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Artigos A proposta desta seção é propiciar um espaço para que os interessados possam acessar artigos, produzidos pelos membros e colaboradores do NEPET, que tratam de questões relativas à educação tecnológica e a temas de interesse da relação ciência, tecnologia e sociedade (CTS). São expostos aqui os resumos, os nomes dos autores e seus endereços. Alguns artigos completos são disponibilizados para 'download' e para leitura 'on-line'. A ordem dos textos nessa seção está relacionada com a data de publicação do artigo. No entanto, muitos com datas anteriores continuam sendo disponibilizados porque mantém a pertinência de seu conteúdo com estudos desenvolvidos nas discussões permanentes dos participantes do NEPET. Por isso, nem sempre o primeiro da lista é o último carregado na página. Uma visada geral pode apresentar assuntos importantes publicados há algum tempo. Refletindo Acerca da Ciência, Tecnologia e Sociedade: enfocando o ensino médiode Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Eloiza A. S. de Ávila e Walter Antonio Bazzo - publicado em Revista Iberoamericana de Educación v.44, p 147-166 (2007).Resumo: O artigo tem por objetivo discutir a relevância de se trabalhar, em sala de aula, temas que contemplem as relações existentes no contexto científico-tecnológico e social. Para tanto, expõe-se como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem tratado tais questões em nível de Ensino Médio. Enfatiza-se que os trabalhos desenvolvidos no referido nível de ensino, foram subsidiados pelos pressupostos epistemológicos do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) a partir de pesquisa empírica assentada em premissas da investigação-ação. Destaca-se, assim, a necessidade de o público escolar ter subsídios suficientes, em seu processo de formação, para entender e julgar a veracidade das evidências colocadas pela ciência e pela tecnologia, comparando-as com outras também significativas, a fim de que possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade. Palavras-chave: Ensino Médio, Educação Tecnológica, Enfoque CTS.
Níveis de significação de tecnologia e progressode Nancy Rosa Alba Niezwida, Vivian Leyser, e Walter Antonio Bazzo. Publicado em: Primer Congreso Argentino de Estudios Sociales de la Ciencia y Tecnologia (2007)Resumo: La creencia de tecnología como una actividad puramente técnica sin ninguna relación con los aspectos humanos, tanto culturales como organizacionales, prevalece en la actualidad. Tal creencia persiste también por su relación con la creencia de progreso, situación que es analizada y evaluada de acuerdo con el aumento o disminución del poder material, técnico y económico. El objetivo de este trabajo es presentar los diferentes significados que cinco profesoras en educación tecnológica han atribuido a la tecnología, de acuerdo con los datos obtenidos en entrevistas semi-estructuradas con docentes en actividad, en el tercer ciclo de la educación general básica, en la provincia de Misiones, Argentina. También el análisis de los significados atribuidos por los profesores de acuerdo con la perspectiva defendida por Arnold Pacey (1990), sobre los niveles de significación restricta y general. Los datos levantados en las entrevistas con los profesores indican que, mismo después de un proceso de formación específica para la alfabetización tecnológica, es el nivel de significado restricto el que prevalece en sus declaraciones. Además, tales significados de tecnología, confórmense por ciertos factores como la formación inicial, que al mismo tiempo de influir en esos significados, pueden contribuir para una comprensión que, al articular los aspectos de la tecnología, se ubique dentro de un nivel de significado amplio. Se juzga que, sin una colaboración favorable a la comprensión y superación de los significados restrictos en torno de tecnología, se estará reproduciendo aquello a lo que se está sometido, es decir, a cultivar cada vez mas para una sociedad con característica tecnocrática que desconsidera todos los aspectos humanos que la actividad tecnológica envuelve. Palavras-chave: tecnología, aspectos técnicos, aspectos humanos Ciência, Tecnologia e Sociedade: A relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médiode Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro; Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira; Walter Antonio Bazzo - Publicado Ciência & Educação. Vol 13, n 1 (2007)Resumo: Ressalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional. Dentro da proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), configurada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs), percebe-se a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico-tecnológico. Palavras-chave: CTS, Ensino Médio, Educação científica e tecnológica
Desapropriando o conhecimentode Gabriel Iwamoto, Luiz Teixeira do Vale Pereira e Walter Antonio Bazzo - publicado em XXXIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2006).Resumo: O conceito de propriedade como uma garantia de uso e disposição do proprietário àquilo que lhe é de direito por herança ou por trabalho difere enormemente do peculiar conceito de propriedade intelectual. Embora nossa sociedade tenha assistido a um longo debate sobre a propriedade privada nos últimos dois séculos, ainda não existe uma sólida compreensão sobre o assunto. A partir de uma abordagem histórica e cultural do conceito de propriedade e de produção intelectual, pretende-se com este trabalho realizar uma análise da evolução das relações socioeconômicas entre os principais elementos envolvidos na produção intelectual. Tal análise tem dois objetivos: desconstruir a visão de que a produção de conhecimento é algo individual, privado, fruto exclusivo das partes ligadas diretamente à sua produção, e trazer à tona uma questão pertinente à tecnologia, embora ainda apartada do seu processo educacional. Através de uma ótica sistêmica, busca-se apresentar o conhecimento como algo dinâmico, acumulativo, resultante de uma evolução social e passível de tratamento num processo educacional, não sendo possível avaliar, na produção intelectual, a importância da contribuição original frente à parcela de conhecimento reutilizado. Palavras-chave: Propriedade intelectual, Direitos autorais, Copyright, Copyleft Inovação tecnológica: para quem e por quê?de Rosimeri M. C. F. Silveira e Walter Antonio Bazzo- publicado em XXXIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2006).Resumo: Esse artigo visa apresentar algumas reflexões que têm norteado a nossa proposta de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC-SC. Expomos os motivos que culminaram no desenvolvimento desta proposta de pesquisa, abordando algumas questões sobre a inovação tecnológica que, em nome do "progresso" e da competitividade, cada vez mais, as empresas estão investindo no desenvolvimento de inovações tecnológicas. Todavia, o que tem prevalecido como indicadores são o lucro e os ganhos dos acionistas, evidenciando que a tecnologia não é neutra e, por isso, é necessário que, tanto a geração como a utilização de tecnologias, sejam realizadas de maneira mais crítica e racional. Leis e incentivos estão sendo criados a fim de estimular o desenvolvimento de inovações tecnológicas, porém, pouco se tem investido no sentido de aumentar o debate sobre ciência, tecnologia e suas implicações sociais. E nesse sentido, a educação voltada para a área tecnológica tem, intrínseco no seu papel, estimular tais características durante o processo ensino-aprendizagem, preparando o discente para essa nova realidade profissional, pois mais do que desenvolver ou tratar dos aspectos cognitivos, ela precisa dar subsídios para a construção do ser, do ensinar a aprender e do desenvolvimento das competências sociais. Palavras-chave: Inovação tecnológica, CTS, Tecnologia, Educação Tecnológica, Incubadoras. O paradigma vigente na educação tecnológica no brasileirade Marcelo Danilo Benvenuti Muller, Michel Bauer Pereira, Luiz Teixeira do Vale Pereira e Walter Antonio Bazzo - publicado em XXXIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2006).Resumo. Esse artigo apresenta uma visão a respeito da forte influência que as relações humanas têm no campo tecnológico. O foco é a educação e a maneira como ela se relaciona com a habilidade de pensar e questionar de cada indivíduo. Compreendemos que essas capacidades são de suma importância para o desenvolvimento pessoal, organizacional, social e tecnológico de uma nação. A universidade como local de ensino superior deveria formar não apenas engenheiros – indivíduos com formação técnica –, mas cidadãos capazes de fazer engenharia com verdadeira responsabilidade social. Porém isso parece não acontecer, seja pela má vontade dos administradores, seja pela falta de preparo e interesse de educadores e educandos. Deste modo os profissionais formados em nossos cursos não têm uma visão crítica e holística sobre os processos em que se envolvem, tornando-se assim menos proveitosos para a sociedade e, em alguns casos, talvez até nocivos à ela. Através deste estudo estaremos citando e comentando fatores históricos e culturais geradores da atual posição em que nos encontramos. Esperamos que desta forma seja possível delimitar o problema e indicar possíveis alternativas à ação paradigmática vigente. Palavras-chave: Formação em engenharia, Paradigma educacional, Cidadania Reflexões sobre o ensino superior tecnológico à luz da ruptura do paradigma poitivistade Fabiana Thomé da Cruz e Walter Antonio Bazzo - publicado em XXXIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2006).Resumo: O objetivo do presente trabalho é avaliar dois problemas recorrentes do ensino superior tecnológico: o reducionismo cego e a fragmentação do ensino em disciplinas. Estes problemas são analisados em virtude de suas origens comuns, que remotam a origem da ciência, e dizem respeito ao paradigma positivista. A partir desse ponto de vista, o trabalho discute as implicações desses problemas principalmente no processo de aprendizagem, mas também no papel a ser desempenhado pelo futuro profissional na sociedade. Como possíveis soluções, aponta a contextualização dos temas abordados em contextos mais amplos, além da construção, no ensino tecnológico, de visão crítica e contestadora, bem como o comprometimento com a sociedade. Palavras-chave: ensino tecnológico, reducionismo, fragmentação, visão crítica. Ciência e Tecnologia: Transformando o homem e sua relação com o mundode Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto e Walter Antonio Bazzo - publicado na Revista Gestão Industrial (online) ISSN 1808-0448, v. 02, n. 01, p. xx-xx (2006).Resumo: Nesse artigo evidencia-se a transformação da relação do ser humano com o mundo causada pelo avanço científico-tecnológico. Dessa forma, o propósito do artigo é refletir como a ciência e a tecnologia vieram se instalando no mundo, quais as concepções e ideologias que estão por trás de todo o desenvolvimento científico-tecnológico. Inicialmente busca-se mostrar como tradicionalmente a ciência é vista. Na seqüência, comenta-se sobre a origem e disseminação da tecnologia, como ela sofre e causa transformações profundas de caráter político, social, econômico e filosófico na história do século XVII em diante. Por último, defende-se a pertinência de se pensar o desenvolvimento científico e tecnológico numa perspectiva social, das modificações que a ciência e a tecnologia vêm sofrendo após a Segunda Guerra Mundial e da importância do movimento CTS como impulsionador de questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social. Palavras-chave: Tecnologia, Sociedade, Inovação, Educação Tecnológica e CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade).
O Papel da Divulgação Científica em Nossa Sociedade de Risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedadede Marcelo Valério, Walter Antonio Bazzo - Publicado em Revista de Ensino de Engenharia, v.25, n.1 (2006).Resumo: O presente artigo retoma a discussão acerca do papel desempenhado pela ciência e a pela tecnologia no contexto da sociedade contemporânea, buscando construir uma reflexão sobre seus impactos no modo de vida humano. Faz uso de dois referenciais básicos – os estudos CTS (ciência, tecnologia e sociedade) e a noção de "sociedade de risco" – para problematizar a necessidade e capacidade dos cidadãos influenciarem e exercerem controle sobre as inovações científicas/tecnológicas. Reafirma a aproximação entre CTS e "sociedade de risco" e insere a divulgação científica como ferramenta educativa imprescindível no sentido de responder aos anseios desses referenciais. Pressupõe uma função educativa para a divulgação científica e localiza-a na construção de um modelo social no qual as relações entre ciência, tecnologia e sociedade precisam ser reconstruídas. Palavras-chave: divulgação científica; sociedade de risco; CTS (ciência, tecnologia e sociedade). Desenvolvimento Tecnológico ou Desenvolvimento Humano?de Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto, Nilcéia Aparecida Pinheiro e Walter Antonio Bazzo - Publicado em Tecnologia e Humanismo, v.31, p. 143-154 (2006).Resumo: O desenvolvimento científico e tecnológico é visto pela maioria das pessoas como um fenômeno que, por si só, é positivo, pois significa o progresso e esse é sempre considerado intrinsecamente bom. Na perspectiva de mudança desse quadro e por entender ser de máxima importância que a instituição escolar se organize no sentido de proporcionar aos alunos uma educação mais crítico-reflexiva, é que o presente estudo se propõe a promover questionamentos sobre essa relação de desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento social e destacar a necessidade de se promover esse tipo de debate em nossas escolas a fim de formar cidadãos com capacidade crítico-reflexiva acerca da tecnologia e de seus imbrincamentos sócio-culturais. Palavras-chave: CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade); Educação Tecnológica; Tecnologia e Ciência.
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