Muitas informações. A democracia informacional da Internet é surpreendente. Talvez
esta seja uma das grandes vantagens desta maravilha tecnológica. Mas o tempo para depuração é limitado.
Nesta seção procuramos trazer notícias e novidades que mantenham estreita relação com
os objetivos de nossa página. Para atualizá-la constantemente os participantes do NEPET estão sempre atentos,
mas tal tarefa se torna mais limitada se não contarmos com a colaboração de todos nossos visitantes para a
seleção e pertinências dos assuntos.
O tema é a água! Documentário da National Geographic: (clique aqui para ver o video)
24-05-2016 - Este vídeo trata das influências que as decisões humanas podem provocar na natureza, neste caso o tema é a água. Aborda o mar de Aral, no Cazaquistão, e o rio Colorado, nos EUA. Pena a ladainha de sempre: antes que as luzes se apaguem, os EUA nos salvam da derrocada final. Mas vale a pena se inteirar de um dos graves problemas humanos: a água
Boletim da AIA-CTS (arquivo em anexo)
18-04-2016 - O Boletim da AIA-CTS é uma publicação que todos, preocupados com as questões de CTS e afins, devem ler. Disponibilizamos aqui um número de tal publicação para que todos tenham ideia da excelente qualidade e da quantidade de material produzido para nossas reflexões. Inclusive o NEPET contribui com um artigo de opinião à página 18. Boa leitura!
Edgar Morin, em “O caminho para o futuro da humanidade” (2016)
15-02-2016 - Em sua fala, após reflexão sobre a interseção entre as crises da humanidade (econômica, demográfica e de pensamento), Edgar Morin apresenta alguns caminhos para o enfrentamento dos problemas da civilização humana. Segundo ele, primeiramente, é preciso superar o pensamento binário e alternativo que impede a resolução das questões complexas, ambíguas e difusas da humanidade. Considerando que a globalização é um fenômeno ambivalente, esse enfrentamento promoverá ações para “globalizar” e “desglobalizar”. Por quê? Para quê? Como? O que significa efetivamente “desglobalizar”? Eis aí uma das principais razões para assistirmos ao vídeo que se segue: nele encontraremos as (possíveis) respostas.
O Cerrado está extinto e isso leva ao fim dos rios e dos reservatórios de água
11-02-2016 - Há muito tempo estamos insistindo que a Educação Tecnológica precisa trabalhar com outras variáveis indispensáveis no mundo contemporâneo. E sobre isso temos insistido com a definição de uma nova equação civilizatória. A entrevista do prof. Altair Sales Barbosa é impactante. É preciso lê-la com cuidado e responsabilidade. O trecho a seguir é uma amostragem de questões que ele traz para nossas reflexões. E a educação ocupa que papel nesse contexto sombrio? Nós, como educadores, deveríamos pensar mais nisso – e eu penso: talvez ainda seja tempo de salvar o que ainda resta, mas se não dermos uma guinada muito violenta não terá como fazer mais nada. É preciso haver real mudança de hábitos e mudar a forma de observar os bens patrimoniais do planeta e da nossa região. A água tinha de ser uma questão de segurança nacional. A vegetação nativa, da mesma forma. Os bens naturais teriam de ser tratados assim também, porque deles depende o bem-estar das futuras gerações. Mas isso só se consegue com investimento muito alto em educação, mudando mentalidade de educadores. As escolas têm de trabalhar a consciência e não apenas o conhecimento. Uma coisa é conhecer o problema; outra, é ter consciência do problema. A consciência exige um passo a mais. Exige atitude revolucionária e radical. Ou mudamos radicalmente ou plantaremos um futuro cada vez pior para as gerações que virão.
1% das pessoas tem 50% de toda riqueza do mundo
02-02-2016 - Complicado buscar uma nova equação civilizatória, enquanto a distribuição de riqueza segue da forma como relatada neste artigo de Controvérsia. Seguimos pensando que uma educação mais reflexiva e libertadora pode ser parte integrante da solução de tal agressão humana. Óbvio que outras questões são definidoras: a política, a ética, o poder, etc.. Mas, por certo, a alienação da população é forte catalisador para que tal disparate se amplie.
O capitalismo global está destruindo a raça humana
27-01-2016 - Sempre que discutimos civilização humana, os mais variados sistemas estão em cheque. E o capitalismo é o central por fazer parte do comportamento humano hegemônico. Fora as armas nucleares, o capitalismo é a maior ameaça que a humanidade já enfrentou. Ele levou a ganância a um patamar de força determinante da história. Independentemente das concordâncias e discordâncias o entendimento deste modelo deve estar na ordem do dia.
Mais de metade da população mundial está excluída da economia digital
26-01-2016 - Nossas reflexões no NEPET sempre foram no sentido de analisar a relação da ciência e da tecnologia com a sociedade. Esta reportagem, publicada no Boletim Controvérsia, é mais uma forma de evidenciar isso. Não serve aqui como justificativa para dizer de nossa razão sobre tais ideias, e sim reforçar a necessidade de repensar este complexo processo civilizatório. A conclusão de que a maior parte dos “dividendos digitais” beneficia, essencialmente, os mais ricos, mais qualificados e mais influentes em vez de abater as assimetrias é do estudo “Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial: Dividendos Digitais” do Banco Mundial, que avalia que 60% da população mundial esteja excluída da crescente esfera da economia digital.
A participação do NEPET em Roraima efetivada no dia 20-11-2015
26-11-2015 - Foi extremamente produtiva a participação do NEPET no IV fórum de integração acadêmica (IV FORINT). O professor Walter Antonio Bazzo, representando as ideias do NEPET, proferiu a palestra de encerramento com ampla repercussão junto a estudantes e professores do estado de Roraima.
(Arquivo palestra de encerramento em Roraima)
O NEPET em mais um Instituto Federal Brasileiro - Roraima
16-11-2015 - Este mês de novembro foi um mês de integração do NEPET com mais dois Institutos Federais brasileiros. Primeiro (12 e 13 de novembro) foi com UTFPR, em Francisco Beltrão, no Paraná. Agora (18, 19 e 20 de novembro) é a vez de Boa Vista, em Roraima. São inúmeras as oportunidades que o NEPET vem utilizando para trocar ideias sobre os resultados de seus constantes estudos sobre os problemas contemporâneos.
Grandes Grupos Econômicos controlam escolas para fomentar sua ideologia
05-11-2015 - Na Pátria Educadora a educação para todos e cada vez mais libertadora deveria ser a pedra de toque. Mas, longe disso, os interesses econômicos transformando a 'educação' em mais uma grande fonte de lucro para a manutenção da máquina segue sendo o objetivo predominante. Complicado falar em Educação Tecnológica consciente, equação civilizatória, problemas contemporâneos se as mazelas na formação do cidadão se perpetualizam desde a ideia do ensino fundamental. “Os setores dominantes se organizaram para definiram como as crianças e jovens brasileiros serão formados. E fazem isso como uma política de classe, atuam como classe que tem objetivos claros, um projeto, concepções clara de formação, de modo a converter o conjunto das crianças e dos jovens em capital humano”.