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A proposta desta seção é propiciar um espaço para que os interessados possam acessar artigos, produzidos pelos membros e colaboradores do NEPET, que tratam de questões relativas à educação tecnológica e a temas de interesse da relação ciência, tecnologia e sociedade (CTS). São expostos aqui os resumos, os nomes dos autores e seus endereços. Alguns artigos completos são disponibilizados para 'download' e para leitura 'on-line'. A ordem dos textos nessa seção está relacionada com a data de publicação do artigo. No entanto, muitos com datas anteriores continuam sendo disponibilizados porque mantém a pertinência de seu conteúdo com estudos desenvolvidos nas discussões permanentes dos participantes do NEPET. Por isso, nem sempre o primeiro da lista é o último carregado na página. Uma visada geral pode apresentar assuntos importantes publicados há algum tempo.


Educação em engenharia e desenvolvimento humano: o amor-de-si como fundamento filosófico

de Jilvania Lima dos Santos e Walter Antonio Bazzo - Publicado No XXXVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2008)

Resumo: Com este trabalho, levando-se em consideração as questões realçadas nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de engenharia, busca-se promover uma reflexão articulada entre o processo de desenvolvimento humano e o ensino de engenharia, visando a compreender a formação do engenheiro pelo viés da filosofia educacional de Jean-Jacques Rousseau, mais especificamente, mediante a percepção do conceito amor-de-si. Para tanto, optou-se pelas seguintes diretrizes: a) evidenciar a questão problematizadora; b) explicar o conceito amor-de-si e os seus contornos; c) estabelecer uma relação entre a atual concepção do ensino de engenharia e a necessidade de uma formação acadêmico-profissional capaz de ativar o sentimento de preservação e benevolência; d) finalmente, apresentar elementos que favoreçam a continuidade do debate acerca do perfil dos engenheiros necessários à manutenção da vida e da espécie.

Palavras-chave: Desenvolvimento humano, Amor-de-si, Educação em Engenharia.

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Casa de ferreiro, espeto de pau: o aprendizado aplicado na própria Universidade

de Leonardo Willyam de Assis Weck, Régis Kazuo Mori, Luiz Teixeira do Vale Pereira e Walter Antonio Bazzo - Publicado No XXXVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2008)

Resumo: São abordados alguns paradoxos da educação universitária brasileira. Através de alguns exemplos, são apresentadas e discutidas dissonâncias entre o discurso acadêmico – o se quer ensinar em sala de aula (com ênfase nos cursos tecnológicos) – e o que a própria instituição universitária faz e aceita de si, oferecendo, inadvertidamente, preocupantes contra-exemplos de seu próprio discurso. Pretende-se com este artigo abrir discussões a respeito do que a universidade se propõe a fazer pelos outros, mas não aplica para si própria.

Palavras-chave: Paradoxos teoria e prática, Educação universitária, Ensino.

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Incubadoras de empresas de base tecnológica: a percepção dos empreendedores

de Clauber Weigel Schappo, Lucas Rossi, Luiz Teixeira do Vale Pereira e Walter Antonio Bazzo - Publicado No XXXVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2008)

Resumo: A enorme quantidade de rios navegáveis no Brasil é contrastante com a sua pequena utilização para tal fim. No presente artigo são tratados os custos envolvidos na utilização e a porcentagem de utilização de cada modal. São apresentados dados que indicam que a utilização de um sistema multimodal pode significar economia para o país e também sobre os investimentos atuais no setor. Ainda analisam-se as perspectivas do transporte hidroviário no Brasil. De tudo isso conclui-se pela necessidade de abordagem desta questão nas escolas e instituições de ensino superior brasileiras.

Palavras-chave: transporte hidroviário, educação em engenharia, ensino tecnológico.

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Transporte hidroviário brasileiro: um problema para o ensino de engenharia

de Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira e Walter Antonio Bazzo - Publicado No XXXVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2008)

Resumo: Este artigo tem por objetivo verificar o que buscam os empreendedores ao incubar os seus projetos ou empresas em Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (IEBT). Salientamos que esses dados fazem parte da pesquisa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, realizada com gestores e empreendedores incubados e graduados de Incubadoras de empresas de Base Tecnológica do Paraná. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista individual semi- estruturada. A amostra constou de vinte e nove (29) participantes. Os principais resultados mostraram que os serviços oferecidos pelas IEBTs poderiam ser melhorados, especialmente no que se refere aos cursos, consultorias e treinamentos. Também mostrou que não haver preocupação em relação às implicações sociais do desenvolvimento científico e tecnológico.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Incubadora de Empresas, Hotel Tecnológico

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Uma análise da ciência, tecnologia e sociedade no projeto pedagógico do curso de Engenharia Elétrica de uma universidade pública estadual

de Tatiana Comiotto Menestrina, Walter Antonio Bazzo e Beatriz Goudard - Publicado No XXXVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2008)

Resumo: Este artigo analisa o Projeto Pedagógico de um Curso de Engenharia Elétrica de uma Instituição Pública Estadual e sua interconexão com as propostas de Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia. A fundamentação teórica que embasa esta discussão diz respeito às concepções de Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS para a formação do engenheiro e as diretrizes para a elaboração de Projetos Pedagógicos. A proposta deste artigo é, portanto, uma reflexão sobre a possibilidade da formação de engenheiros cidadãos que tenham a capacidade de valer-se dos conhecimentos acadêmicos em seu dia-a-dia, interatuando com a Sociedade na qual estão inseridos. Desta forma, foi analisada a formação do profissional em Engenharia Elétrica, atendendo a perspectiva integral no que se refere aos aspectos pedagógicos, sócio-culturais e políticos. Avaliaram-se as questões que norteiam e demarcam as principais ações para a construção de Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPCs. Realizou-se uma análise teórica e conceitual, pois se entende que só a partir dela é possível compreender o que é esperado do engenheiro eletricista em termos de habilidades e competências, além dos elementos essenciais para a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos para os Cursos de Engenharia. A análise do Projeto Pedagógico teve como componentes essenciais os seguintes aspectos: os fundamentos teórico-metodológicos; a concepção do curso/Perfil do curso; objetivos/conteúdos; o profissional que se deseja formar; concepção da organização curricular e a avaliação do curso.

Palavras-chave: CTS, Projeto Pedagógico do Curso, Engenharia Elétrica, Diretrizes Curriculares Nacionais.

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La Tendencia de Formación que solicita la Tecnología como cuerpo de Conocimiento en el Currículo Escolar Obligatorio

de Nancy Rosa Alba Niezwida; Vivian Leyser e Walter Antonio Bazzo. Publicado no II Simposio Nacional de Educación Tecnológica (2008)

Resumo:El objetivo del presente trabajo consiste en definir el conocimiento tecnológico que el área Tecnología solicita, como un potencial para la formación básica de los alumnos. Inicialmente se teje una contextualización de la educación tecnológica a partir de las intenciones de algunos países al incluir contenidos relacionados a Tecnología en la educación formal obligatoria. En la secuencia, utilizando contribuciones teóricas de diversos autores son definidos aspectos y dimensiones de la naturaleza del conocimiento tecnológico y tendencias de formación que, según el nivel de profundidad, el estudio de la tecnología puede adoptar en la educación escolar obligatoria. A partir de datos de un Análisis Documental se define qué tendencia de formación objetiva la Propuesta Curricular de la provincia de Misiones, definida en el marco de la Ley Federal de Educación Nº 24.195/93 (LFE). Por último se tejen consideraciones a partir de la tendencia de formación requerida por el curriculo y el papel que ese documento atribuye al profesor. Se presentan factores que influyen en el trabajo del profesor y que pueden brindar condiciones para el abordage de la educacion tecnológica en la perspectiva objetivada por el curriculo, una vez que se considera a esa perspectiva como promisora para la formación de ciudadanos.

Palavras-chave: educación tecnológica, currículo, conocimiento tecnológico

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Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica

de Edson Jacinski, Roberto M. Suzin e Walter A. Bazzo - publicado no XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2007) e na Revista Brasileira de Ensino Tecnológico, vol 1 , n 3 (2008)

Resumo: Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de engenheiros e tecnólogos formados pelas Universidades. As lacunas geradas por essas dicotomias são percebidas tardiamente pelos profissionais a partir das contradições sociais, culturais, econômicas, éticas com as quais se defrontam no seu cotidiano. O presente artigo busca problematizar esse dualismo e apresentar elementos de reflexão que possibilitem pensar numa outra abordagem epistemológica e pedagógica que explore as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade. Para tanto estará subsidiado na prática didático-pedagógica dos autores, bem como numa pesquisa bibliográfica e reflexão interdisciplinar proporcionada pela disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras-chave: Educação tecnológica, sociedade, tecnociência

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Discussões acerca do Aquecimento Global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula

de Kátia Regina Cunha Flôr Vieira e Walter Antonio Bazzo - publicado em Ciência e Ensino, vol. 1, número especial (2007).

Resumo: O presente artigo traz uma proposta para a discussão de controvérsias científicas em sala de aula, elaborada a partir de uma experiência desenvolvida na disciplina CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade - Questões Contemporâneas, com pós-graduandos do PPGECT/UFSC. Tal proposta consiste em um debate simulado onde grupos com idéias antagônicas são orientados a discutir uma controvérsia científica atual: o aquecimento global. No decorrer do artigo, após destacar a importância de se abordar controvérsias científicas em sala de aula dentro de uma perspectiva de ensino CTS, apresentamos breves informações sobre o aquecimento global e suas controvérsias e detalhamos a proposta de atividade para a abordagem deste tema em turmas do ensino fundamental e médio. Para finalizar, tecemos algumas considerações sobre a inserção de controvérsias científicas como o aquecimento global em sala de aula no contexto da educação em CTS, ressaltando a significativa contribuição para a formação cidadã.

Palavras-chave:controvérsias científicas, educação em CTS, aquecimento global.

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Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente

de Tatiana C. Menestrina e Walter Antonio Bazzo - publicado em XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2007).

Resumo: São apresentados, neste artigo, inicialmente, determinados enfoques teóricos com o objetivo de evidenciar algumas concepções acerca dos paradigmas educacionais, ensino de engenharia, epistemologia da construção do conhecimento em educação e as perspectivas em termos de Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS. Como segundo aspecto analisa-se, a "Legislação nacional: um recorte para os cursos de Engenharia" apresentando a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) e as Diretrizes Curriculares que norteiam os cursos de Engenharia no Brasil e que demarcam as principais questões para a construção de Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPPs. Realiza-se uma apreciação teórica e conceitual, pois se entende que só a partir dela é possível compreender o que é esperado do engenheiro em termos de habilidades e competências. "A Formação do Engenheiro numa perspectiva de CTS: uma realidade a ser estudada", aponta para questões relativas à Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS vinculados a ensino de engenharia. As concepções de CTS têm sido motivo de constantes estudos, entre os diversos segmentos sociais. A proposta deste artigo é, portanto, uma reflexão sobre a possibilidade da formação de engenheiros cidadãos que tenham a capacidade de valer-se dos conhecimentos acadêmicos em seu dia-a-dia, interatuando com a Sociedade na qual estão inseridos.

Palavras-chave: CTS, Ensino de Engenharia, Legislação Vigente.

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Educação tecnológica: qual o seu papel

de Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira e Walter Antonio Bazzo - publicado em XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2007).

Resumo: A idéia de que a educação tecnológica deve fornecer para todos os discentes o debate sobre as relações existentes entre ciência, tecnologia e sociedade, vem sendo difunda também por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de engenharia e cursos superiores de tecnologia. No entanto, será que a educação tecnológica tem proporcionado essa percepção aos seus discentes? Dessa forma, procurando refletir essa questão, abordamos nesse artigo a percepção que os participantes da pesquisa possuem sobre a formação inicial em relação à ciência, à tecnologia e seus imbricamentos sociais. Salientamos que esses são dados parciais da pesquisa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação Em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, realizada com gestores e empreendedores de Incubadoras de empresas de Base Tecnológica do Paraná, os quais são responsáveis pelo desenvolvimento de inovações tecnológicas. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista individual semi-estruturada. A amostra constou de vinte e nove (29) participantes. Os principais resultados mostraram que a educação tecnológica não tem proporcionado uma formação crítica e consciente sobre o desenvolvimento científico e tecnológico e suas relações sociais. Foi evidenciada a necessidade de se mudar o paradigma da educação tecnológica a fim de transformar a concepção do profissional da área tecnológica quanto a sua responsabilidade nesse processo. Para isso, apresentamos como proposta a abordagem CTS, a qual se mostra como uma nova postura a ser assumida pelos professores para muito além do academicismo e cientificismo.

Palavras-chave: Educação Tecnológica, CTS, formação profissional, ciência, tecnologia.

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