CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil




Notícias
Opinião

Disciplinas

Bate-papo
com o NEPET
Muita leitura. Sempre!

Artigos

Vídeos e Imagens

Livros publicados

Revistas
Abenge

Livros Publicados pelo NEPET



Livro: Ensino de Engenharia, na busca do seu aprimoramento


Conteúdo Geral:

1. Contextualização do Tema:

   A preocupação com o ensino. Um pouco da nossa história. A formação técnica. uma virada.

2. A questão tecnológica:

   Domínio, uso e responsabilidade. Apostando na educação. Tecnofobia. Qual o papel das escolas? Conceitos de ciência e de tecnologia.

3. Ensino como processo:

   Relação professor-aluno. Construção do conhecimento. O engenheiro e o coletivo. A natureza coletiva da engenharia. O engenheiro ativo. Engenheiro, membro de um coletivo.

4. Processo de ensino:

   O que é qualidade no ensino? Avaliação e motivação. Interdisciplinaridade. Uma superdisciplina. E os currículos?

5. O jogo livre da criatividade:

   O professor e a criatividade. Novos tempos, novos rumos. Implicações da criatividade no ensino. Obstáculos à criatividade. A criatividade num contexto real. Criatividade, escola e bloqueios. Comunicação e diálogo na criatividade. Para quebrar a rigidez.

6. Um possível caminho:

   Um especialista em ensino tecnológico? Ampliação do problema. A necessidade de formação. Uma saída para o problema? Pontos a serem atacados. Elementos para um programa. Quebrando um paradigma.

7. A construção de uma prática de ensino:

   Pertinência do tema. Motivação: base para a aprendizagem. Implantação e evolução da disciplina. Início da disciplina. O segundo passo. A disciplina em 1989. Uma nova fase. A disciplina hoje. Algumas considerações adicionais.

8. Praticando o projeto:

   Uma atividade integradora. O conceito de projeto. A educação formal e o projeto. Projeto para principiantes. Um resultado importante.

9. Questões para refletir.

10. Leituras sugeridas

 

 

 


Clique na imagem para ampliá-la.

 

Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas e comentários sobre o site.
Copyright©2009-2019 Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica