Muitas informações. A democracia informacional da Internet é surpreendente. Talvez
esta seja uma das grandes vantagens desta maravilha tecnológica. Mas o tempo para depuração é limitado.
Nesta seção procuramos trazer notícias e novidades que mantenham estreita relação com
os objetivos de nossa página. Para atualizá-la constantemente os participantes do NEPET estão sempre atentos,
mas tal tarefa se torna mais limitada se não contarmos com a colaboração de todos nossos visitantes para a
seleção e pertinências dos assuntos.
Os cursos de graduação em Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Elétrica da FURB - Universidade Regional
de Blumenau em Convênio FINEP/PROMOVE desenvolvem o CONECTE (Programa Piloto de Integração da Engenharia com o Ensino Médio). Dentro deste programa realizaram uma mesa redonda no dia 13 de maio de 2010 com a participação do coordenador do NEPET nas dependências da FURB. Além de conversar sobre a motivação que leva os estudantes a vislumbrarem a ideia de "fazer" engenharia, o debate também contemplou reflexões sobre a relação Ciência, Tecnologia e Sociedade. O referido projeto tem sido um excelente catalisador de reflexões e atitudes junto a comunidade de Blumenau e pode ser visto em maiores detalhes na página da FURB. Alguns dos assuntos debatidos nesta noite estão em anexo nestas lâminas projetadas durante o encontro.
(arquivo em ".Pps")
Está disponivel no site do NEPET a nova edição da revista ALEXANDRIA do programa PPGECT da UFSC com novos artigos sobre CTS. Chamamos atenção do texto "O Cinema Nos Diz Muito dos Caminhos da Vida" que traz algumas questões sobre a importância do cinema nas análises CTS.
Aconteceu na segunda-feira, dia 19 de abril, a mesa-redonda ´Inovações no Ensino das Ciências Exatas e Engenharia`, às 9h, na sala dos Colegiados Superiores, na Reitoria. O debate fez parte da programação do
I Ciclo de Seminários em Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio Grande do Norte.Durante a ocasião, os professores Carlos Alberto dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade da América Latina, e Walter Antônio Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), proferiram as palestras: ´Energia e Matéria: conceitos-chave para a interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza` e ´O que é CTS no ensino de engenharia, afinal?`. Após os debates, o professor Walter Bazzo ainda discutiu algumas questões sobre o livro ANOTA A�?.
América do Sul cria o Conselho de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação
Grupo deverá definir, aprovar e promover políticas e projetos comuns para impulsionar, a partir das mais relevantes áreas do conhecimento, a meta da integração assumida pela Unasul.
Representantes dos países-membros da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) reuniram-se em Quito, nos dias 1º e 2 de março, para elaborar o estatuto e o plano de ação do Conselho de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação (Coseccti) da entidade. http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=69468
A Unochapecó agora também tem um curso de engenharia mecânica. Este curso entrou em atividade no mês de fevereiro de 2010. Para comemorar este feito e com o objetivo de motivar e esclarecer questões relativas à educação tecnológica o Prof. Walter A. Bazzo, coordenador do NEPET, foi convidado para uma aula inaugural realizada no dia 01 de março de 2010 nas dependências desta instituição. O tema, bastante atual, versou sobre: "Educação em Engenharia e Sociedade: questões e desafios". A participação dos alunos foi excelente. Cerca de 200 estudantes estiveram presentes no evento. Além dos alunos de engenharia mecânica foram convidados estudantes de outros ramos da engenharia da Unochapecó. Muitos professores estiveram presentes enriquecendo os debates após a palestra. Queremos comprimentar a direção da Unochapecó e a partir de agora convidá-los para participarem de nossas reflexões sobre educação na página do NEPET. Para o conhecimento dos conteúdos lá discutidos estamos aqui anexando o texto básico trabalhado nesta ocasião que podem servir de subsidios para outras instituições refletirem sobre semelhantes questões.
(arquivo em ".Pps")
 |
|