CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil



Notícias
Opinião

Disciplinas

Bate-papo
com o NEPET
Muita leitura. Sempre!

Artigos

Vídeos e Imagens

Livros publicados

Revistas
Abenge

Notícias


Muitas informações. A democracia informacional da Internet é surpreendente. Talvez esta seja uma das grandes vantagens desta maravilha tecnológica. Mas o tempo para depuração é limitado. Nesta seção procuramos trazer notícias e novidades que mantenham estreita relação com os objetivos de nossa página. Para atualizá-la constantemente os participantes do NEPET estão sempre atentos, mas tal tarefa se torna mais limitada se não contarmos com a colaboração de todos nossos visitantes para a seleção e pertinências dos assuntos.


TEKNÉ
02-06-2014 - Há algum tempo temos colaborado e recebido excelentes contribuições da revista Tekné produzida na Argentina. Agora ela está neste site que trazemos disponibilizado no NEPET. Uma revista que discute os problemas da Educação Tecnológica de forma simples e didática. Leitura imperdível para nossos visitantes que tem a Educação Tecnológica como centro de suas preocupações.




A nota da EdUFSC sobre o novo livro do NEPET
22-05-2014 - Abrindo as portas para horizontes de uma formação mais integral e universal, o livro Conversando sobre educação tecnológica promove um oportuno diálogo sobre as chamadas “ciências duras�? com as humanidades, inserindo, por exemplo, uma “pitada�? de filosofia nas engenharias. O novo título da EdUFSC é assinado por três estudiosos no assunto: Walter Antonio Bazzo, Luiz Teixeira do Vale Pereira e Jilvania Lima dos Santos Bazzo. A obra coloca os estudantes em contato direto com conhecimentos que fogem dos limites restritos do tecnicismo e, ao mesmo tempo, possibilita uma compreensão ampla da importância vital da tecnologia e da ciência para a população. Ao introduzir este debate crucial , desafia a academia a enfrentar preconceitos, repensar métodos, práticas e paradigmas.




Desigualdade no Brasil
19-05-2014 - Falar em desigualdade chama à análise sobre Tecnologia & Desenvolvimento. Por que a concentração da renda é tão grande no Brasil? Parte da explicação está na grande desigualdade educacional que existe por aqui. No Brasil, as pessoas mais ricas casam-se entre si e colocam seus filhos em escolas privadas de maior qualidade e com isso conseguem ter acesso às melhores universidades, geralmente públicas e gratuitas, que também servem como sinalizador importante para o mercado de trabalho. Eis a importância da distribuição de igualdade na educação que se processa no país.




Farto material sobre CTS
16-05-2014 - Mariano Gordillo é um estudioso no tema e tem trazido grandes contribuições para trabalhar CTS na educação. Além da preocupação em pesquisar sobre o assunto, seu maior interesse é 'falar com os estudantes' para transformar estas questões contemporâneas em material de estudos. O site disponível nesta notícia traz mais informações.




Países ricos agora querem acordo 'híbrido e flexível' para o clima
06-05-2014 - É um elemento novo ao debate e diferente da tentativa frustrada de 2009, em Copenhage. E a discussão segue enquanto o Planeta vai sofrendo as consequências pela falta de ação efetiva. Seguimos com nossas preocupações ao discutirmos CTS aqui na nossa página. O novo acordo climático internacional, a ser firmado na França, em 2015, deve ser híbrido e flexível, dizem os governos dos países ricos. É um elemento novo ao debate e diferente do conceito de 'legally binding' (legalmente vinculante) que dominou a tentativa frustrada de se conseguir um acordo em 2009, em Copenhague.




COBENGE 2014
22-04-2014 - Estão abertas as inscrições para trabalhos no Cobenge 2104 até o dia 25 de maio. Veja instruções na página do evento.




Qualidade de publicações científicas volta ser questionada
20-04-2014 - Publicações científicas, até mesmo as mais bem conceituadas, não investem em ciência, na avaliação do Nobel Randy Schekamna. Segundo ele, as publicações científicas estão ficando medíocres, já que os estudos realizados são apenas aqueles em que os pesquisadores já sabem a resposta e que serão manchete nas revistas, conforme matéria publicada na Forbes. Esta notícia vem corroborar a discussão diária sobre o excesso de cobrança dos órgãos de fomento de pesquisa no Brasil.




Greenpeace defende mudanças no agronegócio
11-04-2014 - Enquanto as escolas se fecham para a discussão dos reais problemas contemporâneos (energia, alimentação, água, contaminação....) os grandes debates seguem com apenas poucos participantes. Ainda continuamos de olhos fechados para as questões prementes da civilização contemporânea. Essa entrevista é bastante esclarecedora: Kumi Naidoo, diretor-executivo do Greenpeace International, espera que o próximo relatório do IPCC 'tire da letargia as negociações internacionais de clima'.




Clima de Insegurança
04-04-2014 - Por mais que deixemos de lado tal discussão ela não pode estar ausente das questões da Educação Tecnológica. Precisa ser vista, pensada e atacada. IPCC divulga relatório mais comedido sobre impactos do aquecimento global; mesmo com incerteza, países precisam planejar adaptação. Esta manchete do Jornal da Ciência também nos chama para esta reflexão.




Relatório do IPCC aponta riscos e oportunidades para respostas
02-04-2014 - O novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) diz que os efeitos das mudanças climáticas já estão ocorrendo em todos os continentes e oceanos e que o mundo, em muitos casos, está mal preparado para os riscos. O documento também conclui que há oportunidades de repostas, embora os riscos sejam difíceis de gerenciar com os níveis elevados de aquecimento. É preciso cada vez mais entender o processo civilizatório humano para não sermos surpreendidos por eventos que podem fugir ao nosso controle.




< Página anterior Próxima página >



 

Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas e comentários sobre o site.
Copyright©2009-2019 Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica