NEPET | Introdução à Engenharia Mecânica

 

Programa
Diário de Bordo
Livro texto
Seminários
Por que faço Engenharia Mecânica?
Turma 2017-1
Por que faço Engenharia Mecânica?
Turma 2018-1
Por que faço Engenharia Mecânica?
Turma 2019-2
Crônicas

Depoimentos

Projetos

CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil

Depoimentos de alunos


Apresentamos aqui depoimentos de alunos que concluíram EMC5004, Introdução à Engenharia Mecânica/UFSC, nos semestres letivos 2019-2 e, em seguida, 2018-2.

Os depoimentos foram transcritos com poucas alterações, que foram feitas apenas nos casos em poderia haver dificuldades ou ambiguidades na compreensão do texto.

Este material é disponibilizado com o objetivo de servir de apoio a professores e alunos para que se possa ter noções mais claras dos acertos e erros percebidos, da importância, nos cursos de engenharia, de disciplinas introdutórias que trabalhem a dinâmica da formação, as várias facetas da formação tecnológica, e a necessidade de se contextualizar a formação técnica em bases mais sólidas.


Postado em 31/12/2019 | Turma 2019-2

Depoimento 01
A Matéria Introdução à Engenharia Mecânica foi muito bem abordada durante o semestre, as conversações e debates em sala foram os pontos fortes que levaram a integração dos alunos ao assunto abordado em sala. Porém a aula poderia ser melhor se deixasse os alunos mais confortáveis para discutir o assunto de maneira mais natural, sem pressão. Daria de melhorar esse sistema fazendo aulas em um círculo de debates, onde as pessoas sentam formando um círculo e discutem sobre um tema X.

Depoimento 02
A disciplina Introdução à Engenharia Mecânica expõe muitos e diferenciados conteúdos sobre ética, engenharia, papel do engenheiro, entre outros. Podem ser introduzidos mais conteúdos teóricos gerais em Física e Matemática aplicada. Tarefas práticas de início de protótipos, entre outros, com tarefas complementares pode estimular mais alunos a participação na disciplina.
Como também apresentado em aula, a exposição de fatos históricos como a construção de pontes pode ser complementada atribuindo tarefas de pesquisa em forma de mais seminários que estimulem o aluno a buscar informações e pesquisas sobre o problema em questão.
Em um balanço geral, considero que a disciplina atende aos quesitos iniciais podendo ser complementada e melhorada no decorrer dos semestres. Um ponto extremamente negativo é o horário disponível em um único dia. Quatro aulas seguidas acabam cansando o processo de aprendizado e também comprometem o número de faltas admissíveis.
A visão e conteúdo expostos pelos professores são atuais e contribuem para que a visão sobre a atuação e aprendizado do engenheiro na sociedade seja constantemente repensada e organizada para atender a todos.

Depoimento 03
Acredito que seja extremamente útil incluir uma matéria de introdução no curso de engenharia, para contextualizar os alunos sobre matérias e funcionamento da universidade. Gostei muito da matéria, principalmente dos seminários, porém acredito que poderiam ser feitos mais debates, como o da última aula, e falar sobre o papel do engenheiro na sociedade.

Depoimento 04
De acordo com a minha experiência com a matéria, devo dizer que é bem importante o papel de primeiro contato com a engenharia que esta matéria exerce; os seminários são bem relevantes para um conhecimento básico sobre processos e meios.
Em relação às atividades em sala, algumas delas eu considero relevantes para pensarmos de maneira lógica, como por exemplo a atividade sobre otimização, tarefas sobre esse contexto que demonstram realmente o papel do engenheiro são muito importantes; mas vejo que algumas tarefas não possuem esse mesmo papel, como por exemplo a tarefa de contar os tijolos do CTC.
Com isso, acho que algumas atividades podem ser substituídas por discussões com algum tema estipulado uma semana antes, como por exemplo o papel do engenheiro na sociedade; cada um faria uma leitura sobre o tema e no dia seria colocado em prática, através de discussões, com a obrigatoriedade de uma resenha no final.
O papel, na minha visão fundamental, desta disciplina é fazer com que o aluno entenda o que é ser engenheiro e o que isso representa como um todo.

Depoimento 05
Considero a Introdução à Engenharia Mecânica uma matéria importante para um melhor entendimento do próprio curso. As atividades propostas para uma fixação e para exercitar os assuntos trazidos pelos professores tinham uma certa abstração que os assuntos traziam, por serem atividades que buscam uma associação com a nossa realidade.
A parte mais complexa para mim é que não temos bons conhecimentos que seriam bons para um melhor aproveitamento da matéria. Como materiais, por exemplo. Mas entendo que o pouco de dificuldade que temos hoje será um facilitador para as matérias seguintes.

Depoimento 06
Acredito que é uma matéria importante para a 1a fase do curso, para que possamos nos nortear. As visitas aos laboratórios e as palestras dos grupos de mecânica são elementos que auxiliam a nos encontrarmos aqui. Penso que poderiam ser feitas mais aulas que abordem temas como aqueles dos seminários para nos ajudar a entender mais sobre os processos do curso, principalmente para aqueles que não vieram com uma bagagem técnica tão grande.

Depoimento 07
Pontos positivos Seminários: Ajudam a ter uma base mais técnica e de um jeito que todos aprendam e tenham que exercitar a oratória.
Discussões em sala sobre o papel do engenheiro: Fazem com que consigamos ver que o papel do engenheiro não é apenas em seu trabalho, tem ética envolvida e a sua contribuição para a sociedade.
Ajudou a conhecer melhor o que a faculdade tem para oferecer, como laboratórios, empresas juniores e equipes de competição.
Palestras: Ajudam a traçar metas e mostrar onde podemos chegar.
Pontos negativos
Algumas vezes a aula se torna entediante e repetitiva.
Tentar não cobrar tantas perguntas e interações dos alunos, deixar de forma mais natural; calouros são tímidos.

Depoimento 08
Acredito que seja uma disciplina de grande importância na graduação, pois disponibiliza uma prévia do que veremos no futuro e dá uma boa noção do que é ser um engenheiro. Positivamente, os seminários e demais atividades desafiam os graduandos a aprender coisas novas e a praticarem outras habilidades importantes, como oratória.
Por outro lado, senti falta de algum projeto real, onde realmente tivéssemos que desenvolver alguma coisa, “pôr a mão na massa”. Também acho que faltou um pouco de clareza no método avaliativo pois não há como acompanhar seu desempenho até o fim do semestre.

Depoimento 09
Acredito que a disciplina é importante, para que os alunos tenham noção de onde estão pisando. Entretanto, acredito que seria possível a implementação de discussões mais técnicas, seja por apresentações de equipes, palestras ou até mesmo discussões em grupo, ao invés de estarmos apenas escutando comentários e pensamentos que, mesmo tendo grande importância, nós, alunos, por muitas vezes demonstramos desinteresse.
Em suma, acho que a disciplina tem um papel importante no início do curso, podendo se tornar melhor com a participação mais efetiva dos alunos que, acredito eu, anseiam por conteúdos mais atuais, palpáveis e que gerem interesse para os mesmos.

Depoimento 10
A intenção da disciplina é muito importante, principalmente para aqueles que recém chegaram no ambiente universitário. As aulas são muito relevantes para o desenvolvimento pessoal dos alunos, que aprendem a relacionar o dia a dia com o mundo da engenharia.
Nesse âmbito, destacam-se as atividades práticas, os projetos e os seminários; estes foram de fundamental importância para desenvolvermos nosso pensamento lógico de engenheiros. Ademais, mais equipes e laboratórios para visitação seria interessante. Entretanto, as aulas acabam sendo muito maçantes, por serem 4 aulas seguidas; talvez dividir as aulas em dois dias.
Em suma, o aproveitamento da disciplina foi muito bom para entendermos alguns dos processos, problemas e dificuldades que vamos ter durante a graduação, nos encorajando para enfrentá-los e passar por eles com mais facilidade.

Depoimento 11
Eu particularmente gostei muito da disciplina, pois não ficou só na parte técnica das coisas, como, por exemplo, cálculo, física etc. A Introdução à Engenharia Mecânica me fez perceber como é ser engenheiro nos dias de hoje, tendo ética e melhorando a vida das pessoas constantemente como profissional.
Para falar bem a verdade, antes disso eu achava que ser engenheiro era uma coisa muito técnica e robótica; essa disciplina me mostrou que devemos pensar num todo e melhorando a vida socialmente para que não só nós engenheiros possamos ter uma "vida boa" e estabilizada, mas sim o mundo precisa disso. E mesmo vocês nos dando puxões de orelha na questão da leitura, eu sei que sem leitura nós como seres humanos ficamos sem conteúdo, sem informação, ficamos vazios.
Amei tê-los como professores. Vocês são ótimos; era tudo que uma disciplina como essa precisava, professores que se preocupam com a vida dos seus alunos tanto profissionalmente como socialmente e por saí vai.
Bom, aqui despeço-me, e sempre vou levar comigo o pensamento de melhorar a sociedade no todo.

Depoimento 12
Sinto que aproveitei mais o aspecto técnico da disciplina e que faltou a perspectiva da indústria e o papel do engenheiro na mesma. Talvez convidar professores da graduação para apresentar suas linhas de pesquisa e carreiras auxilie os alunos a encontrar caminhos inspiracionais na universidade e fora dela.
Ademais, a participação e investimento dos alunos está dentro do que eu esperava, e não creio ser significativo preocupar-se com a hesitação dos estudantes em expor-se, tendo em vista a polarização sociopolítica em que vivemos. Muitos nem têm opiniões formadas ou embasamento que suporte e os façam sentir justificados em expressá-las.

Depoimento 13
Pontos positivos
Seminários: uma das coisas que agregou muito aos alunos foram os seminários. A responsabilidade de trazer um material e apresentar à sala, além do aprendizado com os outros seminários, foram um dos pontos benéficos dessa atividade.
Atividades avaliativas: essas tiveram um importante papel durante o curso, de revisar os conteúdos e consequentemente o aprendizado mais intenso. As mesmas também quando feitas em duplas ajudaram na integração dos alunos.
A transmissão de responsabilidades: essa matéria ajudou a sentir um pouco do que realmente é fazer engenharia.
Pontos negativos
Falta um pouco de prática na matéria, tudo fica muito teórico e subjetivo.
Conclusão
A matéria, com certeza, cumpre seu propósito de apresentar os alunos à faculdade de Engenharia Mecânica, além da integração e dicas valiosas para o curso.

Depoimento 14
Na minha visão, a matéria é muito mais condizente ao curso do que a maioria pensa, e talvez isso se dê pelo peso do curso, professores etc. Por mais que a matéria esteja ligada muito mais à pessoa aspirante a engenheiro, falta alguma coisa para realmente cativar o estudante. Acredito que trazendo relatos de ex-alunos, falando e relatando sua experiência com o curso e a própria matéria de introdução, motivaria muito mais o estudante a se engajar com a matéria, pois seria mais transparente e mostraria um exemplo real, tangível e num futuro não tão distante de sucesso; o que demonstraria os benefícios da matéria de introdução ou até recomendando que os estudantes se engajem mais.
Acredito que outro motivo pelo qual o estudante não valoriza a matéria de introdução é que envolve muita leitura; quando têm tempo livre, muitos preferem descansar o pouco que podem no lugar de ler o livro ou um livro. Não estou dizendo que isso é certo ou errado, mas sim compartilhando a minha visão do problema. Talvez uma dinamização do conteúdo, com mais conteúdo digital, mude um pouco essa situação, tornando o assunto mais leve e digerível para o estudante.
No mais, agradeço aos professores, visto que aprendi sim muita coisa em relação ao curso, principalmente com os seminários, que me deram uma nova compreensão do que é e o tamanho da abrangência da Engenharia Mecânica.
Avaliando a disciplina como um todo, poderia enaltecer o trabalho de ambos os professores, na criação da mentalidade universitária, de modo que o aprendizado, além de tudo, virá do esforço de cada um, dependendo quase que somente de nosso desempenho individual perante as dificuldades do curso. Esta matéria, como introdução à Engenharia Mecânica, ajuda também a resolver alguns dilemas sobre orientação profissional, provocando calorosos debates acerca da carreira. O debate constante nas aulas colabora para um comportamento mais ativo para o semestre e para uma postura mais madura para o curso todo.
As avaliações pontuais, relacionando os diversos capítulos do livro proposto, conseguem unir o conceito necessário para uma visão ampla sobre engenharia, apesar da pouca prática experimentada.
A visita aos laboratórios e o seminário proposto ao longo do semestre acabam por ligar, de forma agradável, o início do curso de Engenharia Mecânica com a maturidade necessária para até o final do curso.

Depoimento 15
A disciplina Introdução à Engenharia Mecânica me ajudou a ter uma noção do curso e conhecer a universidade. As visitas das equipes e grupos em que a mecânica atua me auxiliaram a conhecer e procurar melhor as atividades extracurso que são oferecidas. As visitas aos laboratórios me ofereceram um panorama do departamento e áreas da mecânica. Os seminários me auxiliaram a compreender melhor com o que a mecânica trabalha e seus ramos. As aulas me auxiliaram a entender um pouco melhor o que é o curso.
Assim, sinto que foi bom para saber com mais propriedade o que esperar do curso. Sei que não há tanto tempo, mas deixo como sugestão trazer mais sobre os assuntos que serão abordados ao longo da graduação, qual a situação do mercado de trabalho, quais as áreas existem para atuação profissional, empresas e países importantes para a área, depoimentos de engenheiros atuantes na profissão, possibilidades de carreira acadêmica...
Enfim, creio que seria de grande pertinência trazer uma visão mais real do que nos aguarda na Engenharia Mecânica. Muitos entram meio perdidos em relação ao que o curso realmente aborda e o que esperar dessa carreira. Reitero que a disciplina foi de grande auxílio e trouxe inúmeros aspectos positivos; deixo as questões citadas como sugestão.

Depoimento 16
Na minha opinião, a disciplina Introdução à Engenharia Mecânica é de fundamental importância, uma vez que proporciona uma visão bem abrangente sobre o curso de graduação. É muito relevante a matéria ser lecionada na primeira fase, pois acredito que muitos alunos entram na universidade um pouco perdidos, tanto por estarem longe de familiares e amigos, quanto por encontrarem um nível alto de dificuldade no curso. Dessa forma, a disciplina se torna primordial para ajudar o aluno a refletir e pensar a respeito de seus objetivos, onde quer chegar e quais áreas pretende atuar. É de conhecimento geral que muitas dessas perguntas são difíceis de serem respondidas, entretanto precisamos, desde cedo, plantar essa semente em nossa mente para nos questionarmos durante grande parte do tempo.

Depoimento 17
Mergulhei nesta disciplina sem saber o que esperar; primeiro dia na faculdade, primeira matéria, primeira aula. O que coloquei como meta: participar das aulas, criar um bom relacionamento com meus colegas e professores e tentar descobrir um pouco mais a respeito do curso.
Acredito que, com a ajuda desta disciplina, eu tenha conseguido realizar minhas metas. Vejo que a disciplina Introdução à Engenharia Mecânica é de extrema importância, pois além de ajustar a cabeça dos alunos ao que esperar, ela ajuda na acomodação dos calouros à faculdade (nova etapa na vida de muitos).
A principal e melhor característica da disciplina, que merece ser (ainda) mais explorada é a de reflexão. Debates e discussões de temas diversos (relacionados à engenharia ou não) em grandes ou pequenos grupos são essenciais à formação de um “bom engenheiro”.
Sob meu olhar, algo que foi pouco explorado durante o semestre é a própria Universidade. Apesar de que visitamos alguns locais e foram mostrados alguns pontos importantes dela, talvez um tour um pouco mais incrementado possa mostra-se interessante; mas não sei se cabe a esta disciplina isto; vale a reflexão sobre.
Gostei dos seminários, uma chance de aprender mais sobre temas relacionados ao curso, e aos alunos em si, também. Talvez um rearranjo destes poderia ser algo proveitoso. Algo como aumentar o número de seminários (mais temas, 2 por grupo), mas diminuir a profundidade; servir apenas como uma exposição de conteúdo relativamente “superficial”, e dar ao aluno a escolha de mergulhar ainda mais em certo tema que tenha interesse em casa.
No mais, só tenho a agradecer; obrigado professores pelo ótimo semestre; nos vemos pela Universidade.

Depoimento 18
A disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica foi bem quando possibilitou uma visão geral do que é o curso e o que ele pode ser; quando discutiu as funções do engenheiro e as responsabilidades que temos, mesmo como alunos e como nossas ações refletem no profissional que seremos/somos.
Acredito que deve ser valorizado na disciplina e desenvolvido mais a fundo o aspecto de mostrar o que é o trabalho do engenheiro e do que ele pode ser. Também é útil e interessante a introdução posta para a vida universitária; recomendo até um desenvolvimento maior desta parte da matéria, com mais atividades formando “bons” estudantes. Também valorizo o projeto dos seminários, que foram muito úteis pra trazer um resumo de conceitos que estudaremos no curso.
Entre as possibilidades de melhoria, eu cito o discurso repetitivo de generalidades e senso comum que se torna cansativo. Recomendo humildemente uma revisão do que é necessário falar e de quando deve ser falado. Por exemplo, durante as aulas ocorrem certos sermões, que embora tenham uma boa intenção, acho pouco eficientes. Poderiam possivelmente ter maior efeito se os conceitos do sermão fossem estruturados de forma a apresentar conteúdo e provocar discussão objetiva ao contrário do que parece uma palestra informal.
No geral, acredito que foi uma boa experiência.

Depoimento 19
Avaliando a carga horária disponível na disciplina, ela foi muito bem aproveitada; os seminários foram incríveis, as visitas aos laboratórios passaram muita informação sobre algumas das diversas áreas de atuação dos engenheiros. Tenho absoluta certeza que todo o conteúdo lido no livro de Introdução à Engenharia vai somar na minha formação.
Seria muito bom e instrutivo ter visitado alguma empresa ou fábrica, no entanto entendo as limitações de horas-aula.
A matéria aplicada por vocês professores só fez eu ter mais certeza de que é Engenharia Mecânica que quero trabalhar e vivenciar na minha vida. Só tenho a agradecer pela excelente matéria aplicada por vocês.

Depoimento 20
Engenharia Mecânica é um curso muito amplo, diverso. Eu, como aluno, cheguei aqui e me assustei com a quantidade de informação posta em questão de duas semanas. A meu ver, a matéria de Introdução ajuda a esclarecer um pouco o curso e as áreas ligadas a ele, com as visitas aos laboratórios, seminários, palestras e tudo mais.
Outro ponto importante é sair do “padrão” das outras aulas, como Física e Cálculo, onde é só estudo e prova. Não que não seja importante, mas é bom parar um pouco de estudar e olhar o curso inteiro.

Depoimento 21
Em minha visão, a disciplina de Introdução é tão importante quanto necessária para um aluno que chega à primeira fase – na grande maioria das vezes – apenas com o conhecimento do ensino médio e sem certeza alguma sobre o futuro profissional.
Acredito que qualquer descontentamento com a matéria com a temática de que “poderia utilizar o tempo para estudar Física/Cálculo” ou coisas do gênero existe porque geralmente os calouros de Engenharia Mecânica (geralmente) possuem uma aptidão muito grande para ciências exatas e tendem a não dar tanto valor às questões sociais/humanas. Quando o desempenho no primeiro semestre da universidade começa a cair justamente nas matérias em que estes alunos possuíam maior aptidão no ensino médio, justificativas começam a surgir por todos os lados e uma das mais fortes é a falta de tempo. Começam, então, a achar que o tempo utilizado na matéria de Introdução poderia ser gasto estudando outra disciplina.
Em minha visão, é uma análise válida, porém que apresenta certa imaturidade de pensar que o ofício do engenheiro se resumirá nas ciências exatas. O desenvolvimento do senso crítico e da noção de que a profissão de engenheiro é absolutamente vital nas matrizes socioculturais da humanidade, a meu ver, é tão ou mais importante do que dominar uma ciência em que programas podem desenvolver de forma muito mais otimizada.
A disciplina ajuda a plantar essa semente e acredito que é de suma importância neste período da graduação.
Como já avaliei em outra oportunidade, acredito que o programa “Alumini” para aproximar ex-alunos com carreiras de sucesso à instituição também pode beneficiar a disciplina com vídeos motivacionais/palestras exclusivas para calouros do curso. Não existe nada mais motivador e inspirador do que ter alguém com uma trajetória similar demonstrando como atingiu o sucesso.

Depoimento 22
A disciplina cumpriu o cronograma estipulado pela ementa, mas creio que deixou a desejar quanto à realização de atividades práticas. O enfoque no livro e nas questões abordadas foi pouco tangível. Por exemplo, o papel do engenheiro abordado no décimo capítulo poderia ter sido complementado com a realização de visitas técnicas a empresas ou simplesmente com a realização de palestras por parte de engenheiros atuantes, permitindo dessa forma que nós alunos tivéssemos uma visão mais concreta do que nos aguarda.
A oferta de disciplinas desse formato é importante, não só no início do curso, mas creio que deveriam acompanhar o estudante de engenharia durante toda sua formação, porque tende a estimular o lado crítico e criativo, essencial para o desenvolvimento de um engenheiro bem capacitado.

Depoimento 23
A disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica foi interessante pelo fato de apresentar alguns caminhos que podemos seguir dentro da profissão, que é bem ampla.
Possui alguns pontos negativos; algumas medidas para melhorar a disciplina seriam, do meu ponto de vista, diminuir a quantidade de créditos para 2 créditos semanais, como em outras engenharias, aumentar o número de atividades práticas, diminuindo o número de aulas passivas, com slides.
Procurar trazer professores e profissionais na profissão pode ser uma boa atividade que traria mais confiança para quem está começando na faculdade.

Depoimento 24
O ingresso na universidade para muitas pessoas é um pouco desnorteante, e a matéria de Introdução ao curso tem fundamental importância na vida de um estudante. A ambientação, o esclarecimento e a situação do estudante no processo de transição entre o ensino médio e a universidade, sendo o foco da disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica, são muito importantes para o estudante de Engenharia Mecânica.
Durante as aulas, os diálogos em sala, os conselhos, as visitas, os seminários e as reflexões quanto ao rumo que a escolha do curso que decidimos seguir irá impactar a nossa vida pessoal e na sociedade foram realmente importantes para estarmos cientes daquilo que estamos fazendo.
As proposições de estudo, pesquisa, atividades, e até mesmo a relação com os professores me instigaram muito a procurar e ir atrás daquilo necessário para me tornar um bom profissional, assim como um indivíduo contribuinte para a sociedade, reconhecendo que os lados técnico e humano do engenheiro andam juntos, atrelados e intrínsecos à profissão.
Muito boas as aulas dos professores.

Depoimento 25
Em geral acredito que a disciplina de Introdução à Engenharia contribuiu para a formação dos alunos. O modelo provocativo das aulas ajuda na geração de dúvidas e questionamentos sobre o que é a engenharia e o engenheiro. Outro aspecto importante é que a disciplina ajuda na decisão de permanecer no curso ou não. Sendo que os conhecimentos obtidos com as aulas serão indubitavelmente úteis em vários aspectos da vida, muito além da Engenharia Mecânica inclusive.

Depoimento 26
Quando entramos em um curso, logo nos focamos em passar nas matérias e muitas vezes esquecemos de raciocinar sobre os conteúdos e visualizar o papel de um assunto na nossa formação. A matéria de Introdução à Engenharia Mecânica nos conectou ao nosso futuro papel de engenheiro e nos incentivou a raciocinar e questionar, nos possibilitando, indiretamente, dar mais importância àquelas disciplinas, que por serem abstratas, nos conformamos em apenas passar de semestre.
A disciplina mostrou um pouco da história da Engenharia Mecânica na UFSC, deu dicas de estudo que ajudam a nos adaptarmos à realidade da universidade, introduziu conceitos que permitiram um conhecimento básico, porém abrangente, do "Mundo" da Engenharia Mecânica.
Além disso, os seminários nos permitiram explorar sobre um assunto específico e aprender outros assuntos com as apresentações das outras equipes.
Em especial, gostei muito da aula sobre a história da Ponte Hercílio Luz, pois valorizou uma obra tão grandiosa, que muitas vezes passa despercebida hoje em dia quando entramos em Florianópolis.

Depoimento 27
Apesar de cumprir a ementa proposta, algumas atividades poderiam ser otimizadas. Algumas aulas teóricas pareciam não chegar em lugar algum, objetivos não claros.
Os seminários foram ótimos para aprender as bases do curso. Algumas visitas a laboratórios foram maçantes (ex.: Usicon me fez odiar usinagem, mas pesquisando depois, eu gostei do assunto).
A aula poderia ser mais prática/técnica, como antigamente, projetando e construindo uma máquina simples.
Sugestões:
– falar sobre o papel social do engenheiro no início da matéria e reforçar ao longo do semestre, porque essa discussão não se faz em somente um dia;
– diminuir a quantidade de créditos ou pelo menos dividir em dois dias;
– acompanhar as visitas aos laboratórios;
– introduzir os alunos ao currículo do curso e talvez a futuros professores;
– em suma, essa é a única matéria da 1a fase que diferencia a Engenharia Mecânica das outras engenharias, então é fundamental focar na Mecânica para que os alunos tenham certeza de que estão no caminho certo.

Depoimento 28
A disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica foi de grande importância para introduzir os alunos no universo que os espera no futuro e para sanar dúvidas recorrentes acerca de assuntos essenciais como o mercado de trabalho, criatividade, papel do engenheiro na sociedade e outros. Os métodos avaliativos utilizados (atividades no final de cada aula) ajudam a reforçar o conhecimento adquirido e também a exercitar a capacidade dos estudantes de pensamento crítico. Os seminários também ajudam a contextualizar os alunos no curso que escolheram, possibilitando uma boa visão de possíveis carreiras e áreas de atuação. De maneira geral, muitas pessoas iniciam o curso ainda com uma certa incerteza de suas escolhas e o questionamento sobre a área que escolheram pode ser sanado com a aula de Introdução à Engenharia. Para esse fim, a carga horária poderia até mesmo ser expandida, para que todos saíssem mais certos e seguros dos caminhos que estão trilhando.

Depoimento 29
Creio que a disciplina Introdução à Engenharia Mecânica foi fundamental para o início do curso por conta de ser o primeiro contato do estudante recém-formado no ensino médio com a universidade. Penso que essas horas da segunda-feira serviram como uma ponte entre esses dois mundos distintos. Além desse importante papel, a presença nas aulas funcionou como um ambientador do aluno de engenharia e proporcionou uma base para iniciar o curso e informações a respeito de processos de engenharia, equipamentos, funções do engenheiro, entre outros aspectos da profissão.
Agradeço aos professores pelas discussões e pensamentos gerados, assim como pelos puxões de orelha e dicas de livros e filmes.
Sugiro para o próximo semestre a realização de mais seminários, visto que foi um momento de grande aprendizado.
Nos vemos na 7a fase!

Depoimento 30
Existem aspectos positivos e negativos da Introdução à Engenharia Mecânica.
Os positivos: atividades avaliativas em vez de provas, seminários, visitas aos laboratórios - poderia ser melhor, talvez com o professor acompanhando e explicando algumas coisas.
Pontos negativos: a ênfase em equipamentos básicos, nomenclatura e demonstração dos principais processos poderia ter sido maior; visitas técnicas poderiam solucionar a crítica anterior, e mostrar o trabalho do engenheiro na prática.
Algumas outras disciplinas abordam comunicação científica e como realizar projetos (foi abordado, mas talvez se fosse apresentada a perspectiva de como realizar um projeto da Engenharia Mecânica do zero, seria mais eficiente).

Depoimento 31
A disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica contribuiu, de certa forma, para o válido questionamento acerca dos reais pontos fundamentais para a formação de qualidade de um engenheiro.
Os pontos fortes da disciplina foram, com certeza, os seminários apresentados por nós sobre os principais assuntos tratados durante o curso. Através destes, fomos incentivados a, de fato, investigar e pesquisar a fundo estes assuntos, resultando num aprendizado sólido e ativo.
Outros pontos válidos de se dar o devido valor foram as visitas aos laboratórios, que apesar de terem sido apenas uma amostragem dos inúmeros laboratórios pertencentes ao Departamento de Engenharia Mecânica, nos passaram, de uma maneira mais clara, como podem ser aplicados os conteúdos ministrados nas disciplinas extremamente teóricas do curso. Além das apresentações dos grupos e equipes de competição, que nos mostraram um pouco desse universo tão presente na universidade, mas que nos traz dúvidas imensas sobre qual mais encaixaria nos nossos anseios, por isso a importância das mesmas.
Uma crítica construtiva acerca das aulas seria, naquelas aulas massantes em que os docentes passam horas falando sobre um assunto específico para que então uma atividade seja feita no fim da aula, tentar incentivar a construção da atividade durante todo o período da aula e a discussão do tema abordado junto com os alunos, pedindo seus pontos de vista. Isso ajudaria a tornar a aula mais dinâmica, bem como tornar a nossa participação mais ativa.

Depoimento 32
A disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica tem uma grande parcela de contribuição para a formação profissional de diversos alunos na Universidade Federal de Santa Catarina. É interessante a forma com a qual a matéria passa uma visão “além da sala de aula”, propondo pontos de reflexão desde o verdadeiro significado de engenharia até os impactos que o trabalho de um engenheiro causam na sociedade. Além disso, quebram um pouco dos padrões que as matérias comuns seguem, propondo atividades novas e interativas a cada aula. A disciplina também implementa e enfatiza a importância do feedback para a evolução pessoal e profissional das pessoas, criando, assim, uma cultura muito positiva.
Todavia, toda disciplina, assim como todo profissional, pode sempre evoluir no processo de busca pela perfeição. Como pontos que podem ser revistos, pode-se citar dois que chamam mais a atenção.
1o É notório que os professores da disciplina têm um conhecimento e uma experiência absurda, dentro e fora da Engenharia Mecânica. Porém, por vezes, seja na recomendação de um livro ou de uma atividade, os professores, por já terem um conhecimento e uma clareza bem maior sobre determinado assunto, apontam meios para resolução de problemas que por vezes parecem inviáveis para alunos que se encontram completamente perdidos em meio à realidade do curso.
2 o Seria extremamente importante caso houvesse uma participação maior dos professores durante o desenvolvimento das atividades, tendo um maior contato e participação no desenvolvimento dos alunos.

Depoimento 33
A disciplina cumpre não só as expectativas propostas na ementa, mas também, através das discussões e as ideias tratadas, fomentou um maior questionamento e aperfeiçoamento do raciocínio, além de expandir e direcionar minha visão sobre a Engenharia Mecânica.
Relembrando a 1a aula, no auditório do EMC, na qual foi feita a pergunta “Por que faço Engenharia Mecânica?”, percebo como essa matéria realmente contribuiu para reforçar e expandir minhas razões e segurança sobre isso, permitindo respondê-la agora com muito mais certeza e conteúdo.
Outro positivo tópico dessa disciplina foi o suporte que deu no primeiro contato com a Universidade, com as discussões e conselhos sobre essa transição de fase e o livro de Introdução, que foi de grande ajuda nesse quesito.
Apesar das aulas serem bem informativas, criando uma bela base teórica para o resto do curso, acredito que foram demasiadamente teóricas, carecendo realmente de projetos práticos para contribuir com o desenvolvimento desse raciocínio prático.
Outro problema foi a ausência de visitas a empresa ou fábricas para realmente vivenciar o dia a dia do engenheiro, ou mesmo mais palestras com profissionais formados para desmistificar algumas ideias, mostrar sua carreira, passo a passo. Assim como os laboratórios foram ótimos para uma visão ampliada da universidade e dos segmentos de mercado de trabalho, essa conversa com profissionais teria muitos benefícios.

Depoimento 34
Engenharia Mecânica, por ser uma área muito ampla, deixa todos os estudantes meio “perdidos” em relação à qual caminho tomar. Por conta dessa amplitude, a matéria de Introdução à Engenharia Mecânica é muito útil, para ajudar os estudantes a achar seu caminho.
A disciplina fornece visitas a laboratórios e seminários que abrem a mente do aluno.

Depoimento 35
Essa disciplina me proporcionou vários conhecimentos técnicos na área da Engenharia Mecânica, mas também fez com que eu pensasse na importância da engenharia para a sociedade e o meio ambiente.
Lendo metade do livro relacionado à matéria, pude compreender as vastas áreas em que o engenheiro atua, bem como as habilidades e o pensamento crítico que esse profissional necessita ter.
Aprendi/percebi que, para solucionar um problema, os capítulos Projeto e Otimização são fundamentais ao engenheiro, pois as resoluções e as respostas do impasse não vêm de primeira tentativa, mas sim por constantes planejamentos, projetos e evoluções.
Em relação à dinâmica de aula, penso que teve pontos negativos e positivos. Os seminários e a prova sobre o capítulo Otimização foram o destaque do curso, pois me fizeram pensar e sentir em como ser um engenheiro.
As visitas aos laboratórios, sem dúvidas, foram de extrema importância para mim, pois consegui perceber os diversos ramos de trabalho de um engenheiro e o quanto são necessários à sociedade.
Por fim, queria agradecer aos dois professores pelos ensinamentos e pela disposição em planejar visitas, atividades, seminários relacionados ao curso e ao engenheiro em si.

Depoimento 36
Todas as conversas pertinentes à leitura (forma de “azeitar” essa fabulosa máquina que chamamos cérebro) e ao papel do engenheiro no desenvolvimento tecnológico, social e econômico da sociedade e do papel da sociedade na formação do engenheiro foram extraordinárias.
Com os seminários, as visitas aos laboratórios e o livro (Introdução à Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos) foi possível perceber o quão amplo e igualmente fantástico é o mundo da engenharia.
Gostei muito do método de avaliação e senti falta de mais experimentos práticos.

Depoimento 37
Para mim, a disciplina foi esclarecedora, pois, na medida em que entrei no curso, foram surgindo várias dúvidas e curiosidades, como: qual a abrangência das funções de um engenheiro, o que é estudado em um curso de Engenharia Mecânica, quais as suas aplicações, como funciona o mercado de trabalho para a engenharia.
As dinâmicas desenvolvidas nas aulas não apenas me ajudaram a ampliar meu entendimento acerca desses temas, como também trouxeram um pensamento mais crítico a respeito do papel da engenharia na sociedade e as responsabilidades de um engenheiro.
Dentre tudo o que foi trabalhado, considero o seminário a atividade mais importante na medida que exercita as habilidades sociais e de oratória e que trouxe um conhecimento geral do que se trata o curso.

Depoimento 38
Pontos positivos:
Aprendizados válidos para a vida como um todo, sendo tanto profissionais como casuais;
A importância da leitura;
A interferência direta do Engenheiro Mecânico na sociedade e modo de vida da mesma.
Discussão do papel do engenheiro;
Palestras.
Ponto negativo: poucos créditos para abordar tanto conteúdo.


Postado em 09/09/2019 | Turma 2018-2

Depoimento 51
Eu já havia tido o contato com o livro anteriormente, tanto no semestre passado quanto nesse semestre. Além do contato com o livro dentro da UFSC, eu também trabalhei com o livro em uma apresentação no tempo em que fiquei no IFSC, já que lá o professor utiliza o livro Introdução à Engenharia como base das aulas. Como eu já havia tido esses dois contatos com o livro (UFSC, IFSC), eu já tinha mais ou menos a ideia do que iria ocorrer durante o semestre, porém houve alguns momentos que me marcaram bastante.
O primeiro foi nos momentos em que ambos os professores deram umas "puxadas de orelha" quanto à busca do conhecimento. Isso me marcou bastante pelo fato de eu ter parado de estudar após ter finalizado o ensino médio, tendo que começar a trabalhar para ajudar na renda da minha casa. Como havia um grande intervalo em que eu apenas trabalhava, eu acabei perdendo o costume de chegar em casa e estudar; costumo até dizer que eu esqueci como se estudava e essas "puxadas de orelha" foram fundamentais para que eu acordasse, apesar de ainda ter que trabalhar nesse aspecto.
O segundo momento foi durante os seminários, mais especificamente sobre o meu. Logo de início, quando eu e meu colega ficamos encarregados sobre o assunto de metrologia, eu pensei que seria um assunto raso, sem sentido, afinal de contas iria falar sobre medidas. Porém, após começar as pesquisas para a apresentação, vi que o assunto é mais amplo do que parecia, ou seja, todo assunto apresentado aqui na UFSC é relevante, nada é dispensável. Assim aprendi a julgar menos e estar mais aberto ao que é passado dentro e fora do campus.
Basicamente, esses foram os dois momentos que mais me marcaram durante o semestre.
Quanto a vocês, professores, continuem dando os "puxões de orelha" nos alunos, porque eles são necessários. Podem incomodar no momento, mas depois nos fazem refletir sobre nós mesmos.

Depoimento 50
Expectativas não cumpridas.
– Senti falta de atividades e avaliações coletivas (maior que duplas), pois acredito que no trabalho como engenheiros sempre estaremos lidando com situações-problema juntamente com pessoas, logo é necessário desde cedo exercitar a capacidade de se comunicar bem com grupos maiores de indivíduos;
– Eu esperava que tivéssemos mais atividades práticas (além de relatórios e seminários) pois as aulas foram muito teóricas, e acredito que no futuro estaremos sempre lidando com situações práticas.
Expectativas cumpridas
– Consegui entender como funciona a vida universitária e as melhores maneiras de estudar e aprender;
– Aprendi os principais processos da Engenharia Mecânica através dos seminários;
Melhorei minha capacidade de assimilação através da leitura;
– Conheci os principais laboratórios que estão ligados à nossa disciplina.

Depoimento 49
Estamos chegando ao fim do primeiro semestre de Engenharia Mecânica, fato que nos traz a refletir sobre o que vivenciamos e aprendemos durante esses quatro meses. A aula de Introdução à Engenharia Mecânica foi nossa primeira aula e esta me deixou muito animado para o que estava por vir.
Todas as subsequentes segundas-feiras foram destinadas a essa matéria. Com ela visitamos quatro laboratórios, vimos sobre grupos e equipes de competição, apresentamos e discutimos sobre a engenharia como papel de cidadania, fizemos trabalhos e seminários em grupo além de confraternizar.
Para mim, essa matéria teve êxito principalmente nas primeiras semanas, quando nos tranquilizou sobre como funcionava nossa graduação em todos os aspectos e, também, quando nos mostrou o que a UFSC tem a oferecer, como os laboratórios e PETs.
Essa matéria também ajudou a "quebrar o gelo" da sala com atividades e seminários (lembrar do seminário com meu colega de dupla ainda nos traz boas risadas!).
Como sugestão, algumas aulas foram cansativas quando algum dos professores fugia da engenharia, faculdade e afins para falar sobre temas muito específicos ou muito sobre processo civilizatório.
A maioria das aulas tive atividades extras que validavam o dia, mas algumas discussões repetidas vezes (como sociedade 4.0) se tornaram cansativas ao longo do semestre, mesmo que muito importantes.
Por fim, agradeço a atenção e esforço de vocês, certamente de forma majoritárias o meu semestre de calouro.

Depoimento 48
Introdução à maturidade.
Conseguirmos nos lembrar como foi o primeiro dia de aula de 18-2, no auditório da Mecânica, o Bloco A. Podíamos ver o ambiente novo ali fragrante no ar, com olhar desconfiados de uma longa jornada, logo aquele encontro que mostrou a tantos alunos o como a matéria de Introdução à Engenharia estava lá para nos ajudar a lidar com o que estava por vir.
Vejo que essa matéria como ponto forte me trouxe uma visão nova em relação à minha vida. Estava ali muito mais que aprender a me responsabilizar pela minha graduação, mas também pelo meu ser pensante que ultrapassava as barreiras de um engenheiro. O papel de ser um engenheiro virou, para mim, algo muito maior e mais importante que uma profissão, e acho que foi esse o objetivo da matéria.
Mas com toda essa importância vi também um pouco de falta no papel emocional que as aulas deviam trazer para que os alunos integrassem em suas personalidades aquilo que foi passado. Uma aula desse estilo não poderia ficar presa aos antigos moldes de aluno e professor, pois fez perder a parte sensitiva essencial para conseguir mostrar como devemos nos posicionar daqui para a frente.
Em conclusão a tudo isso, há uma extrema necessidade de que a Introdução à Engenharia Mecânica pronuncie mais o lado sensível e inovador para mostrar o estado de espírito que nós devemos ter para ingressarmos na vida e nos tornar maduros.

Depoimento 47
Na disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica aprendi mais sobre a profissão de engenheiro mecânico, não somente sobre conteúdo técnico, como uma matéria de exatas, mas como se comportar como ser humano em meio a sociedade e o papel do engenheiro nesse contexto.
Em sala os professores nos faziam nos autoquestionar sobre o porquê das coisas serem como são e o que devemos fazer para melhorar, sempre com um olhar mais crítico, procurando pensar de forma racional e com bom senso, não somente pensando em nós mesmos, mas na sociedade como um todo, pois fazemos parte dela. Gostei muito de ter captado esta parte das aulas pois me fez ver coisas que até então não tinha nem sequer pensado, fazendo com que começasse a enxergar o mundo, em geral de outra forma.

Depoimento 46
No início do semestre, com a matéria de Introdução à Engenharia Mecânica, vim com a ideia de que aprenderíamos alguns conceitos básicos da mecânica, do funcionamento das coisas, dos mecanismos, das áreas de atuação no mercado, o que um engenheiro mecânico é capaz e quais suas contribuições para a sociedade atual, além, é claro, do engajamento com a faculdade, com os colegas, se situar na universidade.
Com a primeira reunião no auditório da Mecânica, os professores então de fato confirmaram as ideias que havia em mente e mostraram o plano de ensino, onde comentaram que haveria a introdução e noção da Mecânica e da própria faculdade.
No decorrer das aulas até o final do ano houve diversas atividades para nos fazermos pensar nas coisas da vida e da própria engenharia. Achei muito satisfatórias as aulas, pois a cada dia tínhamos novos ensinamentos e quando terminamos as apresentações dos grupos sobre temas muito presentes na Engenharia Mecânica, achei que aquilo que os professores haviam prometido no início do semestre foi cumprido.
Portanto foram realizadas boas aulas durante o ano que nos fizeram pensar muito mais além do que apenas o conhecimento técnico de um Engenheiro Mecânico.

Depoimento 45
Me recordo da pergunta do professor, na primeira aula: por que você escolheu fazer Engenharia Mecânica? Imaginei que teria que retomar a pensar sobre isso, indubitavelmente, ao longo do curso. Especialmente nessa última aula, recordei dela e me alegra ao perceber que consigo responder melhor.
Com certeza a disciplina contribuiu para isto nos seminários e em algumas outras aulas sobre, por exemplo, a função social do engenheiro e as áreas de atuação do engenheiro mecânico no mercado. Também foi na aula de Introdução à Engenharia Mecânica que me foi apresentada a Ampera, equipe que faço parte e que me capacitou muito, em pouquíssimo tempo, para resolver problemas de engenharia.
Sou, entretanto, crítico à quantidade de tempo investido em tratar de assuntos relativos à sociedade, em vez de assuntos relativos à engenharia (técnica, método). Com certeza tais assuntos são importantes e devem ser tratados na disciplina. No entanto, em minha opinião, tais assuntos deveriam ter um espaço mais modesto no curso.
Por fim, digo que, em linhas gerais, foi uma boa experiência cursar Introdução à Engenharia Mecânica e demonstro aqui, por escrito, gratidão aos professores que a lecionaram.

Depoimento 44
No início do ano eu esperava que essa aula fosse fechada a introduzir e explicar coisas sobre a mecânica apenas. Uma série de aulas abordando tópicos de assuntos que eu estudaria durante a graduação. Mas me surpreendi, não foi apenas isso.
Basicamente as aulas foram um guia para a universidade, de como ser um engenheiro e de como estudar engenharia. Assuntos bem válidos, porém pra mim foi meio repetitivo, pois já havia recebido essas dicas de minha irmã, que estudou na UFSC e é engenheira. Acredito que a aula poderia se aprofundar um pouco mais, fugir do básico, já que acredito que boa parte do pessoal sabe o básico.
Outro ponto foram os seminários; na minha opinião, foram sensacionais para ter contato com os conteúdos da mecânica e, atendendo minhas expectativas, aprendi muito fazendo e assistindo os seminários.
Concluindo, acho válida a introdução que é feita aos estudos e à engenharia, mas poderia ser mais interessante e focada na mecânica, trazer exemplos do dia a dia de um engenheiro mecânico e com o que ele vai trabalhar durante a vida, áreas de atuação etc. Já os seminários são sensacionais.
Um último ponto é que eu acho quatro créditos um exagero e também a razão por ter tantos alunos insatisfeitos com a matéria. Acredito que isso pode ser alterado.
Agradeço pela atenção e aulas.

Depoimento 43
Durante as aulas de Introdução à Engenharia Mecânica, foi apresentado basicamente o que é ser engenheiro de forma geral (não apenas mecânico), seus métodos de pesquisa e desenvolvimento de ideias.
Aprendemos principalmente o quão ampla é a engenharia, sendo suas áreas de trabalho infinitas, até em coisas tão simples como um pregador de roupas ou construções de complexidade monstruosas como pontes.
Os métodos que utiliza um engenheiro para subtrair de um pensamento uma ideia e dessa ideia constituir um projeto, passando por seus cálculos e modelos, mudanças e pequenos ajustes até chegar em um resultado.
Nada é fácil e grátis. O esforço e dedicação são importantíssimos para a engenharia, assim como a criatividade que, sem ela, a engenharia não seria possível. Não seria mesmo!
A importância da leitura e da obtenção de informação é indiscutível. Precisa acontecer e, quando acontece, a evolução é inevitável.
Nessa disciplina, aprendemos todo o básico para nos tornarmos profissionais razoáveis, porém algumas partes não foram totalmente aproveitadas.
Somos todos jovens na sala, adolescentes que ainda não abandonamos o ensino médio. Todos sedentos de conhecimento, querendo descobrir o que á engenharia, querendo "ver". Porém, não vimos, não realmente. Em todas as aulas ouvimos falar dela como se fosse um monumento, "está lá", é bonita e complexa, apenas imaginamos.
A melhor aula de todas foi a que visitamos os laboratórios, ali estava a engenharia, pra isso viemos. Mas acabou ali.
Essa disciplina deveria nos dar gosto da engenharia, mostrar como é legal. Esses adolescente querem vê-la. Levar a todos para visitar fábricas, receberem palestras de pessoas que deram certo fazendo engenharia – "ele estudou mecânica e hoje é diretor de..." –; precisamos entrar mais fundo.
O maior erro desta matéria foi não aproveitar seu potencial. Foi teórica demais, o que não tem problema, mas todas as outras já são assim, todas as semanas, a semana inteira, dentro de salas.
Essa matéria pode ser incrível, contagiante, não apenas igual às outras. Seus alunos são adolescentes, não querem ficar parados, querem viver e conhecer. Mostrem tudo isso a eles.

Depoimento 42
Quanto à matéria Introdução à Engenharia Mecânica, alguns aspectos que diria importantes foram abordados, como um panorama geral de como é estruturado o Departamento de Engenharia Mecânica. Acho que poderia ser mais abordado como é estruturada a grade do curso a fim de nos preparar para quais matérias podemos fazer (principalmente as optativas) e quando fazê-las.
Os seminários foram a parte que mais abordaram os conteúdos de Engenharia Mecânica; podia ter mais temas a fim de dar um parâmetro melhor. Acredito que por causa da formação do professor, algumas aulas foram muito focadas em Mecânica dos Sólidos, saindo do tema.
Por fim, as aulas serviram como um parâmetro do curso e do que teremos que enfrentar pela frente, mesmo que superficialmente, contribuindo para nos preparar para o resto da graduação.

Depoimento 41
Fazendo uma breve retrospectiva do curso de Introdução à Engenharia Mecânica, noto o quanto mudei de opinião sobre a Engenharia Mecânica, pois vi que ela abrange muitos assuntos além de carros e máquinas, como a maioria pensa.
Descobri que há envolvimento de engenheiros mecânicos em construções, coisa que antigamente eu achava que apenas engenheiros civis faziam. Vi também que eng. mecânicos trabalham em bancos, fazendo projetos etc. Resumindo, descobri várias áreas que talvez eu venha a trabalhar no futuro. Esse foi o maior ponto positivo desta disciplina.
Acho que uma das únicas coisas que o curso pecou foi não ter mais visitas técnicas a locais de trabalho de um engenheiro mecânico, como em fábricas, hidrelétricas etc. Isso ajudaria ainda mais no aprendizado e na noção do que nós faremos no futuro.

Depoimento 40
O curso foi diferente das minhas expectativas, o que foi ótimo. Minha experiência com a disciplina "Introdução à Engenharia" era a disciplina "Introdução à Engenharia de Materiais", que cursei no semestre passado, uma matéria extremamente técnica, que visava preparar-nos mais para o curso de engenharia em si, sem abordar quaisquer questões fora do escopo da matéria. Já Introdução à Engenharia Mecânica possui uma proposta e uma dinâmica muito interessante e eficiente, mas abordando outras questões na vida de um engenheiro, o que para mim foi ótimo, já que foi possível entender mais sobre o papel da engenharia na sociedade, com abordagens sociológicas bem interessantes. Durante o semestre não deixou a desejar dos conteúdos e métodos em nenhum momento.

Depoimento 39
1. Expectativas atendidas. – Obtenção de noções básicas do trabalho de um engenheiro. Ex: criatividade, cálculos estruturais etc. No entanto, o conceito de criatividade talvez tenha ficado um pouco abstrato;
– Conhecimento dos principais processos da Engenharia Mecânica por meio de seminários;
– Visão da amplitude do curso e do trabalho de engenheiro nas visitas aos laboratórios.
2. Aspectos a serem discutidos
– Seria suficiente apenas passar o contexto do livro da disciplina?
– Por que não realizar visitas a empresas para realmente conhecer o dia a dia de um engenheiro?
– Duas aulas de visitas aos laboratórios são suficientes?
– Por que não visitar mais laboratórios e empresas?
– Será que os trabalhos são bem elaborados e condizentes com o contexto do curso?
– Por que não realizar mais seminários, já que esses temas trazem tantos conhecimentos e curiosidade?
3. Visão geral
Sem dúvida a disciplina Introdução à Engenharia possui extrema importância para a formação acadêmica. No entanto, [é] pouco explorada na questão da dinamicidade que pode ser aplicada durante as aulas. Indubitavelmente, é essencial conhecer os principais conceitos, porém não podemos resumir essa disciplina a conceitos e pequenos trabalhos.
Acredito que a profundidade dessa deve ser escavada com afinco na finalidade de despertar ainda mais o interesse pelo curso por meio de visitas a empresas, laboratórios, palestras e mais seminários.
No que diz respeito aos laboratórios, penso que visitar apenas cinco deles torna-se insuficiente, bem como a realização de apenas um seminário ou ainda tornar as aulas apenas como uma síntese e discussão do livro. Além disso, deve-se visualizar a aplicação prática desse aspectos não somente com trabalhos embasados em resumir uma visita ou contar os tijolos de uma edificação.
Em suma, a qualificação profissional dos professores é excelente, todavia as sugestões dadas acima são de suma relevância para o andamento e evolução dessa disciplina.


Postado em 06/09/2019

Depoimento 38
Começando pelos pontos positivos da disciplina, gostaria de salientar a experiência e boa vontade dos professores para nos transmitir o conhecimento acumulado pelos mesmos ao longo dos anos aqui na UFSC e fora dela.
Foram vários os momentos em que os professores saíram um pouco do assunto programado para aula e fizeram algumas reflexões importantíssimas sobre a própria engenharia, sobre o que é esperado de um engenheiro no mercado de trabalho e até assuntos que retratam a estrutura do próprio mercado daqui alguns anos, como falando sobre a indústria 4.0. Portanto, considero importantes essas intervenções não programadas para que situem melhor o aluno da disciplina sob o âmbito do acirrado mercado de trabalho que nos espera.
Além disso, a visita aos laboratórios é de suma importância para que os alunos já comecem a ter uma ideia melhor sobre as áreas da engenharia que porventura poderão seguir. Além de garantir diversas informações acerca do trabalho realizado nesses laboratórios.
Nesse ponto, quero destacar que considero importante, também, a visita a alguns outros laboratórios que não foram explorados. Dois exemplos disso podem ser o Labmetro e o LMP, ambos com uma tecnologia avançada e interessante, a qual tenho certeza que interessará e levantará o interesse de muitos alunos nessa fase da graduação.
Sobre a parte dos seminários, achei uma das mais atrativas da disciplina. São muitas as informações adquiridas pelos alunos ao longo das apresentações, seja através da exposição dos conteúdos, seja através das discussões realizadas após o repasse de informações.
Ademais, a capacitação dos alunos quanto à oratória é indispensável, haja vista o crescente apelo por oradores tanto dentro da universidade, através de exposição de projetos e outros eventos, como também no mercado de trabalho, onde constantemente são apresentadas propostas e outros assuntos pertinentes a cada estilo de emprego.
Assim, quero frisar que aprendi bastante ao longo da disciplina através das inúmeras formas de repasse de conhecimento organizadas pelos professores.
A questão da leitura será algo que levarei por toda a minha vida, dadas as estatísticas e importâncias salientadas pelos professores durante as aulas.
Como crítica construtiva, gostaria de pedir para que houvesse um pouco menos de tempo de fala dos professores durante as aulas, e um pouco mais de diversificação desse repasse de conhecimento.
Ademais, agradeço aos professores pela atenção e pela boa vontade que demonstraram ao longo do semestre.
Obrigado.

Depoimento 37
Expectativas da disciplina.
No momento em que vi esta matéria do curso, imaginava algo bem diferente do que realmente é. Eu esperava que iríamos ser apresentados a discussões de motores, física etc. Para minha feliz surpresa, vocês nos receberam e nos apresentaram ao mundo acadêmico e guiaram nossos primeiros passos, os quais foram essenciais. A forma de incentivar a leitura e a criatividade foi por meio de provocações simples como um “grampo de roupa”, [que] nos mostrou como “fazer engenharia” é muito mais corriqueiro do que pensávamos.
As atividades no início me causavam certa preguiça, eu confesso, mas a dinâmica de elaborar perguntas e depois respondê-las é um ótimo jeito de refletir o que foi aprendido e não simplesmente esquecermos. Também acho que onde eu mais aprendi foi durante a elaboração e apresentação dos seminários; [pra mim] foi importante pra entender mais detalhadamente os tratamentos térmicos e agradável ter um panorama sobre os outros métodos e tópicos da engenharia.
Em suma, como diz o professor A, acredito que foi de grande ajuda e importância essa disciplina como estudante e como engenheiro. Aprendi muitas coisas que levarei em diante, por exemplo ler mais, pois não faltam recomendações.

Depoimento 36
A universidade é imensa. O curso, abrangente. As matérias, complexas. A vida estudantil, pois, é um quebra-cabeças e que, assim, prescinde de alguma forma de orientação.
Para nós, engenheiros em estágio "pré-natal", a Introdução deve abranger os aspectos fulcrais de uma vida profissional, mas sobretudo do "modus operandi" de um graduando. Há de se apresentar a engenharia real, a labuta, as divergências ideológicas ou epistêmicas da área. Todavia, não basta, somente, o aspecto sociológico da atuação de um engenheiro. A apresentação de um curso tecnicista, logo, faz latente a discussão sobre perspectivas tecnológicas e técnicas, e não apenas o resultado dessas na sociedade. A resolução de dilemas entre as ciências e a sociedade é papel fundamental do engenheiro, contudo, como conteúdo prévio tal qual um conhecimento inato, há a inexorabilidade de um conhecimento técnico aplicado. A Introdução à Engenharia há de que, mesmo que sutilmente, antever a teoria, ou as teorias, para que assim as questões sociológicas envolvidas na produção de conhecimento possam ser melhor discutidas. É um estoicismo sutil, mais próximo a um método platônico-cartesiano que corrobora com o aprofundamento de debates.
É papel, portanto, da disciplina apresentar os dilemas filosóficos da profissão, contanto que haja uma imersão "a priori" em um terreno de apresentação da construção de conhecimento, com bases teóricas clássicas, e que assim aprofundem os debates da vida atual e futura, da vida acadêmica e industrial ou do embate, mesmo que equivocado, de tecnicismos com a sociologia.

Depoimento 35
Eu não tinha nenhuma expectativa a respeito da disciplina. Não sabia ao certo do que se tratava. Introdução à Engenharia Mecânica é um nome um tanto vago quando se leva em consideração a amplitude do curso e tudo que ele abrange.
Na primeira metade do semestre, eu sinto que as aulas foram mais úteis do que no resto. Várias equipes e empresas juniores vieram se apresentar para nós, visitamos alguns laboratórios e tivemos os seminários dos alunos sobre os mais diversos processos e aspectos que se enquadram na Engenharia Mecânica.
Durante a segunda metade do semestre, eu creio que tivemos aulas de pouca relevância e pouca produtividade. Essa pouca produtividade é evidenciada pelo baixo engajamento dos alunos nas discussões propostas pelo professores. A respeito da pouca relevância devo esclarecer: os tópicos trazidos pelos professores são importantes para a engenharia, com certeza, porém não nesse momento da nossa formação nem da forma que foram tratados; os tópicos só foram discutidos em menos de uma aula sem muito aprofundamento.
No geral, a disciplina é boa porém deveriam rever as suas aulas finais (quem sabe trazer de volta o projeto final mencionando pelos professores?) que, para mim, deixaram a desejar após as primeiras aulas.

Depoimento 34
No decorrer da disciplina Introdução à Engenharia Mecânica ocorreram diversas reflexões e discussões sobre temas pertinentes à profissão. Dentre essas, a reflexão sobre o mercado de trabalho no qual os futuros engenheiros estarão inseridos provou-se muito pertinente e interessante.
Também apresentado em sala de aula, foi discutida a visão diferenciada que um engenheiro deve possuir para analisar um problema ou processo, podendo assim surgir com soluções criativas.
Outro ponto interessante foi sobre as diferentes variáveis existentes em um projeto, como custo, viabilidade de produção e materiais, entre outros que deveriam ser considerados na hora de elaborar um projeto.
Um ponto bem interessante do curso também, foram os seminários, nos quais os alunos tiveram de interagir com as diferentes áreas de atuação apresentando para os colegas uma visão mais ampla do curso.
Uma expectativa não atendida pelo curso foi que não pude visitar os laboratórios, como Polo, MatLab, entre outros. Porém esse foi um problema isolado e referente a mim, pois entrei atrasado no curso.

Depoimento 33
A matéria de Introdução à Engenharia Mecânica, lecionada na primeira fase do curso, sob o meu ponto de vista, é de suma importância não somente para o aprendizado; creio que seja além disso o que os dois professores têm ao dar esta matéria para 30, 40, 50 calouros – que às vezes pela vergonha ou por ter mil tarefas a fazer mal fazem perguntas acerca do tema discutido em determinada aula, passar uma visão que muitos não enxergaram sobre o curso, sobre sua importância no futuro, além de automóveis, por exemplo.
Quando estava pensando em qual curso escolher, o que pesou na minha decisão foi ter a estrutura de "sair da sala de aula", a grosso modo, digamos que ter o lado de laboratórios para ensaios, projetos etc., que as matérias disponibilizam, junto com o gosto de querer saber como funciona determinado objeto foram o diferencial para escolher Engenharia Mecânica.
A Introdução à Engenharia Mecânica me trouxe essa lembrança do porque eu escolhi o curso, com as visitas em laboratórios, apesar de não ter visitado muitos, porém foram abordados alguns em aula e também com o conhecimento dos 2 professores dada uma visão geral sobre esse lado.

Depoimento 32
Durante esses 3 meses vivenciados na engenharia tive a Introdução à Engenharia como minha iniciação na vida universitária e na vida acadêmica superior. Durante esse tempo fui apresentado a novos métodos de ensino e de estudo que irei me deparar no futuro, assim como recebi dicas e ensinamentos que irão facilitar meu futuro acadêmico na Engenharia Mecânica.
Fui introduzido a diversos conteúdos durante as palestras feitas pelos estudantes e administradas pelos professores. Achei muito interessante a ideia deste trabalhos e os temas envolvidos. Aprendemos uma iniciação sobre refrigeração, metalurgia do pó, processos mecânicos, entre outros assuntos.
Acho a Introdução à Engenharia Mecânica uma aula muito útil pois nos ajuda no momento que mais precisamos, pois estamos perdidos no início dessa vida universitária diferente de tudo já vivenciado previamente.
Agradeço aos envolvidos pelo curso por essa ajuda e ótima introdução ao curso que nos foi dada.
Acredito que aulas como essas são essenciais para apresentar projetos, grupos de competição e estudo dos novos universitários.
Esta aula foi de grande utilidade para minha pessoa e sou muito grato aos professores.

Depoimento 31
A melhor parte do curso de Introdução para mim foi a visita aos laboratórios. Vimos diferentes áreas de atuação na engenharia, e como engenheiros e doutorandos trabalham. Fiquei decepcionada de visitar somente 4, pois queria ter ido em todos. Acredito que teria sido uma experiência interessante, para entender o que fazem.
Gostei também dos seminários, foi uma ótima experiência, pois foi nosso primeiro trabalho apresentado na universidade, e adquiri conhecimentos de assuntos da engenharia, mesmo que de forma superficial.
Me atentei aos termos discutidos em aula, como de prestar mais atenção em detalhes e visar a solução de problemas.
No entanto, gostaria que tivesse sido ampliada a conversa sobre as áreas da Engenharia Mecânica, para nos sentirmos mais situados em nosso curso e termos um maior entendimento sobre o que um dia poderemos fazer.


Postado em 04/09/2019

Depoimento 30
A disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica me surpreendeu muito durante esse semestre. Antes de começar, eu pensava que seriam simples aulas falando sobre motores, alavancas, fábricas etc. Porém esses pontos foram discutidos nos seminários, que foram uma ótima ideia para que esses assuntos fossem discutidos de uma forma mais dinâmica.
Como os seminários abordaram mais a parte técnica, as aulas serviram para nos mostrar o que é ser engenheiro, qual deve ser sua mentalidade, suas preocupações e a sua influência no mundo.
Além disso, em cada aula era passada uma ideia de como poderá ser o futuro e como nós deveríamos nos preparar para ele.
Em resumo, a matéria nos mostrou o que temos que fazer para sermos engenheiros, se realmente a engenharia é a profissão que queremos e o que podemos pensar para desenvolver o futuro tanto da sociedade quanto de nós como pessoas e futuros engenheiros.
Como uma sugestão, teria sido bom alguns dias a mais de visitas em laboratórios. Fora isso a matéria cumpre bem o papel de introdução à engenharia.

Depoimento 29
Por ser matriculado em outro curso, e já ter vivenciado a experiência de integrar uma turma de Introdução à Engenharia, minhas expectativas eram focadas em conhecer a maior carga de conteúdo possível a respeito da Engenharia Mecânica, tanto em âmbito acadêmico quanto profissional, para que, dessa forma, eu pudesse fomentar minha mentalidade de “engenheiro” em uma nova aptidão.
A leitura dos capítulos do livro de Introdução à Engenharia me permitiu perceber que minha capacidade de raciocínio e organização (o tão falado “jeito de pensar como engenheiro”) já havia começado a se formar; desta forma, estas leituras serviram, sobretudo, para averiguar alguns pontos que eu ainda deveria melhorar, como a questão do tempo e uma melhor conciliação das leituras com a grade acadêmica, permitindo que um livro se tornasse também um objeto de lazer. Confesso que pretendo implementar estes novos conceitos o quanto antes na vida acadêmica, visto que esse semestre, em específico, tenha sido de grande impacto, sobretudo relacionado a minha troca de curso.
Em comparação com outras disciplinas de Introdução que tive contato desde que entrei na UFCS, sinto que esta em específico conseguiu apresentar vários parâmetros da Engenharia Mecânica, sobretudo a partir dos seminários produzidos, bem como o futuro do profissional, a partir das visitas em laboratórios e exposição de obras na sala de aula.
Sinto que poderia haver um maior número de visitas a outros laboratórios, principalmente pelo fato da Engenharia Mecânica ser uma das que mais possuem grupos de pesquisa na universidade, mas sei que o tempo de aula não permite sempre agregar todos os campos, bem como sei que eu mesmo pesquisar “por fora” estes locais faz parte do meu crescimento acadêmico e proporciona um contato maior com o curso.
Por fim, acredito que a disciplina tenha exercido seu papel introdutório no curso, inclusive estimulando os graduandos a serem proativos e pesquisarem os conteúdos além da sala de aula, e sinto que minhas expectativas foram supridas com as aulas que pude presenciar.
Sei que esta disciplina serve para estimular o aluno a guiar a sua graduação da forma que queira, sendo uma das coisas que mais me chamaram a atenção a defesa de uma graduação que não prese somente pela grade curricular, mas também a proatividade, motivação e independência do aluno.

Depoimento 28
No início do semestre começamos nos apresentando e falando nossos objetivos perante cursar Engenharia Mecânica. Sobre esta atividade fiquei bem satisfeito pois pude ver os sonhos de outros colegas sobre a graduação e desta forma incrementei meus objetivos.
A próxima grande atividade que me lembro foi a contagem de quantos tijolos existem no Bloco A do CTC. Também gostei muito desse exercício pois aplicamos métodos de dedução e contagem na vida real e isso trouxe um pouco dos desafios diários do engenheiro.
Outra coisa que fizemos no semestre e foi bem legal foram as visitas aos laboratórios. O que eu mais gostei foi a visita ao Labtermo. Os outros não curti muito pois quem apresentou para nós não estava preparado e apenas ficou falando uma série de coisas e nós não entendíamos quase nada.
Outro aspecto durante o curso que me lembro foram os seminários apresentados pela galera. Isso de longe fez a matéria valer a pena. O conhecimento de inúmeras situações básicas da engenharia que pude aprender, como por exemplo a metalurgia do pó, ensaios destrutivos, transportadores industriais, motores a combustão e outros, agregou muito para que eu possa entender um pouco mais do funcionamento de diversos mecanismos. Outro fator que achei crucial do curso foi os professores nos incentivarem a fazer atividades extracurriculares e assim agregar muito mais aprendizado em nossa graduação.
Sobre isso eu corri atrás e entrei na i9 Consultoria , empresa júnior da Engenharia Mecânica, e estou gostando muito, pois passamos diariamente por situações de pura aplicação da engenharia e por problemas passados em aula. Um exemplo disso foram os problemas de otimização que já tive que aplicar diversas vezes.

Depoimento 27
A matéria introdução a um curso é de extrema importância em uma graduação, pois nela são vistos assuntos, oportunidades e o mercado de trabalho de determinado curso. Sua presença é tão fulcral que ela é encontrada na grade da maioria das graduações.
Em relação à Introdução à Engenharia Mecânica, minhas críticas são bastante positivas, pois é feito um ótimo trabalho na parte de mostrar o que será visto no decorrer do curso e mostra experiências de trabalho da vida de engenheiro dos professores. Porém acho que deixou a desejar em relação às oportunidades no decorrer do curso.
Por exemplo: no que deve-se prestar atenção para que no futuro você possa realizar um intercâmbio; quais as matérias opcionais que devem ser feitas para seguir determinado ramo da engenharia.
Também acho que faltou a discussão do empreendedorismo e a trajetória de grandes empresários que são engenheiros (Elon Musk trabalhava 18 horas e quase faliu a Tesla no seu início).
Em suma, o curso cumpriu seu papel, mas ainda tem formas para otimizá-lo.

Depoimento 26
A aula de Introdução me mostrou um pouco do caminho e dificuldades de ser um engenheiro. Entendi a importância do espírito pesquisador que os alunos devem possuir, de que não se aprende estudando pouco e que a leitura é o maior estimulador criativo, que nos faz achar ferramentas para fazer frente aos problemas técnicos com os quais nos depararemos em nossa profissão.
Pelo curto tempo de um semestre, acho que não conseguimos nos aprofundar muito, porém consegui entender o mínimo do que é ser engenheiro, onde não só se vive fazendo projetos, mas criando uma postura crítica e consciente dentro de nossa sociedade.


Postado em 02/09/2019

Depoimento 25
Eu iniciei um curso de Introdução à Engenharia Aeroespacial em 2018-1 na UFSC em Joinville. Era como aqui, dois professores, um que ficava mais presente e o outro que aparecia pouco na aula, mas aqui no curso os professores são sempre bem pontuais.
Na minha expectativa, eu achei que o curso quase atende o que eu previ. Entretanto, eu acho que deveria ter mais trabalhos como os seminários ou algum trabalho prático como aqueles que vocês mostraram em uns slides sobre uns protótipos de uma bomba d’água. Sendo assim, eu acho que com trabalhos práticos a capacidade de aprender é muito maior do que só ficar sentado escutando o professor falar, pois mesmo que entenda o conteúdo explicado pelo professor, ainda podem surgir dúvidas que só serão entendidas quando for aplicar a teoria na prática.
Portanto, no curso de Introdução à Engenharia tivemos muitas dicas de livros, que vou ter que ler para melhorar meu conhecimento de mundo e da realidade presente no mundo contemporâneo.
Além disso, o curso foi bem abrangente na história da UFSC e de Floripa, como a Ponte Hercílio Luz, que gostei muito de conhecer sua história e pretendo ir conhecê-la pessoalmente ou até ser um engenheiro que possa contribuir futuramente para esse patrimônio histórico de SC.

Depoimento 24
Acredito que a disciplina de Introdução à Engenharia deva ser aquela responsável por apresentar aos alunos que recém ingressam na universidade os detalhes do trabalho que irão realizar no futuro. Através dos seminários, essa expectativa foi, de certa forma, atendida, uma vez que aprendemos um pouco sobre algumas das inúmeras áreas da Engenharia Mecânica. Porém a parte prática deixou um pouco a desejar. As curtas visitas aos laboratórios, divididos em duas aulas, não foram suficientes, na minha opinião, para nos dar uma noção do que de fato faremos em nossos empregos. Sei que nós, alunos, poderíamos ter nos organizado para visitar outros laboratórios, mas essas não são as únicas visitas possíveis: indústrias, grandes construções e obras em andamento são exemplos de locais que poderíamos visitar com a disciplina, de modo que pudéssemos visualizar, com o auxílio dos professores, a função que o engenheiro possui em cada uma dessas áreas.
Além do que foi previamente citado, acredito que uma parcela muito grande do tempo da disciplina tenha sido gasta em discussões sobre a necessidade de estudo e leitura. Sei que tais coisas são imprescindíveis na formação de um engenheiro, mas acho que, em sala de aula, um curto incentivo seja suficiente, pois a iniciativa, afinal, deve vir do aluno.
Para concluir, afirmo que boa parte das minhas expectativas foram cumpridas, com exceção do que foi citado acima, e a disciplina foi capaz de me dar uma boa noção do que é a Engenharia Mecânica e qual será o meu papel na sociedade. Por outro lado, talvez o aprendizado fosse mais eficiente com uma aula mais interativa, com um enfoque maior nas visitas a locais de trabalho de engenheiros.

Depoimento 23
Ao chegar na universidade, ou ao "monstro sagrado", me deparei com inúmeras dúvidas sobre a instituição, sobre o meu curso e principalmente sobre o meu eu. Será que Engenharia Mecânica é realmente o que quero para meu futuro?
Mas antes de perceber que sim, e o que desejo me tornar (e já estou me tornando), vêm as dúvidas primordiais: o que é Engenharia Mecânica e o que é ser engenheiro mecânico neste mundo tão inconstante e em uma sociedade líquida como a que estamos inseridos?
Não tenho dúvida que a sequência de assuntos apresentados e os temas abordados em sala de aula foram abrindo a minha mente e me fazendo enxergar que o mundo da Engenharia Mecânica é vasto e atrativo, porém o mais importante não é ser engenheiro mecânico, e sim ser um ser humano crítico capaz de relacionar problemas reais com soluções éticas e morais.
Muito mais que 4 horas semanais de aulas sobre engenharia, não deixei de ir em nenhuma semana para poder ouvir discussões sobre política, filosofia e cidadania. Não por acaso, já encomendei 3 livros recomendados em sala de aula, pois vejo na na fala e no olhar de pessoas mais experientes a importância de ler e buscar o conhecimento extra curricular.
Não obstante, adquirir um breve conhecimento de conteúdos que verei ao longo do curso também foi de suma importância para saber o que me espera nesta jornada.
Mas sei que não é isso que levarei comigo para a vida, pois aprenderei em disciplinas específicas como modelar ou como calcular estruturas. Levarei comigo a importância de dar valor a cada instante do meu curso, e aproveitar o que a UFSC tem a me oferecer, e principalmente o que cada professor tem a me ensinar.
Não tenho dúvida que em 3 anos serei completamente diferente do que sou hoje. Fisicamente será culpa do tempo, mas mentalmente podem ter certeza que esta disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica terá (e já tem) boa influência sobre o meu jeito de ser e de pensar.
Agradeço a vocês por ainda acreditar nesta juventude que parece se perder cada vez mais, mas sempre terá jovens que buscam uma vida melhor.

Depoimento 22
Eu não tinha conhecimento dessa disciplina antes de a grade de horário estar disponível; mesmo depois de ter ciência dela, não tive conclusões antecipadas, não tinha perspectiva sobre o que seria abordado nessa matéria; aliás, como eu passei muito tempo fora de qualquer escola depois de um curso técnico terminado em 2010, não tinha referência sobre nenhuma disciplina da Engenharia Mecânica, chegando "cego" na universidade, "pegando no tranco".
A disciplina de Introdução é uma lanterna na escuridão, não ilumina como o Sol, que você enxerga tudo ao redor, mas aponta em uma direção mostrando as pedras que eu poderia tropeçar, e muitas que teria mesmo que escalar.
Pra alguém como eu que ingressou em uma universidade retornando em um curso de grande respeito, depois de tanto tempo fora do ensino médio, é um desafio e tanto, tendo que dividir tempo entre faculdade e trabalho, muitas vezes sem tempo para estudar.
A Introdução ajuda também a administrar o tempo, a conciliar estudo, lazer e trabalho.
Outro ponto interessante é a visão sobre o curso, que adquirimos. Com uma conclusão totalmente equivocada que eu tinha sobre a Engenharia Mecânica, aprendi que ela é muito mais ampla do que eu imaginava.
Mesmo assim, como já citei acima, está sendo pra mim um desafio muito grande. Com muitos momentos de altos e baixos, sem tempo pra estudar e notas baixas chegando, estive muitas vezes na iminência de desistir, por isso quis participar de todas as aulas de Introdução; eu precisava entender se esse desafio valeria a pena.
Isso também é um desabafo.
Parabéns pelo trabalho de vocês.

Depoimento 21
Devido à liberdade para a realização da tarefa, optei por dividi-la em dois aspectos e com o texto em formato de tópicos. Os aspectos são Informações/Conteúdos, que na minha visão poderiam ter sido mais aprofundados ou faltaram; Opiniões sobre o que eu gostei de ter visto nas aulas durante o semestre.
Os dois aspectos foram enumerados como 1 e 2, respectivamente na ordem que foram apresentados no parágrafo acima.
Aspecto1 – Senti falta da apresentação em aula dos equipamentos de segurança utilizados na indústria, e que são de vital importância no ambiente de trabalho. Comento sobre este assunto pois vejo nas minhas atividades em laboratório alunos que estão realizando atividades práticas, como uma soldagem, utilizando bermudas.
Acho que as visitas em laboratórios são muito interessantes para alunos que estão entrando em um curso de Engenharia Mecânica conhecerem uma parte das áreas que essa graduação contempla. Assim, acho que seria interessante, além das visitas aos laboratórios, que fosse possível a visita em outros locais que envolvem a engenharia (mais laboratórios ou algo do tipo).
Aspecto 2 – Gostei muito das aulas voltadas à construção da Ponte Hercílio Luz e da sua história. Acho que os professores devem continuar com esse assunto, pois muitas pessoas não conhecem a história da ponte e muito menos a sua construção.
Gostaria de parabenizar os professores pelos diálogos de uma tremenda lucidez a respeito do futuro das indústrias e da sociedade. Fico triste de que os alunos não levem com a seriedade que deveriam e nem colaborem nas discussões (me incluo nisso, talvez pela falta de conhecimento e segurança para me expressar). Acho que é fundamental o estudo e também repensar algumas características da nossa atual sociedade, para garantirmos um futuro saudável para todos.
Acho de fundamental importância a leitura para o desenvolvimento humano e intelectual. Vou tentar implementar em minha vida esse hábito e irei começar pelas recomendações dos professores.

Depoimento 20
Apesar de não ter tido tanto contato com a engenharia propriamente dita, como havia pensado que teria, acredito que as aulas de Introdução à Engenharia Mecânica me fizeram refletir um pouco mais sobre o que significa ser um engenheiro, no aspecto profissional e pessoal.
Com os seminários realizados, aprimorei meus conhecimentos em diversas áreas da engenharia e pude distinguir melhor aquelas áreas nas quais o meu interesse é maior. Dessa forma, vejo que o conhecimento adquirido durante as aulas contribuiu para a modelagem de rumo que pretendo tomar dentro dessa profissão.
Já as visitas aos laboratórios me ajudaram a conhecer um pouco mais sobre o trabalho e os estudos realizados na engenharia, algo que avalio como fundamental para a minha formação.
Em contrapartida, acredito que o número excessivo de créditos da disciplina talvez a tenha tornado mais exaustiva, visto que o conteúdo abordado nas aulas muitas vezes poderia ser abordado em um período mais curto de tempo, de forma mais dinâmica.
Deixo como sugestão a divisão dos créditos em dois dias da semana, com o intuito de deixar as aulas mais atrativas para os alunos.

Depoimento 19
A disciplina Introdução à Engenharia, definitivamente, deu-me as condições e oportunidade de ter um panorama geral sobre processos pertinentes à Engenharia Mecânica. Em especial os 3 volumes do livro Tecnologia mecânica do Vicente Chiaverini tiveram um papel fundamental de leitura para o entendimento desses processos.
Acredito que um dos papéis dessa matéria é despertar o interesse do aluno sobre temas pertinentes à engenharia e não propriamente abordá-los em sala de aula de forma completa. Encarando a situação sob essa abordagem, posso concluir pela experiência que tive, que a matéria cumpriu seus objetivos.
Além disso, cumpriu papel elementar na construção de uma primeira visão sobre o que é engenharia. Se ela foi suficiente ou não, aí só o tempo poderá me dizer. Então, como muitos dos temas abordados em sala dependem do tempo e tratam de questões que terão respostas diferentes em momentos diferentes da minha formação, reafirmo, a matéria teve seu objetivo cumprido, o de introdução.

Depoimento 18
Nesta disciplina, durante o semestre obtivemos dicas, observações, explicações, exemplos, caminhos a serem seguidos, apresentações, entre outros.
Ao meu ver, esta disciplina, nas 17 semanas, me mostrou muitas oportunidades e exemplos a serem seguidos; gostei de ir visitar os laboratórios, das apresentações das equipes e graças a isso estou participando do Fórmula UFSC.
Tiveram algumas aulas entediantes e maçantes, como a da Ponte Hercílio Luz e até atividades que no momento proposto não entendi muito o objetivo daquilo, como a atividade dos tijolos, mas eu sei que foi tudo planejado por vocês, professores, e com o intuito de passar uma mensagem ou para refletir sobre o assunto abordado.
Fico grato por ter esta disciplina, gostei e aprendi muito; vou seguir e botar em prática várias dicas dadas durante as aulas.


Postado em 29/08/2019

Depoimento 17
Quando olhei pela primeira vez meus horários e as matérias selecionadas para o primeiro semestre, percebi que havia uma disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica. O que logo passou pela minha cabeça foi a ideia de uma disciplina que somente explicaria técnicas, processos de engenharia; no caso, facilitaria o entendimento dos calouros sobre processos físicos, químicos e matemáticos dentro da engenharia.
Porém, a partir da primeira aula vi que não era só isso. Os temas abordados eram bem mais amplos. Posso dizer seguramente que esta disciplina abriu meus olhos a respeito de muitos temas que tangem ser um engenheiro mecânico, a história da engenharia, preocupações do engenheiro na atualidade e diversas variáveis envolvidas. Percebi a diferença de visão de um engenheiro em 1960/1970 e na atualidade, que realmente existe essa distinção.
Houve também o aprendizado técnico, com visitas a laboratórios, apresentação de seminários e, claro, com a abordagem toda semana de um tema de engenharia.
A disciplina não foi como eu primeiramente achei que seria, mas agora no final tinha certeza que saio dela pelo menos com outra visão do que é ser um engenheiro.

Depoimento 16
A matéria de Introdução à Engenharia, que no início do semestre me pareceu um pouco alheia em relação às outras disciplinas, passou, com o tempo, a se encaixar com as outras matérias, com o currículo do curso e com os assuntos discutidos com os colegas.
Nesse semestre, senti falta de aulas apresentando áreas nas quais um engenheiro mecânico pode atuar, que, apesar disso ser abordado através dos seminários, teria gostado se os professores, com mais experiência e conhecimento nos temas, tivessem se aprofundado um pouco mais.
Por outro lado, esta matéria me fez entender que ser engenheiro vai muito além de conhecimento técnico, que se limitar apenas às matérias das “exatas” dificilmente levará alguém muito longe. Em tese, me fez crer que um bom engenheiro jamais deve ficar na sua zona de conforto.
Enfim, queria agradecer aos professores por organizarem a matéria de forma que trouxe uma ótima diversidade didática, com aulas tradicionais, seminários, visitas e avaliações mais comuns, assim como umas bem atípicas (como contar os tijolos do CTC).

Depoimento 15
Ao longo das aulas de Introdução à Engenharia posso dizer que minhas expectativas foram superadas, pois os comentários sobre a disciplina não eram motivadores. Contudo, as aulas abordaram assuntos bem interessantes que mostram que o profissional não deve ser só técnico, é preciso estar atualizado e preocupado com questões contemporâneas e também não ser somente um engenheiro para resolver problemas.
Reconheço que o tempo de aula é curto e exista muito conteúdo para abordar, mas poderia ser falado sobre algumas matérias optativas, o que elas abordam, se dá pra fazer já no início do curso.
No geral, os assuntos abordados foram curiosos, motivadores, teve diversas dicas de leituras, estudo e também uma mensagem.
Dessa forma acredito que a matéria é muito importante e esclarecedora, tanto para quem está com dúvida sobre a profissão e mesmo para aqueles que aparentemente estão convictos dela.
As expectativas são enormes, muitas ideias, desejos e espero que contribuições para realizar com a profissão, com o curso, a universidade que me recebeu e o país.

Depoimento 14
No início do semestre eu sinceramente não tinha uma expectativa muito boa dessa disciplina. Só de olhar na grade de horário que seriam 4 aulas consecutivas, imaginava o quão cansativo seria. Em certos momentos foi. Porém a realidade foi se desenhando um tanto diferente. Logo nas primeiras aulas fizemos visitas a laboratórios, que foram bastante proveitosas. O fato de termos que descrever as visitas também agregou muito, pois era um tempo que tínhamos para assimilar o que foi visto com o que foi aprendido. Quando surgiu a proposta dos seminários, fiquei bastante preocupado, pois nunca fui bom em falar para um público, entretanto encarei como uma boa oportunidade de enfrentar essa fraqueza. No fim, acredito que me saí bem e pretendo procurar outras oportunidades de praticar este exercício.
Tiveram ainda aulas bastante descontraídas, como a de ilusão, que mostrou, acima de tudo, como podemos estar enganados de algo que temos total convicção.
Algumas atividades, principalmente a dos tijolos, serviram como um meio de integração da turma, no sentido que o trabalho em equipe ajudou a socializar as duplas.
Por fim, tiveram as aulas com um teor mais técnico, que associam o conhecimento adquirido em outras disciplinas, como a aula em que vimos as estruturas de pontes, com imagens chocantes de quão perigoso pode ser quando uma estrutura não é corretamente dimensionada.
No geral, a disciplina teve grande importância para o crescimento em diversas áreas e que, se bem aproveitada, serve como uma boa base para o início do curso.


Postado em 26/08/2019

Depoimento 13
O curso foi além das minhas expectativas no que diz respeito à relação acerca do funcionamento da sociedade e das funções do engenheiro no século 21. Comecei a ler inclusive alguns livros apontados como essenciais para uma melhor compreensão do período em que vivemos e da nossa história, como Sapiens, de Harari.
O aprendizado técnico também foi grande durante o período de apresentação dos seminários, nos quais pudemos ver uma prévia dos tantos conteúdos que aprofundaremos mais para frente.
Por outro lado, acho que seria interessante encaixar em algumas aulas exemplos do dia a dia de um engenheiro nas diferentes funções que ele pode exercer; como é, por exemplo, a rotina de trabalho de um engenheiro mecânico numa indústria automobilística, ou numa empresas de refrigeração, ou em empresas de tecnologia como a Google. Sinto que ainda não tenho uma ideia muito clara de como é a rotina de trabalho de um engenheiro mecânico.
Em contrapartida, as aulas sobre história da engenharia, passando por grandes nomes da ciência, assim como as atividades propostas nesse sentido, foram muito elucidativas. As atividades que visavam exercitar o raciocínio lógico também, como a contagem dos tijolos e as questões resolvidas por alunos no quadro.
Agradeço a oportunidade de ter aprendido tanta coisa, assim como ter sido apresentado à engenharia de forma mais humana.

Depoimento 12
A disciplina Introdução à Engenharia Mecânica atendeu minhas expectativas no que diz respeito a descobrir o que um engenheiro, não só mecânico, é capaz de realizar e abranger no seu currículo e carreira. Ao entrar na universidade, tinha ideias bem vagas de qual seria o papel do engenheiro mecânico, tanto em áreas técnicas quanto sociais. Ao longo do semestre tais questões foram se tornando bem mais claras, de forma que hoje acredito ter escolhido um curso e uma carreira muito promissores.
Contudo, acredito que 4 aulas seguidas seja extremamente cansativo, o que acaba desanimando um pouco em relação ao conteúdo e aulas.
Os seminários foram muito interessantes e agregaram muito ao meu conhecimento, tanto enquanto realizava pesquisas quanto quando assistia apresentações, visto que não tinha nenhuma ideia sobre qualquer assunto da engenharia mecânica e pude ter contato com o que vou estudar e possivelmente trabalhar.
Gostaria que pudéssemos ter visitado mais laboratórios.
As apresentações de empresas e equipes também foram muito eficientes e puderam despertar o interesse pelo curso.

Depoimento 11
Com relação à retrospectiva da matéria de Introdução à Engenharia Mecânica e os pontos em que a mesma cumpriu ou não com as minhas expectativas, deixo aqui a minha mais sincera opinião.
Começando pelos pontos em que a disciplina acertou em cheio, eu destacaria as seguintes atividades:
1) Seminários; 2) Atividades do modelo do grampo e da contagem de tijolos; 3) Desafios-surpresa na aula sobre criatividade.
No 1) foi a oportunidade dos alunos de ao mesmo tempo aprender sobre questões técnicas de diferentes campos de conhecimento, como praticar oratória e seu medo de falar em público. No 2), cumpriu de maneira magnífica a prática do exercício mental de se encontrar soluções de maneira criativa e de própria autoria para um dado problema. Em 3), foi claramente o momento de maior engajamento do maior número de alunos de todo o semestre; acredito que atiçar o espírito competitivo e desafiador dos alunos é crucial em uma disciplina.
Nesses 3 pontos podemos encontrar a espinha dorsal do que torna uma pessoa engenheiro de destaque: conhecimento técnico, comunicação, trabalho em equipe e o "tesão" de se encontrar uma solução para um problema desafiador.
Agora fora do âmbito engenharia e dentro do universo acadêmico: a disciplina também cumpriu muito bem em dar as boas vindas aos alunos e nortear um pouco o gigantesco leque de opções extracurriculares, como equipes de competição e laboratórios que nós alunos não temos a mínima noção de como funciona quando recém chegamos aqui.
Com relação às criticas, agora tentarei de novo ser o mais sincero possível.
Acredito que a grande maioria dos alunos ainda não tem a maturidade necessária para entender a importância das indicações de leituras do professor A, e que bater tantas vezes na mesma tecla não mudaria isso. Além disso, a disciplina deveria possuir um tempo separado para motivar os alunos com relação à engenharia, visto que o índice de desistência do curso é alto nos primeiros semestres.
Outra crítica seria não estender demais algumas aulas que poderiam ser dadas em muito menos tempo, como a aula da história de Florianópolis, o que a tornou muito maçante. Por fim, discordo com o sistema de notas das atividades em sala de aula; não lembro de ver um aluno sequer tirar nota 100%, e os critérios de avaliação das mesmas deveriam ser mais objetivos e claros, e as avaliações não deveriam ser aplicadas em datas aleatórias.
Por fim, obrigado e um abraço.

Depoimento 10
Este semestre, em Introdução, tivemos realmente uma introdução, muito superficial, nos mais diferentes assuntos, do que é ser um engenheiro, quais funções ele exerce hoje como profissional técnico, e na sociedade atual que vem mudando muito, com a tecnologia, em que o engenheiro tem que se adequar cada vez mais com essa tecnologia.
Tivemos muitas recomendações de livros, e o quão isso é importante para a formação, quanto vai agregar em nosso intelecto. [Tivemos] visitas a laboratórios e seminários, que na minha opinião foram o auge dessa matéria, pois nas visitas vimos o quão fascinante pode ser essa área, com modelos de simulações que quase simulam a realidade e outras. E seminários onde [se] desenvolveram a comunicação e o conhecimento sobre essa área.
Onde eu poderia melhorar, na minha opinião? Poderiam [ser feitas] mais visitas a laboratórios ou outras áreas, e também desenvolver mini-projetos.
Nesta matéria, em suma, tive um choque de realidade, descobri que a engenharia é muito diferente do que eu pensava e difícil, mas muito fascinante e desafiadora.

Depoimento 09
Da disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica eu esperava uma abordagem ampla explorando as dimensões técnicas e sociais do exercício da profissão do engenheiro na sociedade contemporânea.
A disciplina largamente preencheu as minhas expectativas, especialmente o contexto social da profissão e da área. Uma surpresa positiva foi a ênfase e as discussões sobre o século 21 e os problemas presentes e que podem vir a surgir neste século.
A disciplina deixou a desejar, na minha opinião, no quesito continuidade e engajamento. As aulas pareceram desconectadas umas das outras, então a minha sugestão seria trabalhar na continuidade delas.
Outra sugestão está ligada ao engajamento; seria estender o formato de seminários às questões sociais, assim tornando as discussões menos caóticas.

Depoimento 08
A disciplina Introdução à Engenharia me deu um panorama maior sobre a profissão e me fez pensar no tipo de engenheiro que eu pretendo ser e se quero seguir como engenheiro.
As minhas expectativas foram superadas, pois o curso tratou mais do que simplesmente da área técnica, e o grande motivo é que os professores são engenheiros mecânicos; grande parte dos ensinamentos eu vou conseguir revisar lendo o livro-texto da disciplina.
Minhas principais expectativas eram sobre as funções de um engenheiro e suas áreas de atuação, que foram todas expostas em aula; as apresentações gerais da universidade me ajudaram a conhecer as principais equipes de competição, empresas juniores e laboratórios.
Na minha opinião, as visitas aos laboratórios são de grande importância e poderiam ser mais agendadas nas próximas turmas.
Gostaria de terminar agradecendo aos professores por cada palavra dita em aula e reconhecer que se não aprendi alguma coisa foi por erro meu.

Depoimento 07
A disciplina conseguiu mostrar um panorama da profissão de engenheiro, focando o lugar do engenheiro na sociedade, quais devem ser suas preocupações e suas metas, buscando o desenvolvimento para a comunidade. Também foi amplamente abordada a necessidade da leitura na formação não só acadêmica como pessoal.
Por outro lado, poderiam ter tido mais destaques os detalhes da graduação. Como caloura, gostaria de ter entendido um pouco mais as oportunidades que a UFSC oferece. A experiência de conhecer alguns laboratórios foi muito proveitosa e poderia ter sido feita com uma frequência maior.
Como um todo, a disciplina cumpriu bem seu propósito de servir como uma iniciação ao mundo das engenharias.

Depoimento 06
Acredito que as aulas de Introdução à Engenharia tenham aberto a cabeça no que diz respeito ao curso, do que realmente se trata e não do que é visto lá fora, como por exemplo que a engenharia é apenas cálculos e mais cálculos. Ajuda a decidir com um pouco de exatidão uma futura especialização; dá a oportunidade de o aluno participar criticamente de debates com discussões construtivas e dos variados assuntos que no fim das contas se conectam, de uma forma ou de outra, com a engenharia, ajudando também a perceber que tudo o que está na sociedade hoje é importante.
Além disso, acredito que trazendo equipamentos (de pequeno porte) pode ajudar a despertar o interesse nos alunos; as aulas de desafios também, pois geram uma competitividade que pode ajudar a entender melhor o mercado de trabalho.
Agradeço a paciência pelos meus atrasos e por compartilhar um pouco da experiência, tanto em questões técnicas (professor A) como culturalmente (professor B), indicações de livros etc.

Depoimento 05
A disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica foi uma ótima experiência para acolher os alunos. É muito bom que questões sobre o funcionamento da UFSC e das universidades no geral sejam tratadas com os alunos; digo isso pois quando entrei na UFSC pela 1a vez, em outra engenharia, não houve nenhum tipo de cuidado e muitas pessoas ficavam perdidas e decepcionadas; já na Engenharia Mecânica ambos professores se colocaram muito à disposição e demonstraram dar real importância aos alunos e sua formação.
Acredito que a interdisciplinaridade trazida com discussões diversas no curso é essencial para os alunos e torna as aulas bastante interessantes, fugindo da monotonia dos cálculos. Além disso, os conceitos de engenharia que foram apresentados com exemplos reais e atividades práticas (como análise do grampo de roupas, discussão sobre a Ponte Hercílio Luz) fazem o interesse na área crescer mais ainda, deixando o conhecimento técnico mais interessante e próximo da realidade.
Muito obrigada aos dois professores pela atenção e o cuidado com os alunos.

Depoimento 04
A disciplina é de grande utilidade para obter conhecimento sobre o curso e sobre como conduzir a formação dentro do âmbito universitário.
Ao iniciar, a disciplina deu uma nova visão sobre a universidade, trazendo os problemas que poderíamos enfrentar para uma discussão antecipada. Isso torna a vivência no meio acadêmico mais agradável, pois já se tem uma base de onde ocorrem os problemas ou mesmo os erros e deixa os alunos mais preparados para lidar com isso.
Com o avançar do curso, ocorreram as visitas aos laboratórios dentro da UFSC. Tal fator contribuiu para conhecer melhor as oportunidades no campus, e assim ser possível traçar metas. Também foi possível ver pessoas com a formação que buscamos atuando em projetos, o que dá um parecer sobre como vamos atuar.
Também houve os seminários em que fomos expostos a vários processos e tecnologias que fazem parte da nossa área de atuação. Isso faz com que a engenharia esteja próxima, como objeto final onde possamos ver as máquinas funcionando e ver como os processos se aplicam saindo um pouco dos processos matemáticos.
Com isso, a disciplina foi de muita utilidade para a compreensão da engenharia, não como somente uma profissão, mas como uma busca por evolução.

Depoimento 03
Prezados professores,
Acredito que a disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica tenha sido matéria-chave que me fez chegar à conclusão de que a Engenharia Mecânica realmente é o curso que me levará à carreira dos meus sonhos. Ao início deste semestre cheguei a ficar indecisa de minha escolha de abandonar a Engenharia de Materiais, que, embora não haja tido nenhum desgosto sobre, igualmente não tive a "fagulha" de amor por aquele curso, diferentemente deste.
Meu primeiro elogio a esta matéria está nas inspirações. O incentivo à pesquisa e a exposição às amplas áreas da mecânica foram principais na matéria. Desde as aulas, não somente expositivas, mas também dialogadas e discutidas, tive melhor entendimento do background do que faz um engenheiro mecânico e de outros aspectos da profissão, ou mesmo aspectos dos quais eu não sabia sobre a engenharia, como a discussão sobre a criatividade e limites de um projeto.
A realização dos seminários também merece destaque: tive dificuldades na sua realização, mas empenhei-me em superá-los e tive a oportunidade de aprimora-me em um segundo seminário. Ademais, a exposição às diversas áreas despertou meu interesse, principalmente na área de robótica e simulações mecânicas.
O incentivo à leitura, feita principalmente pelo professor A, também merece destaque. Foram discutidos, além dos livros autorais, títulos que discutem desde a história até epistemologia. Entretanto, gostaria de saber também sobre as preferências literárias do professor B.
Concluindo, gostaria de agradecer ambos os professores pelo tempo de convívio em sala; as lições e inspirações; discussões de política, história e economia; incentivos à leitura. Todos aspectos que carregarei, tanto matérias quanto discussões e experiência, em minha futura profissão como Engenheira Mecânica.
Espero encontrá-los na sétima fase.

Depoimento 02
A matéria Introdução à Engenharia Mecânica me pegou totalmente de surpresa. Nas minhas expectativas, que meio que me assustavam, a matéria, assim como o curso em si na 1a fase, ia vir com um monte de trabalhos e provas fazendo com que fizesse a 1a fase impossível. Enfim, essa matéria de Introdução quebrou totalmente minhas expectativas, então eu não sabia mais o que esperar. Então decidi deixar rolar e, conforme as aulas fossem passando, eu poderia ter surpresas ou não.
Essa matéria, assim como as aulas e os professores, foram muito bons, a história do curso, dicas de resoluções, maneiras diferentes de enxergar os problemas, mas também, e não menos importante, o pouco da muita experiência que os professores têm que eles conseguiram passar.
Não sei o que pode ser melhorado, as aulas eram ótimas; talvez pela grande quantidade de alunos o aproveitamento das aulas não tenha sido 100%; mas talvez como uma dica, os professores continuam prendendo os alunos.

Depoimento 01
Acredito que feedbacks devam ser escritos na primeira pessoa, com destino e não tão formais. Por isso tomo a liberdade em escrevê-lo em forma de e-mail ou carta.
Entrei na engenharia não por ser apaixonado pela área, ou por ser apaixonado por aviões (embora seja), mas sim pelo jeito de pensar do engenheiro. Começo a aprender com vocês.
Mesmo que em muitas aulas tenha dividido a atenção da matéria com meu emprego ou empresa, vejo a importância que é ter uma matéria de introdução ao novo estilo de vida que teremos.
Listo, a seguir, algumas ponderações.
1. O conteúdo programático é muito bom. Encaro, talvez, a necessidade de modernizações em alguns pontos: hábitos e formas de leituras, visto que existem excelentes novos métodos que trariam mais adesão.
2. Didática incomum: adorei, e realmente aprendi, nas dinâmicas e exercícios. Algumas aulas ficaram expositivas demais, como o caso da Ponte Hercílio Luz. Nela, talvez pudéssemos usar um link com softwares.
3. Visitas a laboratórios foram ótimas. Acho que poderíamos ter mais dois períodos extras: empresas juniores e no Acate.
Agradeço pela vivência, me desculpando por qualquer falta de educação.
Tenham orgulho. O legado está feito, embora muitos ainda não entendam.
Atenciosamente...




 

Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas e comentários sobre o site.
Copyright©2009-2019 Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica