Muitas informações. A democracia informacional da Internet é surpreendente. Talvez
esta seja uma das grandes vantagens desta maravilha tecnológica. Mas o tempo para depuração é limitado.
Nesta seção procuramos trazer notícias e novidades que mantenham estreita relação com
os objetivos de nossa página. Para atualizá-la constantemente os participantes do NEPET estão sempre atentos,
mas tal tarefa se torna mais limitada se não contarmos com a colaboração de todos nossos visitantes para a
seleção e pertinências dos assuntos.
Um espaço de reflexões sobre relações entre ciência, tecnologia e sociedade
31-10-2015 - Em 2014, no mês de novembro, em Buenos Aires, ocorreu um dos maiores congressos do mundo na área de CTS. O NEPET esteve presente discutindo suas questões relativas às reflexões da relação ciência, tecnologia e sociedade e o processo civilizatório como um todo. Agora, depois de uma extensa organização dos seminários, palestras, simpósios e similares, a OEI disponibiliza este material para uma análise mais aprofundada por parte dos interessados. Esse simpósio aqui disponível teve como base o material trabalhado há mais de 5 anos na página do NEPET.
'modelo de economia está em guerra com a vida na Terra'
05-10-2015 - Muitas questões foram levantadas num seminário realizado na disciplina Tecnologia & Desenvolvimento do Curso de Engenharia Mecânica da UFSC. O tema polêmico tratava sobre 'Aquecimento Global, mitos e verdades'. Agora, Naomi Klein, escritora polêmica, traz mais subsídios a estas reflexões. A nova obra de Klein vai argumentar que a mudança climática não é apenas outro item a ser habilmente arquivado entre impostos e assistência médica. O novo livro da autora e ativista Naomi Klein vai explorar como nosso atual ”modelo de economia está em guerra com a vida na Terra”.O título do livro não é difícil de ser entendido: Isso muda tudo: Capitalismo versus Meio ambiente.
II SEMINÁRIO BRASILEIRO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS – II SEMBRAGIRE
01-10-2015 - O NEPET recebeu um convite e um pedido de divulgação do evento abaixo. Assim o fazemos e chamamos a atenção para a importância do tema:
Passados quatro anos da sanção da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o II SEMINÁRIO BRASILEIRO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS – II SEMBRAGIRES, tem como objetivo debater os avanços na gestão e tratamento de resíduos no Brasil, com foco em alguns dos principais objetivos da PNRS. O II SEMBRAGIRES acontecerá entre 11 e 14 de novembro de 2015 no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal-RN; e terá na programação mesas redondas, relatos de experiências, minicursos, palestras, rodas de conversa e exposição de ecoprodutos, possibilitando uma troca de experiência e contatos relevantes na área de gestão de resíduos. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade – SustentAção (DEP/UFRN), sob a coordenação do Programa de Educação Ambiental da UFRN (DMA/SIN).Instruções para submissão de artigos: A submissão de artigos poderá ser feita até o dia 13/10/2015 . Acesse as normas para inscrição de trabalhos e o modelo para envio do artigo em http://sembragires.blogspot.com.br/.
A tecnologia como forma de iludir
25/09/2015 -Em diversas ocasiões trabalhamos o filme Corporations (https://www.youtube.com/watch?v=Zx0f_8FKMrY) em nossas aulas de Tecnologia & Desenvolvimento. As discussões, após a projeção do filme, frequentemente são bastante acaloradas, alguns dizendo ser fruto de um posicionamento ideológico do diretor muito voltado à esquerda; outros atribuindo ao conteúdo a famosa 'teoria da conspiração'. E, ainda, uma outra parcela procurando refletir de forma mais racional (se é que em assuntos polêmicos como este a gente consegue tal isenção de paixões) para entender este imbricado jogo de poder no processo civilizatório contemporâneo. Agora, esta notícia bombástica sobre a Volkswagen que, apesar da gravidade pouco espaço teve na mídia, vem jogar um pouco mais de combustível nesta discussão fulcral sobre os poderes das grandes corporações mundiais. O NEPET, sempre preocupado em auscultar as variáveis desta nova e complexa equação civilizatória, disponibiliza o assunto aqui para suas observações e conclusões. Em tempo, para quem não assistiu ao filme Corporations eis uma boa oportunidade para fazê-lo.
Instrumentos tecnológicos e a interação humana
15/09/2015 -Neste vídeo, o professor Leandro Karnal tece algumas considerações sobre o uso em demasia dos instrumentos tecnológicos para a comunicação, o diálogo e a interação humana. Sociedade da informação e da comunicação? Sociedade do conhecimento? Sociedade da aprendizagem? São muitas as conceituações e quais são os resultados? As relações humanas parecem viver seu momento áureo! No entanto, segundo Karnal, o que se observa é um excesso de informações vazias que interferem e condicionam as atitudes das pessoas em contextos reais. Vazio que, para ele, o Hamlet estranharia. Ele considera que as pessoas estão gritando desesperadamente para serem observadas e acredita que elas estejam sofrendo de uma solidão profunda. No seu entendimento, as pessoas estão dando opinião sobre tudo, mas duvida que alguém esteja ouvindo/escutando a opinião alheia. Portanto, para ele, a preocupação não é com a tecnologia, pois ela é útil e resolve muitas coisas. Leandro Karnal afirma que a preocupação não é tirar ou reforçar a ideia de sua utilização. Mas, deveria ser 'quem sou eu que preciso estar presente com tantas personagens para que tanta gente me veja'? Sem dúvida, ele conclui, não estamos mais brilhantes ou mais produtivos do que há 30 anos atrás. Estamos, sim, incrivelmente mais ocupados e consumidos no/pelo mundo virtual. Fala reflexiva, aquela que exige pensar sobre o que estou 'dizendo' ou informativa, aquela que apenas informa por informar? Esse tipo de reflexão tem sido lugar comum dentro das questões abordadas pelo NEPET.
Associação Ibero americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência
01/09/2015 -Não se constitui em novidade, porém é importante que, tendo semelhantes objetivos, divulguemos aqui a Associação Ibero americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência (http://aia-cts.web.ua.pt/) para ampliar nossa possibilidades de reflexões nessa área. Este link também estará disponível em nossa seção de 'Enlaces Importantes' para consultas frequentes. Essa associação tem por objetivos principais:
Promover, através de conferências e seminários, o encontro de cientistas oriundos de toda a Península Ibérica e América Latina que tenham trabalhos relativos e relevantes aos objetivos da Associação; Fomentar e apoiar a pesquisa teórica e experimental e sua aplicação prática; Promover o intercâmbio de cientistas em áreas relacionadas com os objetivos da Associação;Planificar ou promover a realização de exposições, reuniões, conferências, cursos e seminários; Recolher e disseminar informações relacionadas com os objetivos da Associação e encorajar o intercâmbio dessas informações com outras associações de objetivos e atividades similares, que tenham localização na Europa ou em qualquer região da América Latina; Publicar e distribuir artigos científicos, brochuras ou quaisquer outros documentos com vista à promoção dos objetivos da Associação.
A 'Laudato Si' é, talvez, o ato número 1 de um apelo para uma nova civilização
29-07-2015 - Na nossa mensagem do coordenador, deste mês, trouxemos a importância de conhecer a nova Encíclica Papal. Depois disso, também aqui no NEPET, o professor Attico Chassot, através de seu blog, recomendava fortemente sua leitura. Agora é a vez de Edgar Morin, nesta entrevista, ser enfático em afirmar que a Laudato Si se constitui no grande apelo para o início de uma nova civilização.
Veja o link:
( http://www.ihu.unisinos.br/noticias/543811-a-laudato-si-e-talvez-o-ato-numero-1-de-um-apelo-para-uma-nova-civilizacao-entrevista-com-edgar-morin)
Didática da Física
23-07-2015 - Recebemos a seguinte carta do Professor Roberto Nardi que, por sua importância dentro da Educação Científica e Tecnológica, divulgamos aqui em nossa página:
Caro(a)s Colegas, Bom dia.
Repassamos abaixo informações, agora mais detalhadas, sobre o livro Didática da Física, de nossa autoria, recentemente publicado pela Editora Unesp - Selo Cultura Acadêmica.
O livro (arquivo anexo) pode ser acessado gratuitamente no site (abaixo) da Editora. Pode também ser solicitado na versão impressa, embora para isto seja cobrada uma taxa para impressão e envio pelos correios.
http://www.culturaacademica.com.br/_img/arquivos/11_didatica_da_fisica-WEB-otimizado-travado-v2.pdf
O livro é fruto da experiência dos autores, como professores no magistério do ensino médio (no Brasil e na Colômbia) e enquanto pesquisadores e formadores de professores de Física há vários anos em universidades brasileiras e colombianas. Foi organizadora após consulta a pesquisadores, considerados experientes por seus pares, visando estudar, com mais profundidade, os referenciais teóricos e metodológicos utilizados em suas pesquisas e os resultados das pesquisas concluídas nas últimas décadas, tendo em vista a preocupação, presente nos projetos recentes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (UNESP - Bauru), de incorporar os resultados de pesquisa à sala de aula, sempre em diálogo e cooperação com os colegas professores de Física do ensino superior e, principalmente, da educação básica.
Este livro foi estruturado em três dimensões, que chamamos de 'Dimensão física', 'Dimensão Sociocultural' e 'Dimensão Técnica'. Na primeira delas, procuramos realizar, com os licenciandos, reflexões metacognitivas para que a Física fosse pensada ou (re)conhecida também como objeto de ensino. Nesta parte estudos sobre a história, a filosofia e a epistemologia da Ciência, publicados pelos pesquisadores consultados, e outros internacionais, foram importantes para que os futuros professores pudessem encontrar caminhos para considerar essas disciplinas no ensino da Física. Na 'Dimensão Sociocultural' consideramos o significado de tratar o ensino da Física em ambientes educacionais além do ensino regular: o ensino para jovens e adultos, para portadores de necessidades especiais, em situações não formais de ensino etc. Ou seja, refletimos com os licenciandos sobre esses aspectos, sempre visando a reflexão para a autonomia docente. Nesta parte, resultados de pesquisas em Educação e no ensino de Física, bem como sobre a formação de professores autônomos e reflexivos, foram essenciais para embasar teoricamente as discussões. Na 'Dimensão Técnica', tratamos de temas como o papel da experimentação no ensino, as novas tecnologias de informação e os materiais bibliográficos hoje disponíveis para consulta, incluindo aí parâmetros, currículos, livros, revistas, atas de eventos e outros materiais, na perspectiva de estudar possibilidades do enriquecimento das interações em sala de aula.
Roberto Nardi
Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências
Faculdade de Ciências - UNESP - Campus de Bauru - São Paulo - Brasil
http://www.fc.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-doutorado/educacao-para-a-ciencia/
nardi@fc.unesp.br
Olga Castiblanco
Universidade Distrital Francisco José Caldas - Bogotá - DC - Colômbia
http://www.udistrital.edu.co/dependencias/tipica.php?id=20
ocastiblanco@gmail.com
Veja o link:
( http://www.culturaacademica.com.br/_img/arquivos/11_didatica_da_fisica-WEB-otimizado-travado-v2.pdf )
Livro Digital - METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA
16-07-2015 - O professor Angotti, do CED e do PPGECT da UFSC, nos brinda com um excelente trabalho para professores de física, de engenharia e, por que não, de todas as áreas que se preocupam com a qualidade da nossa educação científica e tecnológica. É uma pré-publicação de livro para apreensão e uso a vontade, sem fins comerciais. O NEPET não poderia perder a oportunidade de colaborar com esta divulgação pois sempre teve uma preocupação ímpar com a qualidade da educação nesta e em todas as áreas do conhecimento humano. O professor Angotti tem a expectativa que a versão em papel já esteja disponível até setembro de 2015, editorada pelo LANTEC_CED_UFSC.
Veja o link:
( http://ppgect.ufsc.br/files/2012/11/AngottiLDgMPEF_Ed_Prel130715F.pdf)
Visões 2021 para a Ciência e Educação
10-06-2015 - Esta noticia que divulgamos agora aqui tem a ver com as atividades do NEPET. Veja: Cursos de Verano de la UNIA. Campus Antonio Machado - Baeza. Del 7 al 9 de septiembre de 2015. El Encuentro tiene por objetivo ser un espacio de reflexión en el que los cruces ciencia y educación encuentren caminos de trabajo conjunto reflexionando en forma prospectiva sobre la sociedad que existirá en el año 2021. Se ha escogido este año por ser el marco de referencia en el que la ORGANIZACIÓN DE ESTADOS IBEROAMERICANOS (OEI, entidad socia en este encuentro) ha tomado por decisión de la Cumbre Iberoamericana de Jefes de Estado y Presidentes de Gobierno del año 2010 (Metas Educativas 2021) , organización con la que ha iniciado una colaboración estable la Fundación Descubre.
Veja o link:
( http://www.oei.es/divulgacioncientifica/?Miradas-2021-desde-la-ciencia-y-la )