Muitas informações. A democracia informacional da Internet é surpreendente. Talvez esta seja uma das grandes vantagens desta maravilha tecnológica. Mas o tempo para depuração é limitado. Nesta seção procuramos trazer notícias e novidades que mantenham estreita relação com os objetivos de nossa página. Para atualizá-la constantemente os participantes do NEPET estão sempre atentos, mas tal tarefa se torna mais limitada se não contarmos com a colaboração de todos nossos visitantes para a seleção e pertinências dos assuntos.

Inteligência Artificial faz perigar quase 45% dos empregos na América Latina
30.08.2018 | Nossa preocupação evidente com todo este desenrolar tecnológico sem análise sociológicas, fica mais evidente ainda com a leitura deste artigo disponível na rede.

A vida 3.0
14-08-2018 - E muitos ainda pensam que trabalhar isso com urgência na educação é alarmismo. A vida 3.0 é o nome deste pequeno artigo (ou entrevista que seja) publicado no el País. Como costumamos dizer: vale a pena uma passadinha de olhos. Precisamos estar sempre atualizados se queremos realmente trabalhar com as questões contemporâneas.

As tecnologias estão a serviço da vida?
08/06/2018 - A origem dos termos indústria 4.0 ou quarta revolução industrial está associada a pesquisas de alta tecnologia realizadas inicialmente pela Alemanha. Desde então esses termos passaram a ser utilizados de forma indistinta e ampla. Portanto, a quarta revolução industrial designa toda adoção de tecnologia que represente avanços e que rompa com os padrões e modelos estabelecidos, a exemplo da digitalização e da inteligência artificial. São temas que constantemente tem ganhado espaço nas reflexões do NEPE.

A geração Y e o tabu da morte
01-03-2018 - Sempre que falamos em lidar com as mais diferentes variáveis contemporâneas nos assustamos por não entender o que passa na cabeça da geração Y. Este artigo, curto, simples, lindo e sensível nos ajuda a entender mais um pouquinho desta complexa equação civilizatória sobre a qual o NEPET se debruça há tanto tempo.

A inteligência artificial (IA) irá assumir o controle do mundo
08-11-2017 -A inteligência artificial (IA) irá assumir o controle do mundo ou ajudar a criar uma civilização humana extremamente avançada? Esse é um debate que já gera polêmica há algum tempo, com importantes figuras como Elon Musk alertando sobre seus perigos e outros, como Mark Zuckerberg, com foco em todos os avanços que a tecnologia poderia nos trazer. Esse é o processo civilizatório com o qual precisamos começar a trabalhar. O NEPET sempre esteve atento à estas questões.

Pela primeira vez, cientistas ligam o cérebro humano à internet
15-09-2017 - Em feito inédito, pesquisadores da Universidade Wits, de Johanesburgo, na África do Sul, ligaram um cérebro humano diretamente à internet em tempo real. Os dados recolhidos a partir deste projeto podem ajudar no desenvolvimento da tecnologia de aprendizagem de máquina e interfaces cérebro-computador. Para onde nos leva a tecnologia? Mais uma vez a recomendação da leitura de Kevin Kelly. A resenha desse livro está na nossa página na seção 'Muita! leitura! Sempre'

A inexorabilidade da tecnologia
08-08-2017 - Kevin Kelly em seu livro 'Para onde nos leva a tecnologia' comentava com bastante ênfase que o desenvolvimento tecnológico é inexorável. Esta reportagem - alvissareira por sinal - é mais uma demonstração inequívoca dessa afirmação.

A escravidão ainda não acabou. Ao contrário...
02-08-2017 - Para aqueles que pensam que a escravidão acabou esta reportagem é estarrecedora. Quase todos os dias colocamos algum assunto sobre o mundo tecnológico e o processo complexo da civilização. Vale a pena dar uma olhadinha para ir identificando as variáveis dessa equação civilizatória.

De técnico e de humano
01-08-2017 - Este título é escolhido de propósito por fazer menção a um livro que o NEPET produziu em 2015 e por ser perfeito para a reportagem que trazemos aqui. O Facebook encerrou um de seus projetos de IA (inteligência artificial) depois de descobrir que os chatbots Alice e Bob criaram um idioma próprio. O intuito do projeto era aprimorar o sistema de negociação das IAs por meio de uma conversa entre os robôs. Até onde estaremos confundindo desenvolvimento humano e desenvolvimento tecnológico? Eis uma questão chave do nosso cotidiano.

Robôs sexuais podem aumentar casos de pedofilia e estupro
07-07-2017 - Um estudo realizado pela Foundation for Responsible Robotics, organização que atua na análise de ética do setor de robótica, chegou a conclusões interessantes sobre o impacto que os robôs sexuais podem trazer a sociedade. Muitas destas conclusões, porém, não são nada animadoras. A que ponto chegamos. E muitos ainda pensam que os resultados outros da tecnologia são apenas efeitos colaterais do inexpugnável avançar do 'progresso'. Seguimos refletindo muito para trabalhar a educação nestes tempos confusos. Concordando ou não é fundamental entendermos as repercussões das máquinas sobre o comportamento humano.

Próxima página >