NEPET | Introdução à Engenharia Mecânica

 

Programa
Diário de Bordo
Livro texto
Seminários
Por que faço Engenharia Mecânica?
Turma 2017-1
Por que faço Engenharia Mecânica?
Turma 2018-1
Por que faço Engenharia Mecânica?
Turma 2019-2
Crônicas

Depoimentos

Projetos

CTC - UFSC - Santa Catarina - Brasil

Diário de bordo


Registro das aulas de EMC5004, Introdução à Engenharia Mecânica/EMC/CTC/UFSC, semestre 2019-2.
É aqui feito um pequeno relato do que aconteceu nas aulas da disciplina.


18/11/2019 | Aula 16
1. Chamada.
2. Síntese do capítulo 9 do livro-texto: Origens da engenharia.
3. Pequeno histórico da Ponte Hercílio Luz e apresentação de detalhes técnicos da sua montagem.
4. Tarefa: Listar 2 inovações tecnológicas que provocaram grandes efeitos no desenvolvimento social; justificar a inclusão de cada item na lista.


11/11/2019 | Aula 15
1. Chamada.
2. Comentários sobre encontro comemorativo de 35 anos de formatura com ex-alunos de Engenharia Mecânica/UFSC.
3. Convite para participar da palestra com o engenheiro Ricardo Penteado (durante o lançamento da associação de ex-alunos do EMC) no auditório Garapuvu, no Centro de Eventos da UFSC, às 13h deste dia.
4. Tarefa: resolver, em duplas, 4 das 7 tarefas propostas ao fim do capítulo Otimização do livro texto; entregar a tarefa após as 11h30min na sala do prof. Teixeira.

04/11/2019 | Aula 14
Neste dia de aula, os professores se reuniram, na sala do Nepet, com grupos de alunos (8 grupos ao todo, com 6 alunos cada, a cada intervalo de aproximadamente 20 minutos), ocasião em que foram discutidos problemas, opiniões e ideias de cada aluno a respeito do curso, da disciplina e da situação (em termos de rendimento e frequência às atividades programadas) de cada um deles. Aos demais alunos (enquanto não estavam nas conversas mais reservadas) foi sugerido o aproveitamento do tempo para preparar a próxima aula, sobre Otimização, para quando está programada uma avaliação sobre este assunto.

28/10/2019 | Aula 13
Ponto facultativo; dia não letivo; dia do funcionário público.

21/10/2019 | Aula 12
1. No início da aula foi realizada uma chamada dos presentes, ocasião em que a turma foi dividida para a apresentação dos seminários programados nas salas CT304 e EEL009.
2. Realização de 3 seminários: Tratamentos térmicos, Motores de combustão interna e Metalurgia do pó.
3. Foi recolhida a tarefa proposta na aula anterior (preparar uma relação de termos técnicos empregados nos seminários já realizados).
4. Foi devolvida a tarefa, já avaliada, realizada na aula anterior, referente aos seminários apresentados naquele dia.
5. Foram feitos alguns comentários em relação a tarefas realizadas em aulas anteriores, com a apresentação de fotos de projetos desenvolvidos por alunos de Introdução à Engenharia Mecânica de semestres passados.
6. Foi feita uma chamada complementar, para incluir os que não estavam presentes no início da aula.
7. Foi lembrado que a próxima segunda-feira, 28/10, segundo o calendário acadêmico da UFSC, é dia não letivo.
8. Na última parte da aula, participantes dos grupos PET-MA e NEO apresentaram os seus trabalhos, as suas estruturas organizacionais, seus objetivos e processos seletivos.

14/10/2019 | Aula 11
1. No início da aula foi realizada uma chamada dos presentes, e já foram avisados os alunos que ficariam na sala CT304 e quais se deslocariam para a sala EEL009, para a apresentação dos seminários.
2. Realização dos 3 seminários programados para o dia (Elementos de máquinas, Transportadores industriais e Máquinas hidráulicas).
3. Às 10h15 a turma foi reunida na sala CTC304, ocasião em que membros da equipe discente E3-Eficiência energética ocuparam cerca de 10 minutos para comunicar o processo seletivo para participação no grupo.
4. Os alunos foram mais uma vez lembrados para que enviassem os arquivos referentes aos seus respectivos seminários para publicação na página do Nepet. E também para que conferissem se os arquivos já publicados estão com todos os dados corretos.
5. Foi anunciada a programação da próxima aula (seminários, discussões sobre os resultados de trabalhos desenvolvidos em aulas passadas e apresentação dos grupos discentes NEO e PET-MA) e foi solicitado para que as equipes dos seminários preparassem uma relação dos termos técnicos empregados durante as suas respectivas apresentações.
6. Finalmente, foi passada uma tarefa, onde cada aluno deveria fazer um pequeno relato acerca do conteúdo de cada um dos 3 seminários apresentados nesta aula.

07/10/2019 | Aula 10
1. No início da aula foi realizada uma chamada dos presentes (em ordem decrescente pelo número de faltas), tendo sido alertado para que cada aluno controlasse as suas presenças/faltas às atividades programadas, as tarefas realizadas, as notas, enfim o seu rendimento até aquele momento na disciplina.
2. Foi recolhida a tarefa optativa proposta na aula anterior, daqueles que escolheram, espontaneamente, realizá-la.
3. Foi marcada a última rodada dos seminários, a ser realizada em 21/10 (temas: Metalurgia do pó, Motores de combustão interna e Tratamento térmico). Com isso, todos os alunos frequentes à disciplina ou já realizaram os seus seminários ou já estão com data e tema programados para a apresentação de seus respectivos trabalhos.
4. Foi lembrado para que todos visitassem a página do Nepet/UFSC e conferissem se os arquivos referentes aos seus seminários (já entregues) estão lá postados.
5. Foram realizados alguns comentários rápidos acerca da morfologia do projeto, conforme registrado no capítulo 8 do livro-texto da disciplina.
6. Atividade prática. Foi proposto um problema, para ser resolvido em equipes de 2 ou 3 alunos, para ser entregue até o final da aula: apresentar um pré-projeto de um lançador de bolinhas de vidro, a uma distância de 1 metro, de forma a encaixá-la em um recipiente com boca de 10 centímetros de diâmetro.

30/09/2019 | Aula 9 | CTC304 + EEL009
1. No início da aula foi realizada uma chamada dos presentes, e já foram avisados os alunos que ficariam na sala CT304 e quais se deslocariam para a sala EEL009, para a apresentação dos seminários.
2. Apresentação dos seminários, ministrados por três duplas de alunos, em duas salas pré-estabelecidas pelos professores (Temas: Conformação mecânica, Refrigeração e Ensaios mecânicos).
3. Foi marcada uma nova rodada de seminários, para o dia 14/10/2019, com os temas: Elementos de máquinas, Máquinas hidráulicas e Transportadores industriais.
4. Foi apresentada uma síntese da ideia de projeto estrutural, com a lógica dos procedimentos necessários para o estudo de uma viga engastada, tendo sido discutidos os modelos diagramáticos e matemáticos necessários para tais estudos. Foi introduzido o conceito de carga admissível e coeficiente de segurança.
5. Foi proposta uma tarefa opcional, para ser entregue (pelos interessados) no começo da próxima aula: escrever resumos de no máximo 50 palavras a respeito de cada um dos seminários apresentados na aula deste dia 30/09, onde fiquem caracterizados os processos abordados.
6. Os alunos foram avisados para ler, para o dia 7/10, o capítulo 8 (Projeto) do livro-texto, para discussões e trabalhos em sala de aula.

23/09/2019 | Aula 8 | CTC304 + EEL009
1. No início da aula foi realizada uma chamada dos presentes, e já foram avisados os alunos que ficariam na sala CT304 e quais se deslocariam para a sala EEL009, para a apresentação dos seminários.
2. Foram feitos alguns comentários sobre os seminários a serem apresentados na próxima aula (30/09/2019), sobre os temas: Conformação mecânica, Refrigeração e Ensaios mecânicos.
3. Apresentação dos seminários, ministrados por três duplas de alunos, em duas salas pré-estabelecidas pelos professores.
4. Às 10h15, a turma foi reunida na sala CTC304, onde foi aplicada uma avaliação dos seminários realizados. Nesta avaliação, os alunos deveriam, individualmente, descrever a sua compreensão dos assuntos abordados (Fundição, Usinagem e Soldagem).

16/09/2019 | Aula 7
1. No início da aula foi realizada uma chamada dos presentes.
2. Foi lembrada e comentada a tarefa para a próxima aula (23/09/2019), a primeira rodada de seminários, quando 6 equipes apresentarão as suas pesquisas acerca de temas técnicos referentes à Engenharia Mecânica (Soldagem, Usinagem e Fundição).
3. Foi marcada uma nova rodada de seminários, para o dia 30/09/2019; 6 equipes foram selecionadas para apresentação de suas pesquisas, que abordarão os seguintes processos: Conformação mecânica, Refrigeração e Ensaios mecânicos.
4. Em seguida foi retomado o tema da aula anterior (Criatividade), tendo sido discutidos alguns aspectos da polissemia dos termos técnicos, e a importância de conhecer e empregar com precisão a nomenclatura usual da engenharia.
5. Foram feitos alguns comentários sobre a tarefa da aula passada (descrição técnica de um grampo de roupas), com a apresentação de uma possível abordagem do tema, com esquemas de forças e demais aspectos técnicos pertinentes ao artefato trabalhado.
6. O conteúdo do capítulo 6 do livro-texto, referente a Modelos e Simulação, foi sintetizado, com destaque para pontos-chave do assunto, tendo sido vivamente recomendada uma leitura atenta do texto.
7. Por último, foi passada uma tarefa (em equipes de 2 ou 3 membros), visando a construção de modelos que permitissem a determinação do número de tijolos do prédio de sala de aulas do CTC/UFSC. O relatório desse trabalho foi entregue na sala do professor, até às 12h.

09/09/2019 | Aula 6
1. 8h20 – chamada.
2. O acadêmico Nicollas Squillante dos Santos, coordenador do SAMEC 2019 veio reforçar o convite para que os calouros participassem do evento.
3. Foram marcados seminários, para o dia 23/09/2019, quando 6 duplas de alunos apresentarão suas pesquisas sobre processos e sistemas da engenharia mecânica (Soldagem, Fundição e Usinagem).
4. Foram feitos alguns comentários sobre a avaliação devolvida (após corrigida) na aula passada (referente ao relatório da primeira visita a laboratórios do EMC), tendo sido reforçados pontos como a necessidade de clareza e foco no tema. Também foram discutidos aspectos redacionais, gramaticais e ortográficos, tendo sido realçada a necessidade de sempre corrigir erros sistemáticos que por ventura costumamos cometer, aprimorando nossos textos.
5. Foi lembrado um desafio (como uma tarefa opcional) proposto em aulas passadas: que os alunos produzissem um pequeno vídeo, referente às suas vivências no curso até este momento de suas formações.
6. Dois pequenos vídeos foram apresentados (e comentados), com o intuito de despertar a reflexão da pertinência (ou não) de se dividir o tempo de estudo com outras atividades, como ouvir música ou consultar redes sociais. Vídeos: Colour changing cards e Teste de percepção, que destacam a nossa (in)capacidade de prestar atenção simultânea (de forma consistente) a várias tarefas.
7. Cap. 5 do livro-texto, Criatividade. Uma pequena síntese do capítulo foi apresentada, em cerca de 30 minutos. Os alunos haviam sido comunicados, pelo Fórum da UFSC, para virem com o texto já lido para a aula.
8. Após estas apresentações, foi lançada uma tarefa: em grupos de 2 ou 3 alunos, descrever tecnicamente o funcionamento de um grampo de roupa, entregando um relatório com uma síntese dos trabalhos desenvolvidos, até às 12h, na sala de trabalho do professor A.

02/09/2019 | Aula 5 | Laboratórios do EMC + CTC304
1. Antes da distribuição das turmas para as visitas aos laboratórios, o acadêmico Nicollas Squillante dos Santos, coordenador do SAMEC 2019, Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica, convidou os calouros para participar do evento, a ser realizado entre 9 e 13/09/2019.
2. Às 8h20 tivemos a nossa segunda visita aos laboratórios do EMC. A turma foi dividida em 4 grupos; cada grupo visitou 2 laboratórios (2 grupos visitaram o LabTermo e o Usicon, 50 min cada laboratório, por grupo, num sistema de revezamento; 2 grupos visitaram o LVA e o Sinmec; também 50 min cada laboratório).
3. Às 10h15 a turma retornou à sala CTC304, onde tivemos uma palestra do professor Jonny Carlos da Silva/EMC/CTC/UFSC. Na palestra, o professor Jonny abordou alguns pontos de seu livro Trabalho de Começo de Carreira: um guia coaching para decolar na carreira profissional, alertando e motivando os alunos para questões importantes como decisão e planejamento de vida, realçando cada tópico com exemplos de sua própria carreira e de alguns ex-orientados. Dentre outros pontos, destacou também a necessidade de combinar capacidade técnica com atitude comportamental, e a diferença de se encarar atividades como chance ou como fardo.
4. Às 11h20, foram devolvidas as avaliações realizadas na aula anterior, sobre os seminários realizados naquele dia. Após algumas orientações sobre a forma como as avaliações foram corrigidas e sobre procedimentos para a próxima, os alunos foram dispensados.
5. Vários alunos aproveitaram os minutos finais para pequenas conversas reservadas com o professor.

26/08/2019 | Aula 4 | Laboratórios do EMC + CTC304
1. Às 8h20 tivemos a nossa primeira visita aos laboratórios do EMC. A turma foi dividida em 4 grupos; cada grupo visitou 2 laboratórios (2 grupos visitaram o LabTermo e o Usicon, 50 min cada laboratório, por grupo, num sistema de revezamento; 2 grupos visitaram o LVA e o Sinmec; também 50 min cada laboratório).
2. Foi lembrado que na próxima aula (02/10/2019) será realizada mais uma visita a laboratórios do EMC, às 8h20.
3. Às 10h15 as turmas retornaram à sala CTC304. Depois da chamada, foram comentados aspectos da avaliação realizada na última aula, com algumas recomendações de como agir perante uma avaliação.
4. Foram apresentadas e rapidamente discutidas algumas dicas sobre métodos de estudo, com uma síntese de recomendações acerca de técnicas de estudo mais eficientes.
5. Os alunos foram desafiados a produzirem um pequeno vídeo, onde eles próprios relatem algum aspecto do seu contato com a profissão ou com a UFSC até este momento. A produção do vídeo foi proposta como tarefa adicional, optativa. Um dos objetivos é publicar nesta página o material por eles produzido.
6. Após devolvidas as avaliações (já corrigidas e avaliadas) realizadas na aula anterior, às 11h15min foi passada uma tarefa, que consistiu em relatar alguns aspectos da visita aos laboratórios realizada no começo da aula. Para tal, foi entregue uma folha impressa com as 2 questões propostas: a) identificar os laboratórios visitados e descrever sucintamente com o que cada um deles trabalha e b) comentar acerca de dois equipamentos ou sistemas (um de cada laboratório visitado) que chamaram mais a atenção.

19/08/2019 | Aula 3 | CTC304
1. Os minutos iniciais da aula tinham sido reservados para membros da i9 divulgarem o processo seletivo do grupo. Por conta de imprevistos, o grupo não pode comparecer à aula.
2. Foram feitos comentários sobre o processo de avaliação (para a disciplina EMC5004, mas extensivo a toda e qualquer avaliação), destacando-se a importância de alguns pontos como: volume de material apresentado, organização, foco no tema, criatividade, clareza, pertinência da abordagem.
3. Devolução de tarefa realizada na aula anterior, quando os alunos foram instruídos a relatarem os motivos que os levaram a cursar Engenharia Mecânica. Esse material todo foi digitado e está disponível para leitura e consulta na página do Nepet.
4. Aline Weber, secretária da Coordenadoria do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica/UFSC, apresentou uma palestra aos calouros relatando e comentando os resultados de suas pesquisas de mestrado acerca de permanência e evasão do curso de Engenharia Mecânica.
5. Após um intervalo de cerca de 15 minutos, membros da equipe discente Céu Azul convidaram os calouros para o processo seletivo do grupo.
6. Foi apresentado um resumo do capítulo sobre Método de estudos, do livro-texto da disciplina, com apoio de uma sequência de slides, sendo destacados vários pontos que podem despertar os calouros para uma necessária organização do seu processo de aprendizado ao longo do curso.
7. Os alunos foram comunicados da programação da próxima aula, que começará às 8h20, do dia 26/8, em frente ao Bloco B do EMC, quando será realizada uma visita a laboratórios do EMC; foi combinado que a turma será dividida em 4 equipes, cada qual visitando dois laboratórios dentre os seguintes: Labtermo, Usicon, LVA e Sinmec. A divisão dos grupos por laboratórios a serem visitados será divulgada nos próximos dias pelo Fórum da UFSC.
8. Às 11 h foi passada uma tarefa aos alunos: apresentar e comentar eventuais erros que cada um identifica acerca de seu próprio processo de estudos; além de também apresentar possíveis soluções para correção desses erros.
9. Alguns colegas da sala solicitaram alguns minutos para lançar uma campanha de arrecadação de fundos para patrocinar o Trote integrado da turma, convidando a todos para participação no evento.
10. Às 11h45, como combinado previamente, membros da ATM compareceram à sala de aula para convidar os presentes a participar da reunião da associação.

12/08/2019 | Aula 2 | CTC304
A aula começou com uma rápida apresentação da equipe de competição Vento Sul – Barco Solar. Foram apresentados alguns trabalhos realizados pelo grupo, sua estrutura e foi feito um convite aos calouros para participação na equipe.
Em seguida, membros da equipe Ampera Racing apresentaram alguns trabalhos realizados pelo grupo e sua estrutura. Foi feito um convite aos calouros para participação na 4a Semana CAOA Chery de Mobilidade Elétrica, a realizar-se de 14 a 23 de agosto de 2019 na UFSC.
Após a chamada dos presentes, foi apresentada a estrutura organizacional da UFSC e relatado um pouco da história da instituição.
Foi lido o juramento de formatura dos engenheiros, buscando provocar os calouros a pensarem sobre o curso que estão iniciando e a se preparar para construir o seu processo de formação com base em metas refletidas.
Solicitou acesso à sala de aula para aplicar questionário às calouras do curso a aluna do programa de pós-graduação em Psicologia Raiza Alexandra Aleixo Francisco, visando obter dados para a sua dissertação de mestrado.
Em seguida foi apresentada e discutida uma síntese de assuntos pertinentes ao primeiro capítulo do livro-texto: Chegando à universidade, quando os calouros foram enfaticamente instados a ler (com visão crítica) o livro Introdução à Engenharia, uma das referências básicas da disciplina.
Após a discussão sobre alguns pontos levantados pelos alunos, foi realizada a primeira tarefa, com a seguinte questão: apresentar, por escrito, os motivos que o levaram a cursar Engenharia Mecânica na UFSC.

05/08/2019 | Aula 1 | Auditório do EMC
Os professores da disciplina, Luiz Teixeira do Vale Pereira e Walter Antonio Bazzo, deram as boas vindas aos calouros e se apresentaram, comentando um pouco sobre as suas respectivas trajetórias profissionais.
Em seguida, o professor Sérgio Luiz Gargioni, chefe do EMC, deu as boas vindas aos calouros, colocando-se à disposição para trocar ideias a respeito da carreira profissional que eles estavam iniciando na UFSC.
Estiveram também presentes à aula alunos representantes do Centro Acadêmico de Mecânica (CAME), explicando algumas das funções do diretório discente.
Todos os alunos foram convidados a se apresentar – para todos os presentes –, identificar sua origem e comentar alguns motivos que os levaram a cursar Engenharia Mecânica na UFSC.
Enquanto os alunos se apresentavam, todos foram fotografados, com o objetivo de formar um banco de dados de registro do primeiro dia de aula.
Esteve também presente à aula a jornalista Heloisa Dallanhol/EMC, registrando com fotos e vídeo alguns momentos da primeira aula. Parte deste material foi posteriormente divulgado na página do EMC e em redes sociais.



 

Mande e-mail para walter.bazzo@ufsc.br com perguntas e comentários sobre o site.
Copyright©2009-2019 Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica