CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil




Notícias
Opinião

Disciplinas

Bate-papo
com o NEPET
Muita leitura. Sempre!

Artigos

Vídeos e Imagens

Livros publicados

Revistas
Abenge

Livros Publicados pelo NEPET



Livro: Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica


Prefácio

Surpreso e feliz, sou chamado pela Editora da UFSC para mais uma edição deste livro. Nele foram atualizadas as discussões que venho promovendo cotidianamente em diversos ambientes onde as preocupações relativas aos rumos científico-tecnológicos do mundo contemporâneo são cada vez mais acirradas e evidentes. Seu conteúdo foi mantido, porém em uma nova roupagem que se configura mais harmonizada com a mentalidade e as tendências do presente.

Há sete anos, quando a primeira edição esgotou, recebi o convite para reescrevê-lo. Sempre relutei! Primeiro, porque me parecia que a sua reimpressão seria suficiente e, segundo, porque os problemas e sugestões lá destacados ainda continuavam latentes no ensino tecnológico brasileiro.

Mas, eu me rendi! Observei que muitos dos conceitos, reflexões, atitudes e posicionamentos necessitavam ser alterados. Por isso que esta quarta edição- agora em nova impressão – se apresenta de modo remodelado e atual.

Mantive a mesma lógica das propostas e análises do ensino tecnológico no Brasil para o início deste milênio. No entanto, além de reformulações no conteúdo diretor do livro, resolvi reposicionar os capítulos e acrescentar mais alguns, com o intuito de permitir lê-los individualmente sem a dependência de uma leitura linear de um capítulo após o outro. Ressalto apenas que, obviamente, o livro lido na sua totalidade implica mais aprofundamento no assunto, pois o encadeamento das problematizações e das possíveis soluções constitui uma abordagem epistemológica mais completa.

Quantas leituras, quanto aprendizado, quantas novas experiências me fizeram rever conceitos, posicionamentos epistemológicos e procedimentos didático-pedagógicos ao longo dos últimos anos! Foram esses aspectos que me motivaram a revisar Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica.

Trago aqui uma gama extensa de novas referências exploradas e analisadas, a experiência de muitas orientações de estudantes no mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, as inúmeras palestras, encontros e cursos ministrados nos mais diversos locais do Brasil e do mundo. Meu trabalho diário com os alunos de graduação também favoreceu e enriqueceu a escrita do livro, o que tornou ainda mais proveitosa a sua leitura.

Além disso, para não comprometer o entendimento sequente do texto básico, transformei as notas de rodapé em reflexões complementares que se constituíram no conteúdo de encerramento deste livro. Mesmo não sendo fundamental para a compreensão da lógica direcionadora, recomendo fortemente a leitura dessas reflexões complementares, porque nelas destaco ainda mais a atualização de referências e as contribuições de outros autores que possibilitaram o aprofundamento de minhas argumentações e linhas de raciocínio.

Não vou me estender em maiores explicações sobre a lógica e o conteúdo do livro. É melhor lê-lo, analisá-lo, repensá-lo, e por que não, reescrevê-lo - mesmo que apenas mentalmente -, e contribuir para uma revisão do ensino tecnológico brasileiro, o qual, mais do que nunca, necessita de novos ares para entender, atuar e, quem sabe, modificar a sociedade humana que passa por tantos questionamentos e dúvidas.

Eis a minha singela contribuição. Confesso que me sinto muito satisfeito com o resultado deste livro. Mas ele será efêmero se não contar com a análise crítica e consistente de seus leitores.

O autor

Sumário

  --

Apresentação

--

Prefácio

Ser um educador em tecnologia

Um especialista em ensino tecnológico?
Dimensão do problema
Alternativas para o problema
Pontuando algumas questões

--

Capítulo 1 - Raízes dos questionamentos

A motivação
Meu habitat
A luta contra o paradigma
A busca de subsídios
Meu departamento e minha formação profissional
As preocupações
A aposta
Uma tarefa para diferentes campos de conhecimento
Uma questão atual

Capítulo 2 - O ensino de engenharia

Considerações históricas
Aspectos pedagógicos remanescentes
O enfoque ideológico
As relações professor-aluno

Capítulo 3 - Ciência, Tecnologia e Sociedade(CTS)

Um comportamento conformado
A questão cultural
As faces da ciência e da tecnologia
Ciência e tecnologia através dos tempos
A necessidade da filosofia
Apostando no processo educativo

Capítulo 4 - CTS e o ensino de engenharia

Uma questão paradoxal
Esquivando-se do problema
Abordagem superfícial e equivocada
A preocupação com o contexto

Capítulo 5 - Delineando um conteúdo programático em CTS

Os novos pensamentos CTS
As diferentes abordagens
Uma proposta de formação

Capítulo 6 - Questões didáticos-pedagógicas

Elementos preliminares para refletir
A herança ideológica
Qual a atitude epistemológica?
Questionamentos da construção

Capítulo 7 - Possibilidades de mudanças

Uma estratégia de abordagem
Finalizando: A oportunidade de um começo

Reflexões e informaçoes complementares

Referências

 

 

CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil


 


Clique na imagem para ampliá-la.

 

Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas e comentários sobre o site.
Copyright©2009-2019 Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica