La educación tecnológica como área de estudio escolar es relativamente nueva en los currículos de diversos países, en los cuales puede requerir diversos abordajes. Este artículo explora la tendencia de formación en educación tecnológica que objetiva la Propuesta Curricular de Tecnología, de la provincia de Misiones, Argentina, definida en el marco de la Ley Federal de Educación Nº 24.195/93. Para eso, se presenta inicialmente un panorama de acciones emprendidas en algunos países para incluir el conocimiento tecnológico a la educación obligatoria; después, las contribuciones teóricas sobre la naturaleza del conocimiento tecnológico y el análisis de la tendencia de formación que solicita el documento curricular y del papel que este atribuye al profesor. Por último, consideraciones sobre los factores que pueden contribuir para una educación tecnológica con tendencia humanista, una vez que se considera esa la perspectiva promisoria para la formación de ciudadanos. Palavras-chave: educación tecnológica, currículo, formación docente. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológicade Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto e Walter Antonio Bazzo - publicado em Ciência & Educação Vol 15, n 3 (2009)Resumo: O presente artigo tem como objetivo expor a concepção que as pessoas envolvidas (empreendedores e gestores) com o processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas dentro de IEBTs (Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica) do Paraná possuem sobre ciência, tecnologia, inovação e suas relações com o contexto social. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual semiestruturada. A amostra contou com 29 participantes. Os resultados mostraram que a grande maioria dos participantes da pesquisa possui uma visão ainda incipiente sobre ciência, tecnologia e suas relações sociais. Ficou evidenciada a necessidade de se mudar o paradigma atual da educação tecnológica, a fim de transformar a concepção do profissional da área tecnológica quanto a sua responsabilidade social nesse processo. Palavras-chave: CTS, Alfabetização científica e tecnológica, Educação tecnológica, Incubadoras de empresas de base tecnológica, Tecnologia.
Caso Simulado no Ensino-Aprendizagem de Matemática: ensinar sob uma abordagem críticade Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro e Walter Antonio Bazzo - Publicado em Bolema, n.32, p. 101-122 (2009)Resumo: Com este trabalho, pretende-se contribuir para a reflexão acerca da inserção de temas que permitam abordar a matemática por meio de suas relações com o contexto científico-tecnológico e social. Desenvolvida sob os pressupostos da Educação Matemática Crítica, a pesquisa teve como público-alvo alunos da primeira série do Ensino Médio de uma instituição pública da cidade de Ponta Grossa-PR, na disciplina de matemática. A questão problema que norteou o estudo foi a possibilidade de introduzir no ensino-aprendizagem da matemática a pesquisa, leitura e casos simulados que pudessem aproximar o conhecimento matemático do contexto científico-tecnológico e social, permitindo ao aluno questionar, refletir e avaliar a influência e dependência da matemática, enquanto ciência, frente aos demais conhecimentos. A análise dos dados apontou para a pertinência de introduzir, além do conhecimento matemático formal, a pesquisa, discussão e casos simulados em sala de aula, como forma de romper o tradicionalismo e promover uma nova forma de construir o conhecimento, destacando as possibilidades de avanços e limitações que os diferentes saberes possuem. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Conhecimento Matemático. Contexto científico-tecnológico-social. Educação Matemática Crítica.
Senta que o Leão é Mansode Luiz Teixeira do Vale Pereira e Walter Antonio Bazzo - Publicado no XXXVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2009).Resumo: Mostrar que a Universidade é mais que a preparação linear para uma profissão futura e trazer o jovem a refletir sobre os diferentes problemas da sociedade contemporânea constituem grandes desafios. Motivar o estudante continua sendo o nosso calcanhar de Aquiles. A partir destas preocupações recorrentes, resolvemos ousar e partir das singelas boas intenções para uma atitude prática: preparar textos que tratassem esta questão de forma simples e direta, objetivando aproximar o universitário do seu papel de estudante. Este artigo tem como propósito apresentar essa experiência para alertar que um curso superior é muito mais que obter um diploma, é mais que cumprir currículos, assistir aulas, realizar provas, tudo passivamente, aguardando pelo dia da formatura. Acreditamos que explicitar e refletir sobre as coisas que nos cercam, sobremaneira sobre o processo educativo, é um bom começo para uma formação consistente e por isso o fazemos neste artigo. Palavras-chave: Motivação, Reflexões interdisciplinares, Educação em Engenharia.
CTS na Educação em Engenhariade Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira - Publicado no XXXVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2009).Diretrizes curriculares, novos programas para a Educação Tecnológica, preocupações com novos assuntos que motivem e despertem o interesse do corpo discente. Uma variada gama de preocupações ocupa a atenção de professores de engenharia. Às vezes de forma superficial, o tema Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) aparece permeando estas discussões. Alguns nem sequer ouviram falar desta sigla, outros não sabem de fato o que ela significa em termos de novas abordagens epistemológicas. Este artigo tem o propósito de trazer algumas reflexões que possam esclarecer sobre tal tema e, a partir desse entendimento, estabelecer algumas estratégias para a sua implementação. Dentro das inúmeras problemáticas que o mundo contemporâneo enfrenta, reflexões sobre a intricada relação entre CTS são, indubitavelmente, indispensáveis. Mas afinal o que é trabalhar CTS na educação tecnológica? Palavras-chave: CTS, Educação em engenharia, Formação de professores.
Uma Aproximação Inadiávelde Jilvania Lima dos Santos Bazzo e Walter Antonio Bazzo. - Publicado no XXXVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2009).Resumo: A partir de um levantamento dos eixos norteadores que perpassam as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de engenharia, buscamos no COBENGE 2008 promover uma reflexão articulada entre o processo de desenvolvimento humano e o ensino de engenharia, visando compreender a formação do engenheiro pelo viés da filosofia educacional de Jean-Jacques Rousseau, mais especificamente, mediante a percepção do conceito amor-de-si. Para tanto, naquela ocasião optamos evidenciar a questão problematizadora; discutir o conceito amor-de-si e os seus contornos; estabelecer uma relação entre a atual concepção do ensino de engenharia e a necessidade de uma formação acadêmico-profissional capaz de ativar o sentimento de preservação e benevolência e, finalmente, apresentar elementos que favorecessem a continuidade do debate acerca do perfil dos engenheiros necessários à manutenção da vida e da espécie. O assunto continua cada vez mais premente de ser abordado nesta área, por isso – calcados também em outras correntes humanistas que reúnem esta preocupação – voltamos a carga na tentativa de promover novas reflexões, argumentando que esta aproximação da técnica com a filosofia se mostra cada vez mais inadiável. Palavras-chave: Desenvolvimento humano, Tecnologia-Filosofia, Educação em Engenharia.
O Impacto Social da Ciência e da Tecnologia: A postura de Geradores de Tecnologia e suas Implicações na Educação Tecnológica.de Rosemary Monteiro Castilho Foggiatto e Walter Antonio Bazzo. Publicado nos Anais do I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARC)/ II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo (2008).Resumo: O presente artigo tem como objetivo expor a concepção que as pessoas envolvidas (empreendedores e gestores) com o processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas dentro de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (IEBTs) do Paraná possuem em relação ao impacto social causado pelas inovações tecnológicas dentro das IEBTs. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual semi-estruturada. A amostra constou de vinte e nove (29) participantes. Os resultados mostraram que a grande maioria dos participantes da pesquisa possui uma visão limitada sobre ciência, tecnologia e suas relações sociais. Evidenciamos a necessidade de se mudar o paradigma atual da educação tecnológica a fim de transformar a concepção do profissional da área tecnológica quanto a sua responsabilidade social nesse processo. Para isso, apresentamos como proposta a abordagem CTS, a qual se mostra como uma nova postura a ser assumida pelos professores para muito além do academicismo e cientificismo. Palavras-chave: CTS, Educação Tecnológica, Alfabetização Científica e Tecnológica, Educação Científica e Tecnológica.
Educação em Engenharia e Desenvolvimento Humano: o amor-de-si como fundamento filosófico.de Jilvania Lima dos Santos e Walter Antonio Bazzo. Publicado no XXXVI COBENGE (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia) (2008).Resumo: Com este trabalho, levando-se em consideração as questões realçadas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de engenharia, busca-se promover uma reflexão articulada entre o processo de desenvolvimento humano e o ensino de engenharia, visando a compreender a formação do engenheiro pelo viés da filosofia educacional de Jean-Jacques Rousseau, mais especificamente, mediante a percepção do conceito amor-de-si. Para tanto, optou-se pelas seguintes diretrizes: a) evidenciar a questão problematizadora; b) explicar o conceito amor-de-si e os seus contornos; c) estabelecer uma relação entre a atual concepção do ensino de engenharia e a necessidade de uma formação acadêmico-profissional capaz de ativar o sentimento de preservação e benevolência; d) finalmente, apresentar elementos que favoreçam a continuidade do debate acerca do perfil dos engenheiros necessários à manutenção da vida e da espécie. Palavras-chave:Desenvolvimento humano, Amor-de-si, Educação em Engenharia.
Ciência, Tecnologia e Sociedade e Formação do Engenheiro: Análise da Formação Vigentede Tatiana Menestrina e Walter Antonio Bazzo - publicado na Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia Vol 1, p. 01-10 (2008)Resumo: São apresentados, neste artigo, inicialmente, determinados enfoques teóricos com o objetivo de evidenciar algumas concepções acerca dos paradigmas educacionais, ensino de engenharia, epistemologia da construção do conhecimento em educação e as perspectivas em termos de Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Como segundo aspecto analisa-se, a "Legislação nacional: um recorte para os cursos de Engenharia" apresentando a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) e as Diretrizes Curriculares que norteiam os cursos de Engenharia no Brasil e que demarcam as principais questões para a construção de Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPPs. Realiza-se uma apreciação teórica e conceitual, pois se entende que só a partir dela é possível compreender o que é esperado do engenheiro em termos de habilidades e competências. "A Formação do Engenheiro numa perspectiva de CTS: uma realidade a ser estudada", aponta para questões relativas à Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS vinculados a ensino de engenharia. As concepções de CTS têm sido motivo de constantes estudos, entre os diversos segmentos sociais. A proposta deste artigo é, portanto, uma reflexão sobre a possibilidade da formação de engenheiros cidadãos que tenham a capacidade de valer-se dos conhecimentos acadêmicos em seu dia-a-dia, interatuando com a Sociedade na qual estão inseridos. Palavras-chave:CTS, Legislação vigente, Ensino de Engenharia. Introdução à Engenharia: Conceitos, Ferramentas e Comportamentosde Luiz Teixeira do Vale Pereira e Walter Antonio Bazzo - Publicado No XXXVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2008)Resumo: Neste artigo, defende-se a inserção de disciplinas introdutórias nos cursos de engenharia, em prol da construção da identidade dos futuros profissionais que, capacitados para refletir sobre as questões relativas à ciência, tecnologia e sociedade, atuem ética e solidariamente nesta área. Apresentam-se, também, informações referentes a um exemplo bem sucedido de criação e implantação de disciplina e materiais didáticos com este propósito. Palavras-chave: Introdução à engenharia; Estudante calouro; Material didático.
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