Muitas informações. A democracia informacional da Internet é surpreendente. Talvez
esta seja uma das grandes vantagens desta maravilha tecnológica. Mas o tempo para depuração é limitado.
Nesta seção procuramos trazer notícias e novidades que mantenham estreita relação com
os objetivos de nossa página. Para atualizá-la constantemente os participantes do NEPET estão sempre atentos,
mas tal tarefa se torna mais limitada se não contarmos com a colaboração de todos nossos visitantes para a
seleção e pertinências dos assuntos.
18/02/11 - Recebemos este mail de Joaquim Silva Gomes, um dos organizadores 6º CONGRESSO LUSO-MOÇAMBICANO DE ENGENHARIA e pode ser do interesse daqueles que queiram participar de mais um evento que discute, entre seus temas, Ensino de Engnharia. Eis o mail:
O período de apresentação dos resumos ao CLME'2011 foi prolongado até 28 Fevereiro 2011. Até à data de hoje foram recebidas mais de 400 resumos. Caso não o tenha feito, ainda está a tempo de submeter a sua proposta. Por favor visite o site do congresso em: http://paginas.fe.up.pt/clme/2011/
16/02/11 - Estamos sempre precupados com as discussões e análises em Educação Tecnológica e similares. Das inúmeras fontes que recebemos de nossos leitores, algumas devem ser visitadas. Pelo menos para saber o que corre por aí. E corre muita coisa, porque cada vez mais as preocupações com os rumos da civilização são mais acentuadas. Este site merece ser visitado pois seu material é muito importante para nossas reflexões que devem ser renovadas todos os dias. http://www.tendencias21.net/tecnohumano/
16/02/11 - Quando um novo semestre está por começar ficamos "antenados" em assuntos que possam provocar reflexões sobre os conteúdos de CTS e correlatos. A disponibilidade da internet é fantástica. Mas a seleção, pela enormidade de sites existentes, é quase impossível. Aqui na página do NEPET procuramos depurar (pelo menos pela quantidade) temas que por certo despertarão a atenção de nossos alunos, ex-alunos e futuros-alunos e de todos que se interessam pelas discussões que sempre trazemos. E os filmes são instrumentos muito fortes para isso. Coincidentemente, enquanto nos remetiamos a pensar nas disciplinas para este ano, recebemos este mail de um ex-aluno que por certo detonará a ideia de muitos outros alimentarem nossas análises daqui para frente. Obrigado Otávio e que seu exemplo seja seguido por seus colegas. Até porque nas aulas não temos condições para vermos todos os materiais referenciados e indicados.
Olá, Professor
Recebi de um colega. Que por sinal é muito antenado em questões tecnológicas e o meio ambiente (http://ecoblogconsciencia.blogspot.com/). Achei muito interessante, principalmente no que tange as discussões estabelecidas ao longo da disciplina que o senhor ministra. Por falta de tempo, ainda não pude ver o documentário, mas parece ser valioso. Espero que contribua. abraço. Otávio
Em tempo, Otávio, encontre um intervalo nas suas tarefas e não deixe de saborear esta aula de CTS.
Mas sem muita conversa, pela premência de tempo, vamos ao filme http://www.youtube.com/watch?v=QosF0b0i2f0
"COMPRAR, DESCARTAR, COMPRAR"
No arquivo em anexo trazemos uma sintese do conteúdo que também se encontra na página referida do Youtube.
(arquivo em ".pdf")
03/02/11 - No mês de novembro de 2010 foi realizado em Santa Maria, RS, um encontro onde se discutiram vários temas que interessam aos nossos visitantes. Por isso transcrevemos aqui o texto sobre o evento e a disponibilização das palestras e discussões realizadas naquela oportunidade que a professora Roselaine Pozzobon nos enviou. O NEPET foi representado neste evento pelo seu coordenador através de uma palestra e uma mesa redonda.
Em nome da Comissão organizadora do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS PELA VIDA- Humanização e Inovação, comunico que, finalmente, o CPD da UFSM tornou disponível para acesso gratuito pela multiweb as palestras do Congresso. Para acessá-las basta entrar no site da UFSM (http://www.ufsm.br) no final da página clicar em Multiweb, depois webtrainig e em Busca digitar congresso internacional. Aparecerão 5 ícones que apresentam os 4 dias de congresso na íntegra. Para adiantar o trabalho envio o endereço de acesso direto:
http://200.18.45.2/web/webtraining1/busca.php?busca=congresso+internacional&x=11&y=13
03/02/11 - Sempre é bom saber dos trabalhos que são realizados na área de CTS. A FABREFACTUM Editora é uma grata surpresa para os interessados na área. Por isso nossa sugestão para que todos visitem o site http://www.fabrefactum.com.br/. A Fabrefactum editora surgiu com o propósito de publicar obras que possam ampliar e elevar o debate social em torno da ciência, da tecnologia e do trabalho. Suas obras interessam a especialistas, estudiosos e pesquisadores de diversas áreas, assim como a profissionais que lidam com gestão do conhecimento e com os problemas do trabalho e da automação nas organizações. Interessam também a um público mais amplo, ao discutir a participação popular em questões de ciência e tecnologia nos momentos de controvérsia. Suas obras têm sido adotadas nas universidades e no ensino médio com o intuito de discutir como ocorre a construção do conhecimento científico e tecnológico, nas bancadas e linhas de produção, e suas implicações sociais, organizacionais e políticas. Para mais detalhes sobre esta noticia, acesse o arquivo em anexo.
(arquivo em ".pdf")
03/02/11 - No mês de novembro de 2010 foi realizado em Santa Maria, RS, um encontro onde se discutiram vários temas que interessam aos nossos visitantes. Por isso transcrevemos aqui o texto sobre o evento e a disponibilização das palestras e discussões realizadas naquela oportunidade que a professora Roselaine Pozzobon nos enviou. O NEPET foi representado neste evento pelo seu coordenador através de uma palestra e uma mesa redonda.
Em nome da Comissão organizadora do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS PELA VIDA- Humanização e Inovação, comunico que, finalmente, o CPD da UFSM tornou disponível para acesso gratuito pela multiweb as palestras do Congresso. Para acessá-las basta entrar no site da UFSM (http://www.ufsm.br) no final da página clicar em Multiweb, depois webtrainig e em Busca digitar congresso internacional. Aparecerão 5 ícones que apresentam os 4 dias de congresso na íntegra. Para adiantar o trabalho envio o endereço de acesso direto:
http://200.18.45.2/web/webtraining1/busca.php?busca=congresso+internacional&x=11&y=13
27/01/11 - Em visita a página da OEI vimos que o endereço http://www.oei.es/salactsi/educacion.php é de extremo interesse para aqueles que transitam na área de CTS. É claro que muitos já conhecem, mas sempre é bom reforçar estas fontes de pesquisas. São inúmeros textos que trazem novidades, artigos e livros que tratam da relação Ciência, tecnologia e sociedade. Boa leitura e uma visita despretensiosa sempre pode trazer bons resultados.
Profissão Professor no Contexto dos Cursos da Área Tecnológica. Dando continuidade à semana de Planejamento no Campus Cornélio Procópio, na última sexta-feira, dia 31 de julho no anfiteatro da Instituição, aconteceu o seminário que tratou sobre a profissão professor dos cursos da área tecnológica, proferido pelo renomado professor e pesquisador Dr. Walter Antonio Bazzo.
O Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS) constitui-se num meio de divulgar a necessidade e as possibilidades de atuação de engenheiros, arquitetos, agrônomos (e outros profissionais das ciências exatas) no desenvolvimento social do país e da América Latina. Essa proposta surgiu no Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SOLTEC/UFRJ) e foi ampliada com a participação do Programa de Extensão Poli-Cidadã da Universidade de São Paulo e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNICAMP (ITCP/UNICAMP). São três programas de extensão com experiência na atuação de engenheiros no atendimento de demandas populares e que trazem à tona a necessidade de repensar a formação e a atuação desses profissionais.Em 2010 a sétima edição do encontro será realizada na UFVJM, que pode ser considerada uma continuação e também uma ampliação dos outros encontros já realizados, pois pela primeira vez o encontro irá sair dos grandes centros, onde sempre foram realizados e acontecerá numa universidade nova de caráter regional, numa cidade do interior de Minas Gerais, Teófilo Otoni, e organizado por estudantes de um curso com novo modelo, que é o Bacharelado em Ciência e Tecnologia. O evento contará com a participação de alunos, professores, funcionários e convidados de organismos governamentais e da sociedade civil, em apresentação de artigos, mesas de debates e atividades culturais. E propõe reduzir as distâncias e barreiras entre profissionais, estudantes e interessados que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre como a Engenharia pode contribuir com o Desenvolvimento Social do país e da América Latina, por meio do intercâmbio de experiências práticas e reflexões teóricas em projetos de Engenharia. Com isso, busca viabilizar um maior intercâmbio acadêmico entre diferentes universidades, projetos sociais, experiências, universidades e projetos de extensão.
"A abordagem CTS na educação tecnológica". Este foi um dos temas discutidos no segundo dia do Fórum Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), realizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) em Florianópolis. O evento reuniu profissionais da área de educação profissional e tecnológica de todo o País.
Um dos palestrantes, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Walter Bazzo, destaca que a CTS não pode ser apenas uma disciplina isolada no currículo dos cursos da educação tecnológica. O professor Bazzo traz como premissa básica que as escolas devem apostar mais na formação dos professores em áreas como filosofia e sociologia mescladas com a tecnologia. "O professor pode trabalhar com temas específicos e trabalhar sobre as repercussões que eles podem ter na sociedade. As escolas têm que formar não apenas técnicos, mas cidadãos com capacidade crítica e reflexiva."
Para o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Décio Auler, os currículos dos cursos da educação tecnológica devem ser pensados a partir de problemas sociais reais e ter como foco a transição para uma sociedade sustentável. No caso específico dos cursos de ensino médio integrado ao técnico, Auler considera que ainda há uma barreira a ser rompida entre a formação geral e a formação tecnológica. "Apesar do nome 'integrado', há casos em que essas duas formações estão completamente separadas."
O professor da UFSC Irlan von Linsigen também participou do debate sobre a abordagem da CTS na educação tecnológica. Ele destacou que a discussão sobre a CTS na educação tecnológica ganhou força nos últimos anos e que os Institutos Federais surgem como instituições onde a discussão da forma como a ciência e a tecnologia interferem na sociedade deve estar sempre presente.
Promover essa discussão foi um dos objetivos do Fórum CTS, que visou também a um debate sobre os contornos que a educação tecnológica deve assumir frente ao Estado brasileiro e em face da reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com a criação dos Institutos Federais no final de 2008.
O evento foi realizado no Hotel Baía Norte, na Capital nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2010. Todas os debates foram gravados e vão ser disponibilizados na internet. Além da abordagem da CTS na educação tecnológica, também foram discutidos temas como "Tecnologias para a inclusão social" e "O que é tecnologia?". As discussões também abrangeram a formação de nível superior na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) apoiou o evento.
Mais detalhes ver: http://www.ifsc.edu.br/
Um grande trabalho vem sendo desenvolvido pela FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara) no que diz respeito ao Ensino de Engenharia. Vários artigos refletindo sobre a temática têm sido produzido por seus professores. Por isso esta chamada aqui em noticias para que todas possam visitar seu site (http://engenharia.faccat.br). Comentando sobre os artigos é importante salientar que todos estes trabalhos são, em parte, resultantes de ações a partir da criação do Núcleo de Estudos Pedagógicos sobre Ensino de Engenharia (atual NDE - Núcleo Docente Estruturante) que foi fundado em agosto de 2005 com a presença do coordenador do NEPET. Assim, pode-se dizer que foi através deste embrião que foi possível a criação desta iniciativa que hoje conta com 9 artigos científicos publicados em periódicos e anais da área.