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A proposta desta seção é propiciar um espaço para que os interessados possam acessar artigos, produzidos pelos membros e colaboradores do NEPET, que tratam de questões relativas à educação tecnológica e a temas de interesse da relação ciência, tecnologia e sociedade (CTS). São expostos aqui os resumos, os nomes dos autores e seus endereços. Alguns artigos completos são disponibilizados para 'download' e para leitura 'on-line'. A ordem dos textos nessa seção está relacionada com a data de publicação do artigo. No entanto, muitos com datas anteriores continuam sendo disponibilizados porque mantém a pertinência de seu conteúdo com estudos desenvolvidos nas discussões permanentes dos participantes do NEPET. Por isso, nem sempre o primeiro da lista é o último carregado na página. Uma visada geral pode apresentar assuntos importantes publicados há algum tempo.


REFLEXÃO SOBRE OS EXTREMOS SOCIAIS: UMA PROPOSTA CTS PARA A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA

CORREA, L.F. e BAZZO, W.A.. Publicado nos anais do XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2014, Juiz de Fora - MG, Engenharia: Múltiplos saberes e atuações, 2014.

Resumo: Poucos negariam hoje, que a educação e os processos sociais estão intimamente ligados. Consequentemente, limitar uma proposta de mudança educacional à revisão e/ou atualização do aparato técnico das profissões, significa abandonar de uma só vez, conscientemente ou não, o objetivo de uma transformação social qualitativa. Por isso, o presente artigo pautou-se no tema dos extremos sociais - aqui retratados na disparidade existente entre a valorização exacerbada dos atores do futebol e a condição de miséria da população em situação de rua - que embora distante do ensino tradicional de Engenharia, pode favorecer o processo de superação da dimensão educacional meramente utilitarista e reducionista.. A intenção, não é propor a inclusão de mais um tópico ao ensino de Engenharia, mas mostrar o quanto assuntos desta natureza podem servir para imputar discussões e reflexões num modelo de educação emancipadora e dialógica; pautada no enfoque CTS. Para explanação do tema, foram utilizados os pressupostos da pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave: Enfoque CTS, Educação em Engenharia, População em situação de rua, Futebol

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A escola que queremos: é possível articular pesquisas ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e práticas educacionais?

de Leila Cristina Aoyama e Walter Antonio Bazzo.. Publicado na Revista REVEDUC - , (Link para a revista, Vol. 08, No 2 (2014).

Resumo: A partir das experiências vivenciadas em uma disciplina sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), verificou-se que é urgente a articulação entre discussões acadêmicas e espaço escolar, se queremos promover uma educação crítica e transformadora. Geralmente, tal questão é levada apenas para os infindáveis projetos de pesquisa e raramente chegam às salas de aula para efetiva implementação junto aos estudantes. Com esta preocupação, algumas atividades, em tal disciplina, demonstraram o forte potencial de alguns vídeos do tipo documentário, como instrumento didático, para a promoção do debate inadiável sobre questões CTS. Neste artigo, buscamos o aprofundamento da discussão de como a perspectiva CTS pode apresentar, na educação, uma possibilidade crítica e emancipadora. Mas, para isso, requer instrumentos fortes e compatíveis com as novas disponibilidades da mídia moderna. Isto poderá fazer frente – infelizmente, ainda em pequena proporção – aos aparatos do poder hegemônico que se utiliza deste recurso como ferramenta de ilusão e alienação.
Palavras-chave: Práticas educacionais, Educação crítica, Vídeos documentários, CTS.

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O USO DE DOCUMENTÁRIOS PARA O DEBATE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) EM SALA DE AULA

de Leila Cristina Aoyama e Walter Antonio Bazzo.. Publicado na Revista Ensaio - , (Link para a revista, Vol. 15, No 3 (2013).

Resumo: A partir das experiências vivenciadas em uma disciplina sobre estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) verificou-se o forte potencial de alguns documentários para a promoção do debate desta articulação. A proposta deste artigo é apresentar alguns documentários e suas características de cunho CTS. Desse modo o artigo apresenta um enfoque informativo e torna-se possível subsídio para auxílio a professores que pretendem discutir CTS em suas aulas. Os documentários aqui descritos caracterizam-se como recursos para a elevação do pensamento crítico e postura cidadã das pessoas e para a promoção de discussões/reflexões, entre educadores e formadores, sobre a realidade vigente e a tríade CTS, culminando em possíveis mudanças escolares.
Palavras-chave: Recursos didáticos, mídias no ensino, filmes documentários.

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DESMISTIFICANDO A C&T NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ENGENHARIA

Luciana Flôr Correa e Walter Antonio Bazzo.. Publicado nos anais do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2013, Gramado - RS, Educação em Engenharia na Era do Conhecimento, 2013.

Resumo: O objetivo do presente artigo é refletir sobre alguns aspectos que evidenciam que a introdução do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos currículos dos cursos de formação de professores de engenharia, pode constituir-se numa importante contribuição para a desmistificação da Ciência e Tecnologia (C&T) como únicas componentes da evolução humana. Para tanto, antes da discussão central, serão abordados os mitos, as novas concepções e o caráter simbólico da C&T, no paradigma do ensino tecnológico como um todo. A partir disso, a análise da formação docente com uma epistemologia diferente da atual, será apresentada, demonstrando que a mesma não pode ser mais apenas baseada no treinamento e, sim na efetiva construção de um conhecimento crítico e reflexivo.
Palavras-chave: Ciência, Tecnologia, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Formação de professores, Engenharia.

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A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E O CURRÍCULO DO (DES)CONHECIMENTO

de Kátia R.K.F, Fátima P.Z.O., Paula A.G.C. e Walter A.B.. Publicado nos anais do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2013, Gramado - RS, Educação em Engenharia na Era do Conhecimento, 2013.

Resumo: O presente artigo apresenta uma discussão sobre o desafio de organizar um Currículo que dê conta de acompanhar todos os avanços apresentados na Sociedade do Conhecimento. Tem como objetivo refletir sobre a tríade sociedade do conhecimento, currículo e avanços científicos e tecnológicos: os currículos, da forma como os conhecemos, conseguem debater temáticas emergentes da sociedade do conhecimento, considerando as repercussões sociais decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos? Para confrontar a questão posta, o texto chama atenção para a formação e o papel do Engenheiro Educador na tarefa de humanizar o ensino e o aprendizado. Ao final apresenta considerações a respeito da ineficácia dos currículos no binômio avanço científico e social / desenvolvimento humano e social e a respeito da importância da atitude epistemológica do Engenheiro Educador para a humanização da sociedade do conhecimento.
Palavras-chave: Sociedade do Conhecimento, Ciência, Tecnologia, Currículo, Engenheiro Educador.

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CIÊNCIA, TECNOLOGIA & INOVAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA ANÁLISE DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2012-2015, PARAMETRIZADA PELO ENFOQUE CTS.

de Luciana Flôr Correa e Walter Antonio Bazzo. Publicado na Revista Tecnologia e Sociedade (Link para a revista on line - ISSN 1984-3526) v.16, p.65-71, 2013.

Resumo: O presente artigo tem por finalidade, apresentar uma análise sobre o papel e as concepções atribuídas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação (C,T&I), no que tange a inclusão social e ao desenvolvimento humano, na “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2012-2015”. Não obstante, os resultados, obtidos através da técnica da análise de conteúdo revelaram que, a ENCTI evidencia uma equivocada concepção de desenvolvimento científico e tecnológico, atribuindo-lhe a capacidade e a responsabilidade de promover, per si, a inclusão social e o desenvolvimento humano. Como a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) entende a necessidade do equilíbrio, entre estes três elementos, esta foi à teoria que parametrizou a análise.
Palavras-chave: Ciência, tecnologia e inovação (CT&I); Inclusão social; Desenvolvimento humano; Ciência, tecnologia e sociedade (CTS).

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A INTERDISCIPLINARIDADE EFETIVA REQUER O ROMPIMENTO DAS FRONTEIRAS NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA

de Luciana Flôr Correa e Walter Antonio Bazzo. Publicado nos anais do XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2013, Gramado - RS, Educação em Engenharia na Era do Conhecimento, 2013.

Resumo: O objetivo do presente artigo é apresentar o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como um campo de saber interdisciplinar, cujas reflexões aplicam-se á múltiplas áreas de conhecimento e atuação profissional, inclusive às engenharias. Para tanto, a partir de um levantamento parcial da literatura e após uma breve introdução, discutiremos a segmentação do conhecimento em disciplinas, a classificação das áreas efetuada pelo CNPq/Capes e, a racionalidade técnica na educação. Em seguida abordaremos a necessidade de articulação entre a epistemologia da prática e a epistemologia social. E, na sequência o tema central será circunstanciado, destacando-se a contribuição do enfoque CTS para a promoção de uma educação crítica, afeta às decisões relacionadas à Ciência e à Tecnologia.
Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Interdisciplinaridade, Engenharias, Educação.

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O TECNOPÓLIO DE POSTMAN VEM CONTAMINANDO A EDUCAÇÃO ATUAL?

de Leila Cristina Aoyama Barbosa, Leonardo Marcelino e Walter Antonio Bazzo. Publicado nos anais do evento III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, de 26 a 26/ out., Ponta Grossa/PR.

Resumo: O presente trabalho analisa o “Tecnopólio”, livro de Neil Postman, fartamente utilizado nos estudos CTS. Nele o professor americano descreve a forma como a tecnologia se relaciona com a cultura, desde os tempos em que ela era utilizada como ferramenta até o seu endeusamento nos dias atuais. Isso é feito traçando a evolução da técnica e da tecnologia na caracterização da sociedade das ferramentas, da tecnocracia e do tecnopólio. Este último, alvo de nossa análise, se caracteriza por ser um mundo onde se perdeu o controle ao acesso às informações supervalorizando o papel dos especialistas, da estatística e da ciência. Estes elementos minam os valores sociais, as fontes de moralidade e o sentido de certo e errado, tornando as tecnologias os novos paradigmas e valores da sociedade. Tentou-se expandir a análise da obra de Postman para a função do computador – e aqui alguns aportes de Carr, um autor mais contemporâneo, foram fundamentais –, cujo objetivo é facilitar a vida do homem, mas mostrando que nem sempre isso acontece. Estas análises em contra ponto com alguns outros autores contemporâneos nos levaram a perguntar se este novo milênio exasperou o tecnopólio entre os habitantes da Terra, e se a educação está sendo moldada em suas finalidades para atender a este novo mundo.
Palavras-chave: Referenciais CTS, Cultura humanística, Tecnopólio, Educação contemporânea.

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DESPERTAR PARA OUTRAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

de Simone Leal Schwertl, Walter Antonio Bazzo, Clara Maria Furtado e António André Chivanga Barros. Publicado nos Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE (ISSN 2175-957X) – setembro 2012.

Resumo: Ao acompanhar trabalhos que visam à renovação de cursos de engenharia, em paralelo a pesquisas didático-pedagógicas relacionadas ao ensino e aprendizagem neste domínio, é possível perceber a necessidade de dedicação a estudos que possibilitem a compreensão dos aspectos históricos e sociais imbricados no desenvolvimento científico-tecnológico. Acreditamos desta forma, encontrar elementos que contribuam para uma reflexão consistente do papel da Educação Científica e Tecnológica na sociedade contemporânea e que nos permitam mostrar aos alunos que o professor, e tudo aquilo que ele ensina, faz parte do mesmo cotidiano do mundo em que vivem. Neste contexto, o objetivo deste artigo será discorrer sobre alguns pontos elencados das concepções do sociólogo Domenico De Masi, que podem subsidiar importantes reflexões no âmbito da Educação Científica e Tecnológica.
Palavras-chave: aspectos sociais e históricos, educação científica e tecnológica

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O QUE VOU FAZER QUANDO ME FORMAR? EMPREGABILIDADE PARA ENGENHEIROS MECÂNICOS

de Guilherme Miranda Moresco, Victor Antônio Paludetto Magri, Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira. Publicado nos Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE (ISSN 2175-957X) – setembro 2012.

Resumo: A proximidade da formatura traz uma série de inquietações, no entanto, estas raramente são discutidas na escola – O que fazer depois de formado? Quanto vou ganhar? Vou trabalhar no Brasil? No intuito de buscar respostas para perguntas como estas, realizamos uma pesquisa, no ano de 2011, junto aos alunos de engenharia mecânica formados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Queríamos saber, de maneira geral, qual o panorama de empregabilidade esperado para o futuro engenheiro mecânico. A descrição da pesquisa, com seus objetivos e metodologia, é um dos conteúdos deste artigo. As respostas, algumas surpreendentes, estabelecem caminhos que os estudantes possam trilhar antes de enfrentarem o mercado de trabalho. Qual a área preferida pelos empregadores? Qual paga mais? É melhor trabalhar no exterior? Quando posso voltar ao Brasil? É esta mistura de questões, paralelas ao aprendizado da técnica, que colocam em xeque algumas lacunas que a escola, equivocadamente, não preenche no processo de formação.
Palavras-chave: Empregabilidade, Engenharia Mecânica, Formação, Remuneração.

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