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Artigos
A proposta desta seção é propiciar um espaço para que os interessados possam acessar artigos,
produzidos pelos membros e colaboradores do NEPET, que tratam de questões relativas à educação tecnológica e a temas de
interesse da relação ciência, tecnologia e sociedade (CTS). São expostos aqui os resumos, os nomes dos autores e seus
endereços. Alguns artigos completos são disponibilizados para 'download' e para leitura 'on-line'. A ordem dos textos
nessa seção está relacionada com a data de publicação do artigo. No entanto, muitos com datas anteriores continuam sendo
disponibilizados porque mantém a pertinência de seu conteúdo com estudos desenvolvidos nas discussões permanentes dos
participantes do NEPET. Por isso, nem sempre o primeiro da lista é o último carregado na página. Uma visada geral pode
apresentar assuntos importantes publicados há algum tempo.
Formação do engenheiro: uma visão de alunos de Erik de Almeida Djkstra, Nelson Rogério Murici Brasiliense, Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira, publicado no XXX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2002).
Resumo: Este trabalho levanta algumas questões referentes ao ensino de engenharia. Com
base em experiência pessoal dos autores e em entrevistas feitas com alunos das últimas fases
de cursos de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina, buscamos identificar o
grau de satisfação dos estudantes com a sua formação. Apoiando-nos nessas informações,
procuramos fazer reflexões que possam levar a melhorias neste processo. Verificamos, de
uma maneira geral, que os alunos estão satisfeitos com sua formação técnica. Entretanto, por
outro lado, nota-se uma enorme carência de uma formação mais humanista e contextualizada
dentro das necessidades da sociedade. Mas de que forma mudar a estrutura de ensino visando uma formação que contemple as carências identificadas? O que sugerimos é uma mudança cultural tanto de alunos quanto de professores nas escolas de engenharia. Notamos que
hoje o sistema funciona com professor e aluno corroborando um círculo vicioso, onde as práticas se repetem com consentimento mútuo das partes. Propomos uma filosofia de ensino
construtivista, dentro de um novo paradigma, onde professor e aluno interajam em um círculo virtuoso, formando engenheiros mais conscientes de seu papel na transformação da sociedade.
Palavras-chave: Ensino, Paradigma emergente, Construtivismo, Visão de estudantes
(arquivo em ".pdf")
Formação do engenheiro: uma visão de alunos de Erik de Almeida Djkstra, Nelson Rogério Murici Brasiliense, Walter Antonio Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira, publicado no XXX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2002).
Resumo: Este trabalho levanta algumas questões referentes ao ensino de engenharia. Com
base em experiência pessoal dos autores e em entrevistas feitas com alunos das últimas fases
de cursos de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina, buscamos identificar o
grau de satisfação dos estudantes com a sua formação. Apoiando-nos nessas informações,
procuramos fazer reflexões que possam levar a melhorias neste processo. Verificamos, de
uma maneira geral, que os alunos estão satisfeitos com sua formação técnica. Entretanto, por
outro lado, nota-se uma enorme carência de uma formação mais humanista e contextualizada
dentro das necessidades da sociedade. Mas de que forma mudar a estrutura de ensino visando uma formação que contemple as carências identificadas? O que sugerimos é uma mudança cultural tanto de alunos quanto de professores nas escolas de engenharia. Notamos que
hoje o sistema funciona com professor e aluno corroborando um círculo vicioso, onde as práticas se repetem com consentimento mútuo das partes. Propomos uma filosofia de ensino
construtivista, dentro de um novo paradigma, onde professor e aluno interajam em um círculo virtuoso, formando engenheiros mais conscientes de seu papel na transformação da sociedade.
Palavras-chave: Ensino, Paradigma emergente, Construtivismo, Visão de estudantes
(arquivo em ".pdf")
A Pertinência de Abordagens CTS na Educação Tecnológica de Walter Antonio Bazzo – publicado na Revista Iberoamericana de Educación Vol. 1, n.28, p.83-100, Madri (2002).
Resumo: A educação tecnológica, ministrada no âmbito universitário e em particular nas carreiras de engenharia, encontra-se muito ligada a enfoques eminentemente técnicos, que ignoram as influências recíprocas entre as trocas sociais e os desenvolvimentos científicos e tecnológicos. Ainda que esta questão esteja presente em muitos dos debates na atualidade e que, em alguns países como Estados Unidos, Canadá ou os da União Européia, ensaiam-se soluções baseadas nos estudos sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, no Brasil –e no resto da América Latina– a situação parece encontrar-se num ponto de indefinição. Seguindo a tendência internacional, uma primeira saída para esta situação poderia ser a inclusão, nos planos de estudos das engenharias, de uma perspectiva CTS, que permitisse a aproximação às intrincadas relações existentes hoje entre os componentes desse acrônimo.Para isto, é necessário produzir uma mudança na cultura epistemológica sobre a forma em que é considerado o conhecimento na área tecnológica. No entanto, em vista das dificuldades para alcançar o êxito num processo dessas características, o autor propõe adotar uma estratégia alternativa baseada em dois elementos. O primeiro, de caráter transitório, é a incorporação de disciplinas específicas para o ensino da tecnologia, a partir de uma perspectiva CTS. O segundo aponta para uma mudança estrutural nas condições de ensino da disciplina e consiste em modificar ou, em alguns casos, colocar em marcha processos de formação de professores de engenharia baseados naquela perspectiva, como fator efetivo de transformação da educação tecnológica.
Palavras-chave: Educação tecnológica; CTS; Ensino de Engenharia
(arquivo em ".pdf")
Considerações sobre a neutralidade dos fatos e artefatos tecnológicos. Enfoques para a educação tecnológica. de Irlan von Linsingen e Luiz Teixeira do Vale Pereira, publicado no XXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2001).
Resumo. Dentre as abordagens do conhecimento de engenharia, uma bastante polêmica é a que
trata de ver qualidades não-técnicas (em sentido estrito) nos artefatos tecnológicos. Não se trata de
discutir apenas os usos sociais dos artefatos desenvolvidos com a ajuda do conhecimento técnico
da engenharia, mas também de reconhecer no próprio artefato qualidades que definem sua forma e
função. Trata-se também de ver através dos produtos tecnológicos interações que alteram a
significação do conhecimento técnico como o conhecemos e praticamos. Se há um conteúdo
sociocultural presente no conhecimento técnico, e que pode ser identificado em artefatos
tecnológicos, ele pode ser usado como aporte metodológico para a reflexão sobre a neutralidade
da técnica e da tecnologia, que se reflete no ensino de engenharia e, essencialmente, na prática da
engenharia. Neste artigo são apresentadas e discutidas algumas argumentações a favor da
ampliação (talvez com rupturas) da compreensão da técnica e de seus produtos, baseados na
identificação de qualidades políticas e valores dos argumentos técnicos e dos artefatos
tecnológicos, e que podem ser úteis para um modo de fazer engenharia mais sintonizado com a
realidade social em tempos de sociedade tecnológica.
Palavras-chave: Ensino, Educação tecnológica, Epistemologia, Análise sociotécnica, Ciência-Tecnologia-
Sociedade (CTS)
(arquivo em ".pdf")
Da complexidade no trabalho do engenheiro, o repensar de sua formação de Ciliana Regina Colombo e Walter Antonio Bazzo, publicado no XXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (2001).
Resumo: A reflexão desenvolvida neste texto volta-se para a complexa rede de interferências que o
trabalho do engenheiro civil provoca na vida e na organização das diferentes sociedades. Este fato
nos leva a refletir o quanto a formação destes engenheiros pode reforçar os aspectos negativos ou
positivos dessas intervenções. Desse modo, a proposta deste artigo é buscar apontar alternativas
para um ensino de engenharia que vá além da questão eminentemente técnica voltando-se também
para as repercussões mais abrangentes envolvidas nas obras que eles desenvolvem. Neste
direcionamento, inicialmente procura-se, como que usando uma lupa focada em uma obra de
engenharia, visualizar uma parte do complexo emaranhado de repercussões do trabalho do
engenheiro civil, considerando, a partir disso, a necessidade de se repensar sua formação. Com
essa perspectiva trabalha-se propostas de diversos autores para a educação tecnológica e/ou de
engenharia, buscando possibilidades de produzir, a partir de algumas mudanças estruturais nos
currículos e na formação dos corpos docentes, um ensino de engenharia que tenha como objetivo
maior formar profissionais técnicos, porém conscientes da pertinência de seu trabalho na
complexidade da sociedade.
Palavras-chave: Complexidade, Interdisciplinaridade, Formação do engenheiro.
(arquivo em ".pdf")
Desperdício na construção civil e a questão habitacional: um enfoque CTS. de Ciliana Regina Colombo e Walter Antonio Bazzo, publicado na Revista Roteiro, v. XXVI, n 46, p. 135-154. Joaçaba (2001).
Resumo: Num país em desenvolvimento como o Brasil, com alarmantes índices de desemprego e com uma distribuição de renda inaceitável para os padrões humanos, é notório que teremos carência de moradias para a população pobre. Isto nos empurra, independentemente da péssima distribuição de renda, para uma análise da atuação da construção civil, dado que ela tem papel fundamental nas questões habitacionais brasileira. Através de uma análise centrada no movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), examinamos características da construção civil que interferem na organização das diferentes sociedades humanas, tanto nas questões econômicas como nas sociais, evidenciadas no Brasil pela carência de moradias para seus cidadãos. Fundamentados nestes pressupostos, voltamos nossas reflexões ao pouco uso e ao desenvolvimento insuficiente de novas tecnologias, ao desperdício de materiais aliados à baixa qualificação profissional e, em grande parte, à qualidade de vida dos trabalhadores, percebendo estas características como uma das fontes da problemática da moradia. Finalmente, apontando algumas recomendações, buscamos mostrar de que modo o estabelecimento de tecnologia endereçada aos problemas sociais pode desencadear grandes transformações, também na construção civil, beneficiando nossa população como um todo.
Palavras-chave: Ciência, tecnologia e sociedade, Construção civil, Desperdício, Questões habitacionais.
(arquivo em ".doc") (arquivo em ".pdf")
Educação Tecnológica contextualizada, ferramenta essencial para o desenvolvimento social brasileiro. de Ciliana Regina Colombo e Walter Antonio Bazzo, publicado na Revista Brasileira de Ensino de Engenharia, v. 20, n.1, p. 9-16. Brasília (2001).
Resumo: O presente artigo traz uma reflexão sobre as interferências da tecnologia no desenvolvimento do ser humano, em especial da sociedade brasileira, cuja proposta de modernização segue um caminho pautado no desenvolvimento tecnológico. Esta proposta seguida muitas vezes a risca pelos governantes é, no entanto, desprovida de reflexão, incluindo, em muitos casos, a absorção de tecnologia estrangeira sem qualquer adaptação contextual, acentuando a exclusão e aumentando ainda mais a desigualdade social de nosso país. Na perspectiva de mudança desse quadro, este estudo faz um apanhado das alternativas apresentadas por autores nacionais e estrangeiros, que aprofundam o tema Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que pode ser uma variante na compreensão deste fenômeno. Através destas muitas alternativas, algumas delas ainda desconhecidas, ou pouco trabalhadas nos meios acadêmicos, tal proposta preocupa-se em apresentar uma perspectiva de trabalho em educação tecnológica, com o intuito de levar a sociedade brasileira a uma participação mais efetiva no desenvolvimento tecnológico associado ao desenvolvimento social do país.
Palavras-chave: CTS, Desenvolvimento Social, Educação Tecnológica.
(arquivo em ".doc") (arquivo em ".pdf")
Curriculum Guidelines for Undergraduate Courses in Brazilian Higher Education: a view of the process in mathematics and engineering. de Helena Noronha Cury e Walter Antonio Bazzo publicado em SRHE International News, n. 45, p. 3-5 (2001).
Resumo: Neste artigo, discutimos as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Matemática, propostas pelo Conselho Nacional de Educação do Brasil. Acreditamos que a elaboração de algumas propostas que podem afetar a estrutura curricular não é suficiente, porque é necessário que seus professores deixem de ser apenas engenheiros ou matemáticos que lecionam nesses cursos, para se tornarem educadores engenheiros ou educadores matemáticos, contribuindo para reduzir a distância entre o atual processo de ensino nesses cursos e as necessidades da nossa sociedade.
Palavras-chave: Diretrizes curriculares nacionais; Educação matemática; Ensino de engenharia.
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Reflexões para a Implementação do Movimento CTS no Contexto Educacional Brasileiro. de D. Auler e W. A. Bazzo - publicado na Revista Ciência & Educação, v.7, n. 1 (2001).
Resumo: Neste artigo, situamos, inicialmente, o surgimento histórico do movimento ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Por se tratar de um movimento que emerge em contextos bastante distintos do nosso, num segundo momento discutimos aspectos a serem considerados na configuração de seus objetivos no contexto educacional brasileiro, apontando limitações e desafios que se colocam. Destacamos a nossa inexperiência democrática, relacionada com a trajetória histórica do país, como um dos obstáculos/desafios para colocar a tomada de decisões, em relação à ciência e à tecnologia, numa perspectiva mais democrática (mais atores sociais participando) e menos tecnocrática, aspecto central do CTS.
Palavras-chave: CTS, Educação em matemática, Formação crítica.
(arquivo em ".pdf")
Formação Crítica em Matemática: uma questão curricular? de Helena Noronha Cury e Walter Antonio Bazzo - publicado na Revista Bolema, v.14, n. 16, p. 29-48 (2001).
Resumo: Neste artigo, são discutidos alguns problemas do ensino de disciplinas matemáticas em cursos da área de ciências exatas, especialmente aqueles relacionados com a falta de questionamentos e debates sobre as relações entre as ciências, a tecnologia e a sociedade. Muitas IES estão promovendo mudanças nos currículos dos seus cursos de graduação, o que permitiria a introdução de estudos sociais sobre as ciências e a tecnologia (estudos CTS). A partir de uma rápida conceituação destes estudos, é apresentada uma sugestão para sua introdução nos currículos das licenciaturas em Matemática, com o objetivo de proporcionar uma formação crítica aos futuros professores dessa disciplina.
Palavras-chave: CTS, Educação em matemática, Formação crítica.
(arquivo em ".pdf")
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