Programa
Diário de Bordo
Livro texto
Seminários
Por que faço Engenharia Mecânica?
Turma 2017-1
Por que faço Engenharia Mecânica?
Turma 2018-1
Por que faço Engenharia Mecânica?
Turma 2019-2
Crônicas

Depoimentos

Projetos

CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil

Livro texto


Sumário da versão atual (2013)

Capítulo 1
Chegando à Universidade

Ponto de partida
Alerta
Novos desafios – o ensino universitário
Uma nova fase
Por que estudar?
Considerações sobre um método de estudo
Comentários gerais
Anota aí!

Capítulo 2
Um método de estudo

Condições para viabilizar o estudo
Fases do estudo
Sala de aula
Estudos extraclasse
Sobre a leitura
Outras recomendações

Capítulo 3
Comunicação

O engenheiro e a comunicação
Processo de comunicação
Redação
Linguagem técnica
Recursos auxiliares
Estrutura básica de um trabalho escrito
Partes complementares
Apresentação física do relatório técnico
O desenho na comunicação
Trabalho escolar

Capítulo 4
Pesquisa tecnológica

Bases da sociedade moderna
Um pouco sobre as ciências
Sobre a pesquisa tecnológica
Ciência e tecnologia
Ensino de engenharia, ciência e tecnologia
Método de pesquisa
Tipos de conhecimento
Processos do método de pesquisa
Exemplo de um trabalho de engenharia
Organização da pesquisa

Capítulo 5
Criatividade

A arte da engenharia
O que é criatividade
As bases da criatividade
O processo criativo
Espaço de soluções de um problema
Barreiras que afetam a criatividade
Técnicas de estímulo à criatividade
O crítico e o perceptivo

Capítulo 6
Modelos e simulação

Modelagem
O que é modelar
Modelos e sua classificação
Valor dos modelos
O modelo e o sistema físico real
Validade das hipóteses simplificativas
Para que servem os modelos
O que é simular
Tipos de simulação

Capítulo 7
Otimização

A procura por melhores soluções
A melhor solução
Modelos de otimização
Métodos de otimização
Otimização com uma variável
Otimização com duas ou mais variáveis
Exemplo de otimização – problema do projétil








Capítulo 8
Projeto

A essência da engenharia
Como ser um bom projetista
O que é projeto?
Processo de projeto
Ação científica e ação tecnológica
Fases do projeto
Identificação de uma necessidade
Definição do problema
Coleta de informações
Concepção da solução
Avaliação do projeto
Especificação da solução final
Comunicação do projeto
Informações complementares
Abordagem de problemas em engenharia

Capítulo 9
Origens da engenharia

Por que estudar história da engenharia?
Síntese histórica
Habilidade técnica: um diferencial humano
A técnica faz diferença
Surgimento da engenharia moderna
Marcos históricos importantes
A engenharia nasce como profissão
As primeiras escolas de engenharia
Fatos marcantes da ciência e da tecnologia
Início da engenharia no Brasil

Capítulo 10
O Engenheiro

Modelagem
Engenharia e sociedade
Engenhario e sociedade
Dinâmica do mercado de trabalho
Engenheiro no mercado de trabalho
O engenheiro e o técnico
Qualidades desejáveis de um profissional
Por que várias engenharias
Processo de formação profissional
As bases de um curso de engenharia
As várias engenharias

Apêndice
Sistema Internacional de Unidades




 

Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas e comentários sobre o site.
Copyright©2009-2019 Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica