![]() |
|
Livros Publicados pelo NEPET Livro: Formação do Engenheiro Introdução: Construção Pela diferença
Construção Pela diferença Dissonantes e divergentes podem não ser os adjetivos mais apropriados para se conferir ao conjunto de contribuições que compõe esta coletânea. Ao reuni-las, ou antes disso, ao pensar nesta publicação, apontamos possíveis diferenças como contribuições à reflexão a qual nos propomos. Qual a formação mais pertinente para uma atuação profissional presente e futura? Qual deve ser o papel do engenheiro na sociedade contemporânea? Vamos continuar a formar profissionais numa perspectiva fragmentária, enquanto a marcha da globalização torna-se mais do que nunca excludente também para os especialistas dos países periféricos e semi-periféricos? Os profissionais que formamos irão ter acesso pleno ao mercado de trabalho e vão trabalhar em suas áreas de formação originais? Se muitos dos egressos das escolas de engenharia não estarão trabalhando em suas especialidades, ou se a médio ou curto prazo serão deslocados, então por que continuamos a formá-los em bases antigas? Por outro lado, como indicam pesquisas sociológicas recentes, se o modelo de produção industrial caminha a passos largos para o de lean production, por que a preocupação com a formação socialmente comprometida? Não há obviamente consenso acerca dessas questões. Entretanto deveremos nos perguntar que papel cabe a nós, docentes de engenharia, com relação à formação dos futuros profissionais. Sabemos que eles estarão direta ou indiretamente envolvidos com aspectos bastante discrepantes tais como: valores éticos e sobrevivência, modelos de produção tecnocêntrico e antropocêntrico, disputa por espaço e fracasso da autoridade do conhecimento técnico, sociedade industrial e sociedade pós-industrial. Formamos hoje os engenheiros que terão compromisso com o fim do emprego? Se assim o for, que propostas alternativas nós temos a oferecer para a sobrevivência humana? Ou será que isso não nos diz respeito? A isso e muito mais se remetem as idéias dos diversos profissionais aqui reunidos, perpassando temas intrínsecos como tendências curriculares, questões contemporâneas da educação tecnológica e desafios da atuação docente. Há uma mescla de pontos de vista – de modos de fazer a engenharia e de vê-la, de estudá-la; misturam-se concepções epistemológicas, pedagógicas e filosóficas e sociológicas, num contexto de modernidade em que convivem a mudança e a conservação, próprios do comportamento social humano. Dar uma resposta às questões que sugerimos para o debate, ou melhor, sobre elas refletir, impôs um desafio aos organizadores e aos autores, que se viram diante da verbalização da cotidiana atitude de ensinar. Mais acertadamente seria dizer que nossa proposta não é responder, mas o contrário: questionar. A ordenação dos temas não é casual. Traduz preocupações que dizem respeito a uma nova formação do engenheiro, também um cidadão. Não sugerimos, com isso, uma rigidez, ou uma seqüência obrigatória de pensamento, mas uma orientação que privilegia a reflexão sobre a formação de engenheiros e aquela que diz respeito ao docente e o enleva de ações comprometidas com o social. Sumário:
Introdução Falando do conteúdo, uma visão do NEPET A formação dos Engenheiros no limiar do terceiro milênio Profissional do Futuro
QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA O perfil do engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais A educação tecnológica precisa de uma política O engenheiro que as empresas querem hoje A pertinência de abordagens CTS na educação tecnológica Os currículos de engenharia no Brasil – estágio atual e tendências Engenharia ontem e hoje Tendências curriculare na formação do engenheiro do ano 2000 Ensino e aprendizagem – real/virtual e mudança/permanência
DESAFIOS PARA UMA ATUAÇÃO DOCENTE Comentários sobre a atuação do engenheiro-professor Aprendizagem e ensino: contribuições da epistemologia genética A educação tecnológica e a tecnologia na educação O papel da avaliação educacional nos processos de aprendizados autônomos e cooperativos
|
Clique na imagem para ampliá-la. |
Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas
e comentários sobre o site.
|