![]() |
|
Livros Publicados pelo NEPET Livro: Ensino de Engenharia, na busca do seu aprimoramento Conteúdo Geral: 1. Contextualização do Tema: A preocupação com o ensino. Um pouco da nossa história. A formação técnica. uma virada. 2. A questão tecnológica: Domínio, uso e responsabilidade. Apostando na educação. Tecnofobia. Qual o papel das escolas? Conceitos de ciência e de tecnologia. 3. Ensino como processo: Relação professor-aluno. Construção do conhecimento. O engenheiro e o coletivo. A natureza coletiva da engenharia. O engenheiro ativo. Engenheiro, membro de um coletivo. 4. Processo de ensino: O que é qualidade no ensino? Avaliação e motivação. Interdisciplinaridade. Uma superdisciplina. E os currículos? 5. O jogo livre da criatividade: O professor e a criatividade. Novos tempos, novos rumos. Implicações da criatividade no ensino. Obstáculos à criatividade. A criatividade num contexto real. Criatividade, escola e bloqueios. Comunicação e diálogo na criatividade. Para quebrar a rigidez. 6. Um possível caminho: Um especialista em ensino tecnológico? Ampliação do problema. A necessidade de formação. Uma saída para o problema? Pontos a serem atacados. Elementos para um programa. Quebrando um paradigma. 7. A construção de uma prática de ensino: Pertinência do tema. Motivação: base para a aprendizagem. Implantação e evolução da disciplina. Início da disciplina. O segundo passo. A disciplina em 1989. Uma nova fase. A disciplina hoje. Algumas considerações adicionais. 8. Praticando o projeto: Uma atividade integradora. O conceito de projeto. A educação formal e o projeto. Projeto para principiantes. Um resultado importante. 9. Questões para refletir. 10. Leituras sugeridas
|
Clique na imagem para ampliá-la. |
Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas
e comentários sobre o site.
|