|
|
CTC - UFSC
- Santa Catarina - Brasil
Livro texto
Tarefas para complementação de aprendizado
Capítulo 1: Chegando à Universidade
1 |
Vá à biblioteca de sua escola e pegue duas ou três publicações indicadas nas sugestões de leituras deste livro. Leia atentamente algumas partes delas e procure entender as idéias gerais que os autores tratam em seus textos. |
2 |
Forme uma equipe de três ou quatro colegas de turma e discuta com eles as diferenças que vocês estão percebendo entre o curso médio e o universitário. Discuta, por exemplo, o que cada um está fazendo para se adaptar a este novo sistema. |
3 |
Reflita acerca dos motivos que o levaram a cursar engenharia. Escreva numa folha de papel um resumo de suas conclusões. |
4 |
Enumere ao menos cinco bons motivos que justifiquem – para você mesmo – por que devemos levar nossos estudos a sério. |
5 |
Analise o currículo de seu curso – se preciso recorrendo a ementas e programas das disciplinas – buscando entendê-lo no seu conjunto. Procure identificar as grandes áreas de estudos, as disciplinas com as quais você melhor se identifica e as especializações oferecidas. |
6 |
Depois de ter lido este capítulo, faça um resumo das principais idéias do que você leu – conforme nós autores as registramos – e depois adicione uma argumentação lógica que contraponha algumas afirmações com as quais você não concorda. |
7 |
Desenvolva – por escrito – no mínimo dez atividades que poderiam contribuir para uma boa formação universitária. |
8 |
Depois de uma leitura atenta, procure estabelecer no mínimo dez atividades que complementem o aprendizado deste capítulo. |
9 |
Através de pesquisas em bibliotecas e na internet, selecione ao menos cinco livros que, na sua opinião, possam aprofundar as questões tratadas neste capítulo. Discuta com colegas ou com professores a pertinência da sua proposta. |
Capítulo 2: Comunicação
1 |
Assista atentamente a alguma palestra de seu interesse. Em seguida procure
relembrar a lógica da apresentação, a mensagem principal, os recursos
auxiliares utilizados, as entonações de voz e a postura corporal que o
palestrante empregou. Faça agora um exercício mental, procurando
imaginar de que forma você poderia ter melhorado tal palestra. |
2 |
Escreva uma carta abordando algum assunto relativo à sua área profissional
e que, no seu entender, seja de interesse da comunidade. Envie esta carta
para um jornal de sua cidade. |
3 |
Faça uma resenha, com cerca de 300 palavras, de um dos capítulos deste
livro. Solicite que um colega ou professor leia esta resenha, fazendo
comentários, críticas e sugestões. Com as contribuições sugeridas, reescreva
o texto, buscando o seu aprimoramento. |
4 |
Ao ler um livro, anote as frases que você não entendeu, as idéias com as
quais não concordou e os erros de digitação ou de redação que você
encontrou. Depois escreva para o autor, por carta ou e-mail, apresentando
uma síntese das suas conclusões. |
5 |
Procure em jornais ou revistas atuais um artigo que aborde alguma questão referente à engenharia. Faça um resumo, por escrito, do material lido. Tendo
uma oportunidade, junto a um círculo de amigos ou mesmo durante uma aula, procure fazer um relato oral sucinto sobre o assunto que você leu,
acrescentando algumas opiniões pessoais bem articuladas. |
6 |
Quando da procura de um emprego ou mesmo na hora de pleitear uma bolsa
de estudos, uma monitoria ou um estágio, é comum que se exija do candidato um currículo pessoal – curriculum vitae. Prepare o seu currículo, registrando
as atividades que você desenvolveu até agora. Procure seguir um modelo
compatível com o que costumeiramente se utiliza nos processos de seleção
para estágio ou emprego. |
7 |
E por falar em desafios e construção de conhecimento, por que você não aproveita para fazer um levantamento do que leu recentemente? Lembre-se:
a leitura é fundamental para o aprendizado! |
8 |
Depois da leitura deste capítulo, procure estabelecer no mínimo dez
atividades que complementem o aprendizado deste assunto. |
9 |
Através de pesquisas em bibliotecas e na internet, selecione ao menos cinco livros que, na sua opinião, possam aprofundar as questões tratadas neste capítulo. Discuta com colegas ou com professores a pertinência da sua proposta. |
Capítulo 3: Origens da Engenharia
1 |
Pesquise, em livros ou via internet, acerca do aparecimento e da evolução
de algum produto técnico, como a lâmpada elétrica, o automóvel, a industrialização de alimentos, os sistemas de coleta e de tratamento de esgotos, a produção de papel ou o uso do plástico. Provavelmente um
destes assuntos lhe despertou maior interesse. Prepare e ministre, para os
seus colegas, uma palestra sobre este assunto. |
2 |
Revendo o texto deste livro, julgamos que alguns aspectos da história da engenharia no Brasil poderiam ter sido melhor explorados. Numa tentativa
de preencher estas lacunas, elabore uma pesquisa bibliográfica, buscando complementar esta história. Talvez fosse desnecessário repetir, mas essa atividade deveria ser feita através de um documento escrito! |
3 |
Liste as cinco inovações tecnológicas que você considera terem provocado os maiores efeitos para o desenvolvimento da civilização humana. Justifique a inclusão de cada um destes itens na lista. |
4 |
Conhecer a história do surgimento das escolas de engenharia no Brasil
parece uma importante tarefa para quem tem curiosidade pelas raízes do conhecimento científico/tecnológico do país. Na tentativa de contribuir para
este resgate, faça um levantamento histórico da sua escola de engenharia.
Para isso, consulte arquivos, publicações, professores, funcionários e
ex-alunos da instituição. |
5 |
Um dos marcos da aplicação da engenharia no desenvolvimento industrial
da humanidade foi a utilização da máquina a vapor. Faça uma pesquisa, tão profunda quanto possível, e elabore um documento mostrando as datas, as pessoas envolvidas e os fenômenos físicos relativos a este processo. Você
pode, também, usar este mesmo procedimento para outros fatos marcantes
da evolução da engenharia que estão listados neste livro texto. |
8 |
Depois de uma leitura atenta, procure estabelecer no mínimo dez atividades que complementem o aprendizado deste capítulo. |
9 |
Através de pesquisas em bibliotecas e na internet, selecione ao menos cinco livros que, na sua opinião, possam aprofundar as questões tratadas neste capítulo. Discuta com colegas ou com professores a pertinência da sua proposta. |
Capítulo 4: O engenheiro
1 |
Solicite que alguém elabore uma relação de temas que ele considera não terem muita relação com a engenharia. Depois faça um exercício, procurando contrapor essa interpretação, apontando as implicações que você imagina existirem. |
2 |
Reúna um grupo de pelo menos 10 colegas. Solicite que um professor de seu curso ministre uma palestra para este grupo, onde ele explane a sua visão sobre o futuro da profissão. Sugiram ao professor que sejam abordadas algumas características que neste livro são consideradas importantes para uma boa formação. |
3 |
Formule um código de ética para os alunos de seu curso. Utilize como referência, por exemplo, o código do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, CONFEA, referenciado neste capítulo. Procure traduzi-lo em palavras que lhe sejam mais familiares. Discuta, com seus colegas de escola, em uma reunião específica para isso, os detalhes e as implicações deste código para as suas vidas acadêmicas. |
4 |
A evolução dos conhecimentos hoje em dia é de uma dinâmica admirável. O profissional, para não ficar obsoleto, deve estar continuamente preocupado com seu aperfeiçoamento. Escreva um texto sucinto e contundente sobre este assunto e que possa servir de argumento numa discussão pública. |
5 |
Liste 10 características que os artigos em revistas e jornais de suas leituras diárias apontam como as mais importantes para o engenheiro dentro do mercado de trabalho atual. Reflita sobre o que você pode fazer para que tais características façam parte da sua formação. |
6 |
Reflita e escreva algo sobre os assuntos – que dizem respeito à sua atuação como profissional – listados a seguir: a) relação entre emprego (trabalho) e formação; b) como você imagina que possa ser o trabalho daqui a cinco anos; c) as mudanças que acontecem na engenharia enquanto você está fazendo seu curso; d) por que você acha que muitos estudiosos estão apostando que nenhuma atividade brilhará tanto no futuro como os serviços; e) discorra sobre por que todos dizem que o trabalho em equipe será cada vez mais vital na civilização humana; f) “tudo o que puder ser substituído pela máquina, será”, “o profissional do futuro terá que ser um cidadão do mundo”; o que você tem a dizer sobre estas afirmações? |
7 |
Depois de uma leitura atenta, procure estabelecer no mínimo dez atividades que complementem o aprendizado deste capítulo. |
8 |
Através de pesquisas em bibliotecas e na internet, selecione ao menos cinco livros que, na sua opinião, possam aprofundar as questões tratadas neste capítulo. Discuta com colegas ou com professores a pertinência da sua proposta. |
Capítulo 5: Pesquisa tecnológica
1 |
Verifique em diferentes fontes como estão definidos os termos ciência e tecnologia. Troque idéias sobre esses conceitos com seus colegas. Escreva
agora a sua percepção sobre estes temas. |
2 |
Junto com um ou dois colegas, converse com professores de sua escola que estejam desenvolvendo alguma pesquisa. Procure saber quais são os seus objetivos, quem os financia, quais são os seus métodos de pesquisa e como
eles registram os resultados obtidos. |
3 |
Organize um pequeno seminário junto com seus colegas de turma para apresentar e discutir exemplos de trabalhos de engenharia referentes à sua especialidade (elétrica, mecânica, química, florestal, metalurgia…). Tome como referência o exemplo mostrado neste capítulo, que contém um caso típico da Engenharia Civil. |
4 |
Procure exemplos, de preferência em jornais e revistas, que possam ilustrar
cada um dos processos de um método de pesquisa (observação, hipótese, experimentação…). |
5 |
Ciência e tecnologia têm uma forte ligação com as políticas de desenvolvimento de um país. Procure saber, através de leituras, conversas, palestras e outros mecanismos, como se encontra este aspecto no Brasil de hoje. Depois,
descreva tal situação com pelo menos 300 palavras. |
6 |
Depois de uma leitura atenta, procure estabelecer no mínimo dez atividades
que complementem o aprendizado deste capítulo. |
7 |
Através de pesquisas em bibliotecas e na internet, selecione ao menos cinco livros que, na sua opinião, possam aprofundar as questões tratadas neste capítulo. Discuta com colegas ou com professores a pertinência da sua proposta. |
Capítulo 6: Criatividade
1 |
É possível que você esteja cursando neste semestre uma disciplina que considera chata. Discuta com seus colegas por que isso acontece. Apostando em melhoria da construção do conhecimento – sempre buscando motivações para os estudos –, reúna o grupo e vá conversar com o professor sobre essas idéias. |
2 |
Observe com atenção as coisas à sua volta – na rua, em casa, na escola, num supermercado, em qualquer lugar. Registre tudo o que você considera que poderia ser melhorado, ou os problemas que você imagina ser possível sanar. Quando surgir a oportunidade, desenvolva um projeto para pôr em prática as suas idéias a respeito de um destes itens registrados. |
3 |
Vimos neste capítulo que algumas barreiras podem tolher nossa criatividade. Comente, por escrito, algumas delas e apresente sugestões para transpô-las. A leitura desta parte do texto pode ajudá-lo a orientar as respostas, mas faça um esforço sério e consciente para acrescentar sugestões nesta sua construção. |
4 |
É possível que o brainstorming seja uma das ferramentas mais eficientes para incentivar a criatividade. Procure entender bem o funcionamento do processo. Depois reúna um grupo de colegas, elabore um tema e desenvolva esta atividade. Lembre-se que qualquer situação do cotidiano pode merecer um brainstorming para a geração de idéias. |
5 |
Quebra da adaptação psicológica, Inversão, Analogia, Caixa Morfológica, Empatia etc. são alguns dos estímulos que podem despertar a criatividade. Procure entender o que eles significam e busque aplicar cada um deles a situações concretas. |
6 |
Depois de uma leitura atenta, procure estabelecer no mínimo dez atividades
que complementem o aprendizado deste capítulo. |
7 |
Através de pesquisas em bibliotecas e na internet, selecione ao menos cinco livros que, na sua opinião, possam aprofundar as questões tratadas neste capítulo. Discuta com colegas ou com professores a pertinência da sua proposta. |
Capítulo 7: Modelos e simulação
1 |
Abra aleatoriamente um livro de Física. Leia algumas páginas e procure entender os modelos utilizados pelo autor para trabalhar os temas abordados. |
2 |
Você deve ter algum colega que estude num curso diferente do seu – psicologia, odontologia, história, administração… Tente explicar para ele o que são modelos icônicos e qual a importância deste tipo de representação. |
3 |
Para cada um dos seis tópicos apontados como motivos para se utilizar modelos na engenharia, indique ao menos um exemplo e um contra-exemplo. |
4 |
Selecione um ou dois modelos utilizados em cada uma das várias disciplinas que você está cursando neste período. Agora tente entender quais foram as hipóteses simplificativas feitas para a construção de cada um deles. |
5 |
Identifique um sistema físico real, formule um problema, construa um modelo matemático dele e o resolva. |
6 |
Em linhas gerais, podemos afirmar que sabemos um assunto quando conseguimos explicá-lo objetivamente para alguém. Vamos lá, então:
explique para um colega, de forma clara e concisa, o que é simulação. |
7 |
Você viu, na leitura deste livro, dois exemplos característicos que reforçam a importância da simulação analógica. Além de tentar entender bem quais são
as vantagens deste tipo de simulação, faça uma pesquisa buscando encontrar mais cinco exemplos nos quais ela é de grande utilidade. |
8 |
Procure estabelecer uma correlação entre a confecção de um modelo e a
sua utilização numa simulação. Depois disso, aponte algumas limitações
deste processo. O que você faria, na qualidade de engenheiro, para
minimizar essas limitações? |
9 |
O avanço tecnológico, além de uma infinidade de confortos, estabelece
novas possibilidades de trabalhar com simulação dentro da engenharia.
Procure relatar alguns exemplos em que esta relação fique evidenciada. |
10 |
Neste texto foi relatado um exemplo de simulação matemática utilizando a equação de Bernoulli. Tome como desafio encontrar um algoritmo matemático – que nada mais é que um modelo – de uma situação física real e depois faça uma análise semelhante ao exemplo citado. |
11 |
Depois de uma leitura atenta, procure estabelecer no mínimo dez atividades que complementem o aprendizado deste capítulo. |
12 |
Através de pesquisas em bibliotecas e na internet, selecione ao menos cinco livros que, na sua opinião, possam aprofundar as questões tratadas neste capítulo. Discuta com colegas ou com professores a pertinência da sua proposta. |
Capítulo 8: Otimização
1 |
Relacione alguns equipamentos, processos, sistemas ou produtos que, no seu modo de ver, poderiam ser melhorados em alguns aspectos – estética, custo, peso, manutenção, rendimento, durabilidade… É importante, para tirar maior proveito do exercício, que você esquematize modelos diagramáticos para visualizar melhor cada problema. |
2 |
O trânsito configura uma questão caótica em quase todo o país. Operar remendos paliativos parece ser inócuo. Mesmo admitindo isso como verdade, identifique os pontos críticos de sua cidade em relação ao trânsito e, através
de um modelo de sua própria idealização, tente otimizar este processo. Desenhos e esquemas podem ajudá-lo na busca desta otimização. |
3 |
As salas de aula geralmente se constituem em locais não muito apropriados
em termos ergonômicos ou de leiaute. Considerando-se, além de um usuário,
um especialista em otimização, elabore um modelo otimizado desse ambiente.
Seja exigente em relação às soluções: não aceite a primeira imediatamente.
Lembre-se que a otimização é uma constante procura. |
4 |
O rendimento de qualquer equipamento ou processo é sempre um dos
objetivos da otimização. Você sabe que este rendimento é a relação entre o
trabalho útil e o trabalho ideal. Procure matematizar tal definição para várias
situações típicas da engenharia. Escreva, em cinco linhas, com suas próprias
palavras, uma explicação para tais situações. |
5 |
Tomar decisões quando estamos às voltas com inúmeras variáveis é algo complicado que requer decisões ponderadas. Neste texto foi apresentado um exemplo para se tomar a decisão da compra de um carro. Procure um caso similar e elabore uma estratégia para selecionar a melhor solução. Lembrar
que apresentar o resultado desta sua elaboração mental para alguém ajuda
a melhorar e analisar os resultados! |
6 |
Depois da leitura deste capítulo procure estabelecer no mínimo dez atividades que complementem o aprendizado deste assunto. |
7 |
Através de pesquisas em bibliotecas e na internet, selecione ao menos cinco livros que, na sua opinião, possam aprofundar as questões tratadas neste capítulo. Discuta com colegas ou com professores a pertinência da sua proposta. |
Capítulo 9: Projeto
1 |
Converse com um engenheiro, de preferência da sua especialidade,
procurando saber quais foram os projetos – e alguns de seus detalhes – que
ele já desenvolveu durante a sua vida profissional. |
2 |
Encare a sua próxima atividade escolar – em qualquer disciplina: Física, Desenho, Química, Cálculo… – como se ela fosse um trabalho profissional. Desenvolva-a pesquisando e construindo soluções viáveis e bem estudadas, detalhando as suas principais características e preparando um relatório com
uma boa apresentação. |
3 |
Visite um laboratório de sua escola, ou uma empresa que atue na sua área de especialização. Pergunte ao encarregado do setor de projeto, ou a um membro da equipe de projetistas, o que eles estão desenvolvendo no momento. Procure entender como eles trabalham. |
4 |
Consulte algumas revistas técnicas, ou mesmo catálogos de fabricantes, na
sua área de especialização, procurando perceber quais são os assuntos que
estão em destaque, quais são as novidades e o que os especialistas dessas
áreas imaginam para o futuro. |
5 |
Na sua concepção, o que significa projeto em engenharia? Estruture sua
resposta com todas as informações que você puder relacionar, para depois
fazer a síntese desta definição. Esqueça aquela que lhe foi apresentada no livro.
Lembre-se: tornar familiar uma definição é um passo importante para a sedimentação de um conceito. |
6 |
Depois de uma leitura atenta, procure estabelecer no mínimo dez atividades que complementem o aprendizado deste capítulo. |
7 |
Através de pesquisas em bibliotecas e na internet, selecione ao menos cinco livros que, na sua opinião, possam aprofundar as questões tratadas neste capítulo. Discuta com colegas ou com professores a pertinência da sua proposta. |
Capítulo 10: As engenharias
1 |
Faça uma pesquisa na biblioteca de sua escola, ou via internet, e prepare um pequeno artigo explicando o que é e com o que trabalha a engenharia de sua especialidade. |
2 |
Escreva um pequeno texto, com cerca de 100 palavras, explicando de forma clara por que você está estudando engenharia. |
3 |
Faça uma lista de personalidades públicas, artistas, políticos ou escritores que tenham formação em engenharia. Procure identificar quais as suas respectivas áreas de formação e em que setor se encontram trabalhando hoje. Se quiser avançar um pouco mais neste exercício, escreva para algum deles perguntando qual conselho eles poderiam lhe dar para ter um bom desempenho na profissão. |
4 |
Monte um arquivo contendo ofertas de emprego onde o engenheiro possa atuar, separando-as por atividades e por região do país. Atualize de vez em quando este arquivo, tentando perceber as tendências do mercado. Procure enfatizar as principais características que os anúncios relevam como importante na conquista deste emprego. |
5 |
Sua universidade deve possuir diferentes cursos de engenharia. Faça um levantamento de todos eles e depois, junto às suas coordenadorias, procure saber as características mais marcantes de cada um. Em seguida, situe-os dentro das áreas principais da engenharia e, com isso, discuta as principais funções dos profissionais por eles formados. |
6 |
Depois da leitura deste capítulo procure estabelecer no mínimo dez
atividades que complementem o aprendizado deste assunto. |
7 |
Através de pesquisas em bibliotecas e na internet, selecione ao menos cinco livros que, na sua opinião, possam aprofundar as questões tratadas neste capítulo. Discuta com colegas ou com professores a pertinência da sua proposta. |
|